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Totalmente reformulado

Nova geração do Volkswagen Nivus vai subir de nível e ganhar tecnologias inéditas

SUV cupê brasileiro será totalmente reformulado e adotará tecnologia do T-Roc europeu

4 min de leitura

A Volkswagen já está desenhando no papel seu próximo grande passo para o mercado brasileiro — o T-Cross e o Nivus de nova geração, que chegarão ao mercado brasileiro em 2027 e 2028, respectivamente. O Nivus, SUV cupê da marca, será completamente reformulado e vai subir de patamar, tanto em tecnologia quanto em refinamento.

Segundo informações obtidas com exclusividade pela revista Autoesporte, o novo Nivus, conhecido internamente como Projeto Saga, Nivus NF ou VW213, será produzido em São Bernardo do Campo (SP), junto com o T-Cross e compartilharão diversos componentes, muito maior que hoje em dia, o que deve reduzir custos e padronizar a linha de montagem. 

O projeto de reformular ambos modelos faz parte do investimento de R$ 16 bilhões anunciado pela marca no país entre 2026 e 2028. Vale lembrar que a marca já havia anunciado investimento de R$ 7 bilhões e aumentou para R$ 9 bilhões, como parte de um plano de investimento na América do Sul. 

Plataforma e motor do T-Roc europeu

Volkswagen T-Roc Style [divulgação]

O novo Nivus deixará de usar a atual base MQB A0, derivada do Polo e do Virtus, e passará a adotar uma versão evoluída chamada MQB Evo — arquitetura semelhante ao usada no Volkswagen T-Roc, SUV médio vendido na Europa e primo do T-Cross. Essa mudança estrutural irá permitir avanços em rigidez, conforto, além de eficiência energética.

A grande novidade será o novo motor 1.5 TSI Evo 2, da família EA211, que substituirá o atual 1.4 TSI 250. Trata-se de um motor mais moderno e eficiente, que opera no ciclo Miller, sistema que otimiza o tempo de abertura das válvulas para melhorar o rendimento térmico e reduzir o consumo.

Volkswagen T-Roc 2026 amarelo de frente
Volkswagen T-Roc 2026 [divulgação]

Esse propulsor conta com turbo de geometria variável, que ajusta a pressão de acordo com a rotação para entregar torque mais rápido; maior pressão de injeção que garante queima mais completa; e um módulo unificado de emissões, com catalisador e filtro de partículas próximos ao motor, solução que diminui poluentes e melhora o tempo de resposta.

Por fim, outro destaque que o site informa do novo propulsor é o gerenciamento ativo de cilindros, que desativa até dois deles em cargas leves ou médias, poupando combustível — tecnologia semelhante à usada por modelos da Audi.

Eletrificação só para versões mais caras

Volkswagen T-Roc sistema motor 1.5 TSI Evo2
Sistema motor 1.5 TSI Evo2 [Divulgação]

Nas versões mais caras, o Nivus nacional usará o motor 1.5 TSI Evo 2 somente com configuração semi-híbrida de 48 volts (MHEV), com 150 cv e 25,5 kgfm de torque, substituindo o atual 1.4 TSI. Também existe a chance do Nivus receber uma versão híbrida plena (HEV) com o mesmo sistema do T-Roc, algo inédito para o SUV europeu.

Lá o motor 1.5 TSI Evo2 trabalha com uma bateria de íons de lítio de valor não divulgado, sob o assoalho à frente do eixo traseiro, que gera 136 cv ou 170 cv, dependendo da configuração e entregando sempre 31,2 kgfm de torque.

Volkswagen T-Roc sistema motor 1.5 TSI Evo2
Sistema motor 1.5 TSI Evo2 [Divulgação]

Voltando para o Brasil, com o Nivus, nas versões de entrada, a Volkswagen deve manter o conhecido motor 1.0 Turbo 200 TSI de 128 cv, ainda sem eletrificação, para também deixar os preços mais competitivos.

De início, tanto o novo motor 1.5 quanto o sistema elétrico auxiliar serão importados do México, onde já são produzidos para o T-Roc europeu. A nacionalização desses componentes deve acontecer apenas em 2031, na fábrica de São Carlos (SP), quando também será iniciado o desenvolvimento local do conjunto elétrico e da nova transmissão, como divulgado pelo site.

Design inspirado no T-Roc e nova identidade visual

interior volkswagen t-roc 2026
Volkswagen T-Roc 2026 [divulgação]

No visual, o novo Nivus seguirá a nova identidade global da Volkswagen, que estreou no T-Roc reestilizado apresentado na Europa em agosto de 2025. O design será assinado por José Carlos Pavone, responsável pelo design da marca, e deve trazer um estilo mais limpo e refinado, com faróis afilados, assinatura de LED contínua e proporções mais robustas.

A Autoesporte cita ainda que a Volkswagen estuda um novo nome comercial para o projeto. Há a possibilidade de que o atual Nivus continue em linha por algum tempo, vendendo lado a lado com o novo modelo, estratégia semelhante à que a Nissan usou com o Kicks Play. Assim, a marca conseguiria manter o atual como uma opção mais acessível e posicionar o novo SUV em uma faixa de preço superior.

Acredita que o novo Volkswagen Nivus será referência no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!


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7 comentários em “Nova geração do Volkswagen Nivus vai subir de nível e ganhar tecnologias inéditas”

  1. Jeruza portes

    Sim nivus é a melhor escolha tenho um e amo ele

  2. Lauro Faria Junior

    Tomara que os preços não atinjam níveis estratosféricos como está se vendo atualmente.

    • Antonio

      Nivus já é reconhecidamente hoje, um ótimo carro, seja pela confiança da marca VW, como também economia, tecnologia e potência. Tenho um há 3 anos, com certeza virá pra agregar mais opção ao consumidor brasileiro!

  3. Tomires

    Nivus
    Adoro.

  4. Ricardo L. C. Nackly

    Boa noite. Prefiro os carros da VW, mas existem outros bons carros. O problema está no preço. E o culpado não é a montadora, mas sim o Governo, que arbitra impostos absurdos. Será que um dia esses impostos vão diminuir?

  5. Decio

    Tenho um 2026 já e estou satisfeito com ele seguindo assim vamos aguardar o novo.

  6. José

    Se abandonar a obsoleta alavanca de freio de mão vai ficar bom.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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