Já mostramos aqui no Auto+ que nem sempre um modelo desenvolvido para um mercado faz sucesso onde deveria. Vez ou outra ele vinga em outros países e com outra abordagem. Esse é o caso do Toyota Aqua. Nascido para ser global, ele era chamado de Prius C em outros mercados, mas virou um sucesso de verdade no Japão e na Ásia.
Nos países em que era chamado de Aqua, e não Prius C, o modelo fez muito mais sucesso e vingou. Prova disso é que a Toyota apresentou sua segunda geração após vender 1,87 milhões de unidades do modelo original desde que foi lançado em 2012. Com isso, o nome Prius C foi oficialmente abandonado em favor de Aqua em todos os mercados em que ele atuará.
A nova geração do Toyota Aqua é baseada na plataforma TNGA-B, a mesma usada pela nova geração do Yaris e pelo SUV Yaris Cross. Isso permitiu ao hatch usar baterias bipolares níquel-hidrogênio, mais eficientes que as antigas. Com as mudanças, a marca japonesa promete 20% mais de eficiência no Aqua.
![Toyota Aqua [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/2022-Toyota-Aqua-1_edited-750x450.jpg)
Eletricidade em todo canto
Agora, o Aqua é capaz de rodar alguns quilômetros em modo elétrico (distancia não divulgada). Mas o que impressiona é o consumo de combustível de 35,7 km/l. O motor elétrico é combinado a um 1.5 quatro cilindros aspirado. Vale lembrar que ele é um híbrido tradicional, não do tipo plug-in, ou seja, não precisa ser carregado.
Há ainda uma versão com tração nas quatro rodas provida por um motor elétrico na traseira. Um dos pontos mais interessantes do Aqua é que ele conta com sistema que é capaz de fornecer energia elétrica para uma casa. Isso se deu por conta dos recentes casos de desastres naturais que vem ocorrendo no Japão.
![Toyota Aqua [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/2022-Toyota-Aqua-2_edited-750x450.jpg)
Ousadia equilibrada
Esteticamente, a nova geração do Aqua parece uma evolução do modelo anterior. A dianteira é mais contida no visual. Tem grade frontal arredondada dominando toda porção frontal. Com destaque para o friso cinza que simula um sorriso. Os faróis tem formato simples e iluminação toda provida por LEDs.
A linha de cintura alta tem como destaque o vinco que sobe em direção à traseira, deixando o vidro de trás pequeno. Lanternas traseiras enormes sempre foram a marca registrada do Aqua e continuam na nova geração. Elas são feitas de LED e abraçam a lateral da carroceria. No para-choque, um friso preto conecta os dois refletores.
![Toyota Aqua [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/2022-Toyota-Aqua-5_edited-750x450.jpg)
>>Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação
>>Toyota de novo aumenta preço do Corolla Cross e do Corolla
>>Corolla chique? Toyota mostra o Allion, que não passa de um Corollão


![Toyota Aqua [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/07/2022-Toyota-Aqua-3_edited-1200x720.jpg)
Pode trazer sim que eu compro.
Até eu que sou mais bobo iria querer.
Chegará o dia em que não caberá mais carros nas ruas em todo o mundo.
A Toyota mudou a equipe de design finalmente? Yaris Cross, o Aqua, carros que tem desenho atraente. Chega de Etios, Prius e Corolla Cross, carros bem água de salsicha.
Está bonito, com consumo que se adequa ao Brasil, gasolina muito além dos olhos da cara. Interessante esse!
É incrível como a Toyota faz produtos bons com design estranhos. Prova disso é o Etios e o Prios que são ótimos mas horríveis
Ta mais que na hora de tirar todos os veículos a combustão das ruas. A poluição de mentais pesados na atimosfera está muito relacionado a poluição dos veículos.
Qual o preço?
O PREÇO SE NÃO TIVER IMPOSO DE IMPORTAÇÃO É ÓPTIMO HYBRIDO QUE ESTA POR UM PREÇO ABISURDO ESTE POR 125.0000 NA MINHA OPINIÃO ÓTIMO