Ao vivo
Home » Segredos » Toyota Yaris Cross vai ganhar versão mais barata e híbrida

Segredos

Menos pode ser mais?

Toyota Yaris Cross vai ganhar versão mais barata e híbrida

Em quatro versões com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990, Toyota Yaris Cross terá uma versão mais barata no futuro

5 min de leitura

Diferentemente do Honda WR-V que surpreendeu pelo preço agressivo, o Toyota Yaris Cross estreou com uma tabela de valores salgada. Oferecido em quatro versões com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990, o SUV compacto japonês vai ficar mais barato no futuro com uma nova versão XR Hybrid.

Rogério Sasaki gerente de planejamento de produto e preço da Toyota do Brasil, em entrevista ao Auto+ e ao Falando de Carro em uma edição especial do Podcast Auto+ gravado diretamente do lançamento do Yaris Cross, confirmou que a versão mais barata está nos planos. Mas não é para agora. 

Ao ser questionado se haveria possibilidade de um Yaris Cross mais barato do que o modelo atual, Sasaki foi enfático: “o que eu posso dizer é que espaço tem. Quando você segmenta o segmento de SUV B, você tem uma grande porção que é ali que é abaixo de R$ 150 mil. Isso é um fato. É onde muitas das marcas abordam essa parte de preço”

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

“A gente continua monitorando o segmento. A gente vai aos poucos. A Toyota entrou com essa estratégia e estamos monitorando essa porção que, provavelmente, é a porção que, se a gente quiser crescer o volume e ampliar está por preço, você precisa de uma versão mais ‘decontent’ [com menos equipamentos]”, completa o executivo.

Inclusive, uma das grandes forças para um Yaris Cross XR é a resposta do mercado ao corolla GLi híbrido: “o mercado e o consumidor vai nos dizer se realmente existe essa oportunidade para a Toyota. A gente sempre monitora. Vou dar um exemplo claro: Corolla GLi híbrido. Estamos tendo uma grata surpresa principalmente aceitação é bastante alta”

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

O grande ponto para o executivo, é que essa versão de entrada do Yaris Cross precisa ter motorização híbrida por conta da nova estratégia da Toyota. Inclusive, reforçou o ponto que é uma tecnologia híbrida de verdade, ao contrário do que várias fabricantes vêm fazendo, como CAOA Chery, Kia, Peugeot e Fiat, as quais vendem carros semi-híbridos como híbridos.

“A gente está democratizando a tecnologia híbrida Flex full…não é a mild, estou falando de full, híbrido de verdade. Quem tem um Corolla sabe o que que é um híbrido full flex. A gente acredita que esses clientes que vão começar a andar num SUV B, que é o Yaris Cross, eles vão falar ‘isso é legal na cidade que é o meu dia a dia urbano o carro faz mais de 18 km/l’”, conclui.

Toyota Yaris Cross [divulgação] lateral azul
Toyota Yaris Cross [divulgação]

“Acreditamos que com isso vão começar a existir algumas demandas mais da porção de baixo cada vez que essa tecnologia for ser democratizado então acreditamos que com isso vão começar a existir algumas demandas mais da porção de baixo cada vez que essa tecnologia for democratizada”, relata. 

Mas e o 1.5 flex?

Ao ser questionado se, caso venha a existir uma versão XR, o Yaris Cross teria as duas motorizações, Sasaki afirmou que a Toyota “tende a optar pela versão híbrida”. A Toyota vem em direção a eletrificação aos veículos eletrificados e a gente acredita muito na tecnologia híbrida flex, principalmente por conta do etanol, é uma solução para o nosso país que vai ajudar na carbonização”

“Até porque você não adianta só trazer uma solução tecnológica, você precisa atender as necessidades dos consumidores que muitas vezes não tem tempo para ficar carregando o carro, não pode instalar um carregador então a gente acredita que atendendo aos dois com tecnologia e com o que o cliente precisa no dia-a-dia, com certeza isso só tem a crescer”, completa. 

Negando as aparências

Mas há mais evidências que a própria Toyota deixou na lista de equipamentos do Yaris Cross que provam que uma versão XR deve aparecer em breve. Por exemplo, nenhuma versão do SUV compacto é equipado com o ”ar-condicionado com ajuste manual e com duto traseiro de ventilação”, mas o item aparece na lista de equipamentos.

Outro equipamento que também aparece e não está presente em nenhuma versão é o “comuptador de bordo com visor multifunção (tela tft de 4,2 polegadas)”, sendo que o padrão do Yaris Cross é uma tela de 7 polegadas. Mais um item presente na lista que deve aparecer no XR é o “espelho retrovisor externo com ajuste elétrico, pintado na cor da carroceria, com luz indicadora de direção em LED integrada”.

Somente esses três equipamentos já mostram que a Toyota tem desenvolvido um retrovisor sem rebatimento elétrico, um ar-condicionado sem ser automático e um painel mais simples para o Yaris Cross XR. Além disso, o modelo deve perder outros equipamentos para ficar mais barato. Mas deve manter o Toyota Safety Sense e as rodas de 17 polegadas. 

Qual seu palpite de preço para o Yaris Cross XR? Conte nos comentários. 


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar