A Renault vem preparando mais um projeto muito interessante para o Leste Europeu, e com toda certeza não veremos por aqui, porque o brasileiro simplesmente extinguiu o segmento de peruas. Enquanto o mercado global se afoga cada vez mais em SUVs, a Dacia, braço romeno da Renault, segue nadando contra a maré e prepara uma nova station wagon baseada na plataforma do Kardian.
Segundo o Carscoops, a perua, ainda sem nome oficial e conhecida apenas pelo codinome C-Neo, foi flagrada em testes no Sul da Europa já em estágio avançado. A estreia deve acontecer no segundo semestre de 2026 como uma alternativa mais prática, espaçosa e barata que SUVs médios.
Mas como o mercado europeu ainda valoriza peruas, rivais não vão faltar, Por lá, a perua mira concorrentes como o Skoda Octavia Combi, Volkswagen Golf Variant, Toyota Corolla Touring Sports e Hyundai i30 Tourer. A diferença é que, enquanto todos esses são peruas tradicionais, a Dacia quer colocar um tempero de crossover na receita.
Arquitetura conhecida

A base é a plataforma CMF-B, a mesma que forma a espinha dorsal de Sandero, Duster, Bigster e, aqui no Brasil, o Kardian e o Boreal. A arquitetura é moderna, modular, leve e barata de produzir, perfeita para mercados que querem espaço e eficiência sem pagar caro por equipamentos que ninguém usa.
O protótipo tem claramente a silhueta de uma perua clássica. Frente reta, faróis angulares, capô com mesmo recorte dos SUVs Bigster e Duster, caixa de roda com leve proteção plástica, altura um pouco elevada e filetes de LED discretos. A traseira tem lanternas finas, vidro inclinado e aparenta um porta-malas gigante.

Na mecânica, a perua terá motores compartilhados com Duster e Bigster. Ou seja, opções a gasolina, versões a gás, semi-híbrido e um híbrido pleno baseado no motor 1.2 turbo de três cilindros do grupo Renault. A potência deve variar de 130 a 155 cv. A tração integral pode aparecer, mas a maior parte da linha ficará no 4×2.
O preço que vai mandar
O posicionamento será agressivo. Na Europa, a Dacia quer vender essa nova perua abaixo de 25 mil libras, algo perto de R$ 176 mil, para conquistar quem precisa de espaço e conforto, mas não quer entrar no universo de preços inflados dos SUVs médios.

Porém, no Brasil, esse segmento morreu. A Renault não tem qualquer intenção de trazer a perua do Kardian para cá, já que o consumidor brasileiro virou 100% SUV, e qualquer tentativa de vender station wagons hoje seria prejuízo certo.
Mas e você, tem saudade das station wagon no nosso mercado? Deixe seu comentário!




Ainda tenho esperança que algum dia o brasileiro perceba que os “SUVs” são em sua maioria apenas caça-níqueis que não entregam o conforto, espaço interno, porta-malas, o consumo de combustível maior deles (por causa da parede aerodinâmica que são) e o desempenho dinâmico que uma bela perua tem. Além disso, o custo de IPVA, seguro e peças são inflacionados artificialmente por causa do modismo. É por isso que até hoje não comprei e talvez nunca compre um SUV e ainda mantenha minha 207 SW automática 2009 em uso. Sim, tenho um carro mais novo que ela (um Yaris Sedan 2019) e recentemente andei com um Tiguan Diesel em viagem na Alemanha. É um bom carro mas o porta-malas é ridículo e, mesmo diesel, muito gastão. Também não gostei do espaço interno dele tomando como referência o tamanho do carro. Depois de andar com o Tiguan só confirmei minha vontade de nunca ter um SUV.
Será mesmo prejuízo? Quantos fã das saudosas Corolla Fielder e Grandtour existem… Sem falar que seria perfeito para taxistas. Com o posicionamento certo pelo menos uns 1000 ao mês
Na verdade uma parte dos consumidores foi obrigado a engolir SUV a força. Prefiro sedã, perua e minivan.
Renaut é uma cretina, como que o brasileiro virou 100% SUV, vocês que depois do Megane grande Tour, empurraram goela abaixo dos brasileiros estes SUVs, só não venderam mais da ótima perua, por que vocês são uns incompetentes para mostrar a qualidade de um carro como aquele. Na verdade vocês nos acham uns merdas, que não merecemos carros bons. E se é assim, o que que ainda estão fazendo aqui no País. Será que voces, não perceberam que os SUVs, aqui no Brasil, estão migrando naturalmente, para Stashion wegon? Vejam o tamanho do Jeep Comandar. Entenderam ou presida desenhar? Nos respeitem.
“Porém, no Brasil, esse segmento morreu.”
Que pena…😔
O nivus foi inspirado na Parati, é um polo com mala grande, uma perua disfarçada, e vende bem.
Tenho uma grand tour desde 2015. Não entro na febre dos SUVs. A renault poderia trazer este carro para o Brasil.
Só morreu pq estamos sendo infestados por SUV e o dia que chegar uma carroceria nova como novidade, as pessoas começarão a ver com outros olhos. Imagine uma perua crossover com rodas maiores e ar de esportividade (mais ou menos como o Nivus que pra mim nada mais é que uma perua do Polo)
“A Renault vem preparando mais um projeto muito interessante para o Leste Europeu”. A Renault, através da Dacia na Romênia, não projeta carro nenhum apenas para o mercado do leste europeu. Os maiores mercados da Dacia, são justamente fora do leste europeu. Os países que compram Dacia em maior volume são França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha, nenhum destes no leste europeu todos na Europa ocidental. Também tem forte presença na África e em outros mercados com a marca da Renault. É um erro achar que só porque a matriz da Dacia fica na Romênia, só tem projetos pensandos para o leste europeu. Não sei se o estudante de jornalismo tem problema com geografia ou ainda aquele preconceito bobo que Dacia é apenas para países pobres do leste europeu.