A Volkswagen já está desenhando no papel seu próximo grande passo para o mercado brasileiro — o T-Cross e o Nivus de nova geração, que chegarão ao mercado brasileiro em 2027 e 2028, respectivamente. O Nivus, SUV cupê da marca, será completamente reformulado e vai subir de patamar, tanto em tecnologia quanto em refinamento.
Segundo informações obtidas com exclusividade pela revista Autoesporte, o novo Nivus, conhecido internamente como Projeto Saga, Nivus NF ou VW213, será produzido em São Bernardo do Campo (SP), junto com o T-Cross e compartilharão diversos componentes, muito maior que hoje em dia, o que deve reduzir custos e padronizar a linha de montagem.
O projeto de reformular ambos modelos faz parte do investimento de R$ 16 bilhões anunciado pela marca no país entre 2026 e 2028. Vale lembrar que a marca já havia anunciado investimento de R$ 7 bilhões e aumentou para R$ 9 bilhões, como parte de um plano de investimento na América do Sul.
Plataforma e motor do T-Roc europeu

O novo Nivus deixará de usar a atual base MQB A0, derivada do Polo e do Virtus, e passará a adotar uma versão evoluída chamada MQB Evo — arquitetura semelhante ao usada no Volkswagen T-Roc, SUV médio vendido na Europa e primo do T-Cross. Essa mudança estrutural irá permitir avanços em rigidez, conforto, além de eficiência energética.
A grande novidade será o novo motor 1.5 TSI Evo 2, da família EA211, que substituirá o atual 1.4 TSI 250. Trata-se de um motor mais moderno e eficiente, que opera no ciclo Miller, sistema que otimiza o tempo de abertura das válvulas para melhorar o rendimento térmico e reduzir o consumo.

Esse propulsor conta com turbo de geometria variável, que ajusta a pressão de acordo com a rotação para entregar torque mais rápido; maior pressão de injeção que garante queima mais completa; e um módulo unificado de emissões, com catalisador e filtro de partículas próximos ao motor, solução que diminui poluentes e melhora o tempo de resposta.
Por fim, outro destaque que o site informa do novo propulsor é o gerenciamento ativo de cilindros, que desativa até dois deles em cargas leves ou médias, poupando combustível — tecnologia semelhante à usada por modelos da Audi.
Eletrificação só para versões mais caras

Nas versões mais caras, o Nivus nacional usará o motor 1.5 TSI Evo 2 somente com configuração semi-híbrida de 48 volts (MHEV), com 150 cv e 25,5 kgfm de torque, substituindo o atual 1.4 TSI. Também existe a chance do Nivus receber uma versão híbrida plena (HEV) com o mesmo sistema do T-Roc, algo inédito para o SUV europeu.
Lá o motor 1.5 TSI Evo2 trabalha com uma bateria de íons de lítio de valor não divulgado, sob o assoalho à frente do eixo traseiro, que gera 136 cv ou 170 cv, dependendo da configuração e entregando sempre 31,2 kgfm de torque.

Voltando para o Brasil, com o Nivus, nas versões de entrada, a Volkswagen deve manter o conhecido motor 1.0 Turbo 200 TSI de 128 cv, ainda sem eletrificação, para também deixar os preços mais competitivos.
De início, tanto o novo motor 1.5 quanto o sistema elétrico auxiliar serão importados do México, onde já são produzidos para o T-Roc europeu. A nacionalização desses componentes deve acontecer apenas em 2031, na fábrica de São Carlos (SP), quando também será iniciado o desenvolvimento local do conjunto elétrico e da nova transmissão, como divulgado pelo site.
Design inspirado no T-Roc e nova identidade visual

No visual, o novo Nivus seguirá a nova identidade global da Volkswagen, que estreou no T-Roc reestilizado apresentado na Europa em agosto de 2025. O design será assinado por José Carlos Pavone, responsável pelo design da marca, e deve trazer um estilo mais limpo e refinado, com faróis afilados, assinatura de LED contínua e proporções mais robustas.
A Autoesporte cita ainda que a Volkswagen estuda um novo nome comercial para o projeto. Há a possibilidade de que o atual Nivus continue em linha por algum tempo, vendendo lado a lado com o novo modelo, estratégia semelhante à que a Nissan usou com o Kicks Play. Assim, a marca conseguiria manter o atual como uma opção mais acessível e posicionar o novo SUV em uma faixa de preço superior.
Acredita que o novo Volkswagen Nivus será referência no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!




Sim nivus é a melhor escolha tenho um e amo ele
Tomara que os preços não atinjam níveis estratosféricos como está se vendo atualmente.
Nivus já é reconhecidamente hoje, um ótimo carro, seja pela confiança da marca VW, como também economia, tecnologia e potência. Tenho um há 3 anos, com certeza virá pra agregar mais opção ao consumidor brasileiro!
Nivus
Adoro.
Boa noite. Prefiro os carros da VW, mas existem outros bons carros. O problema está no preço. E o culpado não é a montadora, mas sim o Governo, que arbitra impostos absurdos. Será que um dia esses impostos vão diminuir?
Tenho um 2026 já e estou satisfeito com ele seguindo assim vamos aguardar o novo.
Se abandonar a obsoleta alavanca de freio de mão vai ficar bom.