Quem compra um SUV de entrada hoje geralmente busca um carro mais alto, com visual de utilitário e, claro, até pensa no espaço. Só que muita gente não percebe que por esse mesmo valor, ou até menos, dá para levar um sedã bem mais confortável, espaçoso, tecnológico e com motor muito mais forte.
Enquanto um Fiat Pulse 1.3 CVT custa R$ 111.990, por exemplo, dá pra encontrar sedans com motor 2.0 ou até 1.4 turbo com desempenho bem superior, porta-malas de mais de 500 litros e lista de equipamentos premium.
E quando a gente fala em espaço, os SUVs compactos nem sempre entregam tanto. O Pulse tem 370 litros de porta-malas, o Tera tem 350 litros e só o Citroën Basalt que vai muito bem com 490 litros. Com isso, o Auto+ listra cinco sedans confortáveis, bem recheados e abaixo dos R$ 110 mil, segundo a Tabela Fipe.
Honda Civic EXL 2.0 2018 – R$ 107.297

O Honda Civic da décima geração é um dos carros mais queridos do Brasil, e com razão. Saiu de linha em 2021 e hoje custa R$ 265.900 na versão híbrida importada. Mas com pouco mais de R$ 107 mil, dá para pegar o modelo 2018 na versão EXL, com motor 2.0 aspirado flex de 150/155 cv (gasolina/etanol) e 19,3/19,5 kgfm, câmbio CVT de sete marchas e suspensão independente nas quatro rodas.
Tem 4,63 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e um porta-malas generoso de 519 litros. O pacote de equipamentos inclui chave presencial com botão de partida, piloto automático, freio eletrônico, ar digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sensores dianteiros e traseiros, bancos em couro, airbags frontais, laterais e de cortina, além de controle de tração e estabilidade.
Toyota Corolla Altis 2.0 2018 – R$ 104.286

Essa é a versão topo de linha da 11ª geração do Toyota Corolla, que teve reestilização em 2018 e ficou ainda mais interessante. O motor 2.0 flex entrega 143/154 cv e 19,4/20,7 kgfm, com câmbio CVT de sete marchas. Mesmo com eixo de torção na traseira, tem suspensão bem calibrada e rodar confortável. Com esse preço, dá para levar até a nova geração, porém na opção de entrada, com poucos equipamentos
São 4,62 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 470 litros de porta-malas. O Altis vem com chave presencial, ar digital de duas zonas, bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista, faróis de LED, piloto automático com paddle shift, airbags frontais e laterais de cortina, controle de tração e estabilidade, além de um bom acabamento interno.
Audi A3 Sedan Prestige 1.4 TFSI 2019 – R$ 102.713

Para quem prefere um sedan com pegada mais esportiva, o Audi A3 é uma ótima opção. Compacto por fora, com 4,45 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, mas ainda com bom espaço interno e 425 litros de porta-malas, ele é montado sobre a plataforma MQB do grupo Volkswagen
O motor 1.4 TFSI flex rende 150 cv e 25,5 kgfm com câmbio automático de seis marchas, fazendo de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. O pacote oferece faróis de LED, bancos em couro, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia, freios a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade.
Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2017 – R$ 103.474
![Ford Fusion Titanium Hybrid 2019 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Fusion-Titanium-Hybrid-01_edited-1200x719.jpg)
Se você quer pagar de patrão, o Ford Fusion entrega, e muito! Um sedan grande de verdade, com 4,87 m de comprimento, 2,85 m de entre-eixos e 514 litros de porta-malas. E não é só no tamanho, já que seu motor 2.0 turbo a gasolina despeja 248 cv e 38 kgfm, com câmbio automático de seis marchas e tração integral.
O pacote Titanium é o mais completo da lista, de longe, já que vem piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, bancos elétricos com aquecimento, ar digital de duas zonas, câmera de ré, faróis em LED, sensores, frenagem autônoma, chave presencial com partida remota e muito mais. Só não espere economia de combustível — esse aqui bebe bem.
Volkswagen Jetta 250 TSI Comfortline 2019 – R$ 97.829

Mesmo sendo o mais barato da lista, o Volkswagen Jetta Comfortline não faz feio. Tem visual discreto, mas entrega desempenho e conforto com o motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm, câmbio automático de seis marchas e 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A suspensão é McPherson na frente e eixo de torção atrás, mas bem calibrada.
Com 4,70 m de comprimento, 2,68 m de entre-eixos e 510 litros de porta-malas, o Jetta oferece ótimo espaço interno. A lista de equipamentos tem ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro, piloto automático, freio eletrônico, central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, sensores, câmera de ré e airbags frontais e laterais de cortina.
Gostou da lista? Levaria algum modelo ou prefere os SUVs de entrada? Deixe sua opinião nos comentários!




Economiza na compra e morre na manutenção. Com exceção do Civic e do Corolla, se tiverem sido bem cuidados, o resto aí é tudo bomba.
Muito bem colocado. Geralmente esses carros costumam ser resto de rico, começando pela manutenção do câmbio automático, se não foi feita a troca do óleo na época correta, quem compra adquire uma grande dor de cabeça. Sem contar que, não é qualquer profissional em manutenção que tem qualificação ou ferramentas para fazer reparos.
Tá vivendo errado amigo…Se está nessa lista, é porque não são qualquer carro.. Se quebrar algo, qualquer um é caro.
Muito boa a reportagem.
Parabéns
Sim , todos ótimas opções em Sedans, é levar mais por menos, luxo conforto, espaço e prazer de dirigir…. Sem dúvidas deixaria os SUVs para quem quer aparecer estar na moda, que um dia passará, e compraria um destes Sedans, o Jetta já seria ótimo pra mim, por menos de 100 mil… A pagar 70 mil por um pequeno zero!!!!