O Nissan Kait virou um dos assuntos mais curiosos do ano depois de ser flagrado rodando no Brasil sem ninguém entender exatamente o que era. A silhueta denunciava com as portas, proporções e o jeitão geral que lembrava demais o Kicks. Só que ninguém imaginava que a Nissan já estava testando seu futuro SUV de entrada por aqui.
O mistério caiu quando o projeto apareceu identificado como P02H, irmão do código do primeiro Kicks, o P02F. Pouco depois, o nome foi revelado oficialmente como Nissan Kait. E aí ficou claro que estamos vendo um modelo que chega para ocupar o espaço do Kicks Play, tendo a plataforma antiga, mas com um visual completamente novo.
A Nissan já mostrou parte da traseira do Kait no Japan Mobility Show junto com o nome, e mais recentemente, uma imagem frontal. Após isso, imagens mostrando toda dianteira e traseira do modelo foram divulgadas pelo Instagram @gessnermotors. Com isso, já dá para ter uma boa noção de como será o SUV que marca essa transição.
Visual totalmente remodelado

O visual é a mudança central do Kait. A plataforma continua a mesma Nissan V, mas o design migra para a linguagem mais moderna da marca. A dianteira tem ares de carro elétrico, com grade recortada e faróis afilados separados por um DRL mais abaixo.
O logo da Nissan fica no centro, com uma peça que interliga os dois faróis. As rodas são novas e ajudam a diferenciar do Kicks tradicional, mesmo que a lateral siga com as mesmas portas do modelo antigo.

Na traseira, o Kait também traz uma assinatura própria. As lanternas agora são mais retas e horizontalizadas. O nome do carro fica centralizado, bem grande, acompanhando o novo padrão visual da Nissan. Há ainda um para-choque redesenhado com novos refletores.
O motor vai continuar o antigo
Só que o que realmente chama a atenção é o conjunto mecânico. Porque, enquanto os rivais como o Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse já trabalham com motores 1.0 turbo, a Nissan vai continuar com o velho conhecido 1.6 aspirado flex lançado em 2016.

São 110/115 cv e 14,9/15,2 kgfm, ligados a um câmbio CVT, com possibilidade de opção manual. Nada de motor Horse com dupla embreagem, que equipa a nova geração do Kicks. Isso ficará restrito ao modelo mais caro.
Dimensão já revelada
Em dimensões, o Kait não foge do que o Kicks Play já oferta. São 4,30 metros de comprimento, 2,62 de entre-eixos e porta-malas de 432 litros. O Kicks atual muda quase nada nesses números, ou seja, mostra o reaproveitamento da base.

Sobre o interior, ainda não existe imagem definitiva. Mas, considerando a arquitetura da plataforma, não dá para esperar uma revolução. A tendência é que o SUV receba um painel atualizado, talvez um volante novo, uma tela maior e um ar-condicionado digital.
Hoje, o Kicks Play usa uma multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com fio, além de um painel parcialmente digital de sete polegadas. O Kait deve evoluir um pouco, mas sem fugir do básico.

A Nissan está investindo pesado na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, na produção da nova geração do Kicks e também o futuro Kait. São R$ 2,8 bilhões aplicados entre 2023 e 2026 para manter a operação ativa e modernizar a linha.
E você, está ansioso para o novo SUV da Nissan? Deixe seu comentário!



