Vendas e Preços

Carros elétricos da VW encalham e forçam parada de fábrica

Por conta das vendas abaixo da expectativa, a VW será obrigada a reduzir a produção dos carros elétricos de seu grupo na Europa

Fábrica da VW na Alemanha [divulgação]
Fábrica da VW na Alemanha [divulgação]

A VW tem sofrido um momento turbulento no mercado europeu. Nos últimos meses, a demanda pelos modelos elétricos da linha ID, bem como os carros de outras marcas do grupo, como Cupra Born e Audi Q4, tem sido abaixo da expectativa. Essa tendência vem confirmando análises realizadas por alguns especialistas desde o início de 2023, que alertavam para a possibilidade de uma queda significativa nas vendas em 2024 para vários fabricantes na Europa.

As fábricas de Zwickau e de Dresden, na Alemanha, sofreram ajustes na produção nos próximos dias. A fábrica de Dresden é a responsável pela produção do VW ID.3, e a produção permanecerá paralisada entre os dias 2 e 16 de outubro, data em que as férias escolares na Alemanha chegam ao fim. 

Já em Zwickau, a montagem dos modelos Audi Q4, e dos VW ID.4 e ID.5 não vai parar totalmente, mas a Volkswagen vai reduzir os trabalhos no local até o final do próximo mês, diminuindo a produção de veículos.

Cupra Born [divulgação]
Cupra Born [divulgação]

Além disso, a Volkswagen confirmou oficialmente que está realizando discussões internas para definir as ações a serem tomadas em relação à fábrica de Zwickau. O grupo alemão não descarta a possibilidade de mais demissões no local.

De acordo com a imprensa alemã, essas reduções na produção não são apenas resultado da queda nas encomendas, mas também refletem uma nova política de austeridade implementada pelo novo CEO do grupo, Oliver Blume, que também é o chefe da Porsche.

Volkswagen ID.3 [divulgação]
Volkswagen ID.3 [divulgação]

Blume tem como objetivo alcançar uma margem operacional de 6,5% para a Volkswagen, que atualmente está pouco acima dos 3,5%. Para atingir essa meta, a redução de custos se tornou uma prioridade.

A ideia é encontrar maneiras de aumentar a receita por meio de produtos, ampliando a oferta de modelos, melhorando os equipamentos e otimizando o desempenho operacional. Todos os custos estão sendo revisados minuciosamente, desde os custos de desenvolvimento e materiais até os custos fixos, de produção e distribuição. Além disso, a Volkswagen está explorando novas oportunidades de receita, como serviços de mobilidade e serviços financeiros.

Fusca
Volkswagen ID.3 [divulgação]

Porém, a situação econômica da Europa tem contribuído para a baixa procura pelos carros elétricos da Volkswagen. O aumento da inflação, juros em alta e a economia sem grandes crescimentos são os principais problemas do velho continente, juntamente com o aumento das marcas chinesas e do crescimento da Tesla.

>> Volkswagen ampliará produção do T-Cross em novembro

>> Pilota e dublê dos filmes de 007 testa Aston Martin da F1

>> Jeep Commander Overland é um dos melhores SUVs do Brasil | Avaliação