Ao vivo
Home » Segredos » Renault Kardian perua é flagrado em teste e aposta em preço baixo 

Segredos

Salve as peruas

Renault Kardian perua é flagrado em teste e aposta em preço baixo 

Modelo usa a mesma base do Kardian, quer conquistar quem cansou de SUVs e aposta em espaço e preço baixo

3 min de leitura

A Renault vem preparando mais um projeto muito interessante para o Leste Europeu, e com toda certeza não veremos por aqui, porque o brasileiro simplesmente extinguiu o segmento de peruas. Enquanto o mercado global se afoga cada vez mais em SUVs, a Dacia, braço romeno da Renault, segue nadando contra a maré e prepara uma nova station wagon baseada na plataforma do Kardian.

Segundo o Carscoops, a perua, ainda sem nome oficial e conhecida apenas pelo codinome C-Neo, foi flagrada em testes no Sul da Europa já em estágio avançado. A estreia deve acontecer no segundo semestre de 2026 como uma alternativa mais prática, espaçosa e barata que SUVs médios.

Mas como o mercado europeu ainda valoriza peruas, rivais não vão faltar, Por lá, a perua mira concorrentes como o Skoda Octavia Combi, Volkswagen Golf Variant, Toyota Corolla Touring Sports e Hyundai i30 Tourer. A diferença é que, enquanto todos esses são peruas tradicionais, a Dacia quer colocar um tempero de crossover na receita.

Arquitetura conhecida

Dacia C Neo/Renault Kardian perua em tstes na Europa camuflado
Dacia C Neo [Reprodução]

A base é a plataforma CMF-B, a mesma que forma a espinha dorsal de Sandero, Duster, Bigster e, aqui no Brasil, o Kardian e o Boreal. A arquitetura é moderna, modular, leve e barata de produzir, perfeita para mercados que querem espaço e eficiência sem pagar caro por equipamentos que ninguém usa.

O protótipo tem claramente a silhueta de uma perua clássica. Frente reta, faróis angulares, capô com mesmo recorte dos SUVs Bigster e Duster, caixa de roda com leve proteção plástica, altura um pouco elevada e filetes de LED discretos. A traseira tem lanternas finas, vidro inclinado e aparenta um porta-malas gigante.

Dacia C Neo/Renault Kardian perua em tstes na Europa camuflado
Dacia C Neo [Reprodução]

Na mecânica, a perua terá motores compartilhados com Duster e Bigster. Ou seja, opções a gasolina, versões a gás, semi-híbrido e um híbrido pleno  baseado no motor 1.2 turbo de três cilindros do grupo Renault. A potência deve variar de 130 a 155 cv. A tração integral pode aparecer, mas a maior parte da linha ficará no 4×2.

O preço que vai mandar

O posicionamento será agressivo. Na Europa, a Dacia quer vender essa nova perua abaixo de 25 mil libras, algo perto de R$ 176 mil, para conquistar quem precisa de espaço e conforto, mas não quer entrar no universo de preços inflados dos SUVs médios. 

Perua da Dacia para o Leste Europeu conceito do Autocar
Dacia C Neo [Reprodução/Autocar]

Porém, no Brasil, esse segmento morreu. A Renault não tem qualquer intenção de trazer a perua do Kardian para cá, já que o consumidor brasileiro virou 100% SUV, e qualquer tentativa de vender station wagons hoje seria prejuízo certo.

Mas e você, tem saudade das station wagon no nosso mercado? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar