Há pouco tempo o Auto+ revelou a lista dos 10 carros mais lentos vendidos no Brasil. Com resultados surpreendentes, tivemos na lista uma caminhonete, dois carros elétricos e apenas um SUV. Só que hoje os SUVs dominam o mercado brasileiro como categoria preferida, era hora de saber quais são os mais lerdos do Brasil.
Os dados de aceleração de 0 a 100 km/h foram computados pelos nossos parceiros da Jato e foram fornecidos oficialmente pelas montadoras. E os resultados são verdadeiramente surpreendentes.
1. Peugeot 2008 1.6 – 14 segundos
Peugeot 2008 Roadtrip [divulgação]E o título de SUV mais lento do Brasil vai para o Peugeot 2008 com motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm. Prestes a ser aposentado, o modelo é mais lento que muitos hatches com motor 1.0 aspirado e pede 14 segundos para chegar aos 100 km/h. O interessante, nesse caso, é que ele tem câmbio automático de seis marchas.
2. Toyota Corolla Cross Hybrid – 13 segundos
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]Único híbrido da lista, o Toyota Corolla Cross também é o mais lento entre os SUVs eletrificados vendidos no Brasil. O modelo conta com motor 1.8 flex quatro cilindros aspirado ligado a um motor elétrico rendendo 122 cv. É o motor de maior deslocamento entre todos os SUVs da lista e, mesmo assim, o segundo mais lento.
3. Renault Duster Iconic 1.6 CVT – 12,4 segundos
Renault Duster [divulgação]Por conta do peso extra causado pelos equipamentos e pneus diferentes, o Renault Duster com seu motor 1.6 aspirado aparecerá nessa lista em diversas configurações. Na versão topo de linha com motor aspirado de 120 cv e 16 kgfm de torque traz câmbio CVT e uma lista generosa de itens de série.
4. Hyundai Creta Action, Nissan Kicks, Citroën C4 Cactus 1.6 e Renault Duster Intense 1.6 manual – 12 segundos
Hyundai Creta Action [Divulgação]
Citroën C4 Cactus X-Series [divulgação]
Nissan Kicks [divulgação]
Quatro SUVs compactos empatados em quarto lugar com eternos 12 segundos para atingir os 100 km/h. Coincidência ou não, os quatro vem equipados com motor 1.6 quatro cilindros aspirado. O Creta entrega 130 cv e 16,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas. O mesmo câmbio está no Cactus de 120 cv e 15,7 kgfm. Nissan Kicks apresenta 114 cv e 15,5 kgfm, mas vem com câmbio CVT. Já o Duster aparece de novo, mas com câmbio manual.
5. Honda HR-V 1.5 – 11,8 segundos
Honda HR-V EXL Honda Sensing [Auto+ / João Brigato]Reconhecidamente lento, o Honda HR-V com motor 1.5 aspirado está entre os SUVs que mais se transformam ao ganhar uma variante mais potente. São 126 cv e 15,8 kgfm de torque que não deixam o motorista tão alegre quanto os 177 cv e 24,5 kgfm de torque vindos do HR-V com motor turbo.
6. Fiat Pulse Drive 1.3 manual – 11,7 segundos
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]Por causa do câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Pulse Drive consegue ser mais lento que a variante com o mesmo motor e transmissão CVT. Dentre todos os SUVs da lista, o Pulse é o mais fraco e com o motor de menor deslocamento entre os aspirados, Trata-se de um 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,2 kgfm de torque.
7. Jeep Commander diesel – 11,6 segundos
Jeep Commander Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]Único SUV diesel da lista, o Jeep Commander mostra o quanto o motor 2.0 quatro cilindros turbo da Stellantis já não dá conta de modelos maiores que Compass e Toro. São 170 cv e 38,7 kgfm de torque, números que fazem ele ser o mais potente e torcudo de todos os SUVs da lista. Mas pesando 1.908 kg, ele fica para trás de muito modelo 1.0 turbo.
8. Hyundai Creta 1.0 turbo – 11,5 segundos
Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]Por falar em SUVs 1.0 turbo, o Hyundai Creta é o mais lento do Brasil com esse tipo de motor. São 120 cv e 17,5 kgfm de torque providos pelo seu três cilindros turbinado. Coincidência ou não, a potência é idêntica à do C4 Cactus e do Peugeot 2008, mas o torque um pouco mais generoso o fez ficar em posições mais baixas na lista.
9. Mitsubishi Eclipse Cross 4WD, Renault Duster Zen 1.6 manual e Fiat Pulse Drive CVT – 11,4 segundos
Mitsubishi Eclipse Cross 2023 [divulgação]
Pulse Drive 1.3 CVT [Auto+ / Maurício Garcia]
Renault Duster manual [divulgação]
Três SUVs completamente diferentes empatados na penúltima posição. Mitsubishi Eclipse Cross com tração 4×4 e motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque é tão lento quanto um Fiat Pulse 1.3 aspirado com câmbio CVT e um Renault Duster Zen 1.6 manual. Os modelos da Renault e da Fiat já apareceram na lista, mas em posições piores.
10. Chevrolet Tracker 1.0 – 10,9 segundos
Chevrolet Tracker Midnight [divulgação]Fechando a lista dos SUVs mais lentos do Brasil, o Chevrolet Tracker com motor 1.0 turbo só é mais rápido que o Hyundai Creta com o mesmo tipo de motor. É o primeiro modelo da lista a ficar abaixo de 11 segundos para chegar aos 100 km/h. Mas seus 116 cv e 16,8 kgfm de torque precisam lutar com o câmbio automático de seis marchas para chegar a isso.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Esse Honda HR-V 1.5 – 11,8 segundos é polêmico… confio mais no jana
Ainda Assim, ele consegue ser mais Rápido que muitos Suvs dessa Lista. Eu compraria a versão Turbo sem dúvidas..
Faltou o tiggo 3x ai
Uma lista de mais lentos sem um Captur 1.6 CVT? É a lerdeza em forma de carro!