A Renault vem preparando mais um projeto muito interessante para o Leste Europeu, e com toda certeza não veremos por aqui, porque o brasileiro simplesmente extinguiu o segmento de peruas. Enquanto o mercado global se afoga cada vez mais em SUVs, a Dacia, braço romeno da Renault, segue nadando contra a maré e prepara uma nova station wagon baseada na plataforma do Kardian.
Segundo o Carscoops, a perua, ainda sem nome oficial e conhecida apenas pelo codinome C-Neo, foi flagrada em testes no Sul da Europa já em estágio avançado. A estreia deve acontecer no segundo semestre de 2026 como uma alternativa mais prática, espaçosa e barata que SUVs médios.
Mas como o mercado europeu ainda valoriza peruas, rivais não vão faltar, Por lá, a perua mira concorrentes como o Skoda Octavia Combi, Volkswagen Golf Variant, Toyota Corolla Touring Sports e Hyundai i30 Tourer. A diferença é que, enquanto todos esses são peruas tradicionais, a Dacia quer colocar um tempero de crossover na receita.
Arquitetura conhecida

A base é a plataforma CMF-B, a mesma que forma a espinha dorsal de Sandero, Duster, Bigster e, aqui no Brasil, o Kardian e o Boreal. A arquitetura é moderna, modular, leve e barata de produzir, perfeita para mercados que querem espaço e eficiência sem pagar caro por equipamentos que ninguém usa.
O protótipo tem claramente a silhueta de uma perua clássica. Frente reta, faróis angulares, capô com mesmo recorte dos SUVs Bigster e Duster, caixa de roda com leve proteção plástica, altura um pouco elevada e filetes de LED discretos. A traseira tem lanternas finas, vidro inclinado e aparenta um porta-malas gigante.

Na mecânica, a perua terá motores compartilhados com Duster e Bigster. Ou seja, opções a gasolina, versões a gás, semi-híbrido e um híbrido pleno baseado no motor 1.2 turbo de três cilindros do grupo Renault. A potência deve variar de 130 a 155 cv. A tração integral pode aparecer, mas a maior parte da linha ficará no 4×2.
O preço que vai mandar
O posicionamento será agressivo. Na Europa, a Dacia quer vender essa nova perua abaixo de 25 mil libras, algo perto de R$ 176 mil, para conquistar quem precisa de espaço e conforto, mas não quer entrar no universo de preços inflados dos SUVs médios.

Porém, no Brasil, esse segmento morreu. A Renault não tem qualquer intenção de trazer a perua do Kardian para cá, já que o consumidor brasileiro virou 100% SUV, e qualquer tentativa de vender station wagons hoje seria prejuízo certo.
Mas e você, tem saudade das station wagon no nosso mercado? Deixe seu comentário!



