Os últimos meses têm sido tumultuados para a Nissan a nível global. A marca pretende fechar várias fábricas no mundo, prepara demissões em massa e até estuda vender seus escritórios. Uma situação totalmente oposta à do Brasil, onde a Nissan tem crescido, mantido investimentos milionários e vê um futuro bem mais promissor.
De 2023 para 2024, a Nissan registrou um crescimento de 20,51% nas vendas no Brasil. Boa parte puxada pelo trio Kicks, Versa e Sentra. O SUV compacto aumentou 19,08% suas vendas em um ano, pouco perto do crescimento de 31% que Versa e Sentra conseguiram, separadamente, no mesmo período.
A Frontier também cresceu no período, tendo aumento de 9,39% nos emplacamentos de um ano para o outro. Em compensação, a média de vendas da marca de janeiro a maio de 2025 foi menor do que o mesmo período do ano passado. A Nissan registrou queda de 14,27% nos emplacamentos, com a Frontier caindo 20,65%.

Segundo dados da Fenabrave, analisados pelo Auto+, a promessa da chegada do novo Nissan Kicks junto do desaceleramento da produção do Kicks Play fez com que o modelo tivesse retração nas vendas. Entre janeiro e maio de 2025, ele vendeu 15,75% a menos do que no mesmo período do ano passado.
Já o Versa caiu 5,51%, enquanto o Sentra diminuiu seu volume em 2,35%. O cenário global é bem pior, portanto, uma redução como a feita nos primeiros cinco meses do ano não parece tão forte. Além disso, a marca terá a nova geração do Kicks lançada em breve, o que deve dar um fôlego extra, não somente recuperando os números perdidos.

Mais investimentos
Enquanto lá fora a Nissan congelou investimentos e mudou estratégias, por aqui, o aporte cresceu. A marca afirmou que, até o final do ano, serão R$ 2,8 bilhões investidos no nosso país. O montante será aplicado para a produção do motor 1.0 três cilindros turbo no Brasil, além da nova geração do Kicks e um segundo SUV.
Esse segundo modelo nada mais é que o Kicks Play totalmente remodelado e rebatizado para atuar como SUV subcompacto. A própria marca havia confirmado que esse modelo será subcompacto e lançado dentro do ano fiscal de 2025 (que termina em março de 2026). Ele substituirá o Kicks Play, que mantém mandato tampão até lá.

Vale ressaltar que a marca também contratou 400 novos funcionários para a fábrica de Resende, Rio de Janeiro, para fortalecer a produção do novo e do velho Kicks. Desses, vale ressaltar, 297 ficarão na linha de produção, enquanto os demais atuarão em outras funções dentro da fábrica.
Ou seja, enquanto lá fora a Nissan demite e fecha fábricas, no Brasil a marca tem investido, contratando novos funcionários e se prepara para lançar um dos carros mais importantes do ano. Será que a crise vai bater longe do nosso país?
Você acredita que a Nissan do Brasil vai se salvar da crise internacional? Conte nos comentários.



Pessoalmente, estou muito interessado no Kicks, mas a se confirmar o modelo de topo mordendo os 180 MIL (!!!!), só se for com um motor maior (1.3 turbo), se não, não vale a pena. Sempre achei, e continuo achando, que uma das maiores KGdas da montadora foi não ter feito o Micra (o hatch de onde derivou o Versa) aqui. A Frontier sempre teve boa fama, mas tem uma carinha de ultrapassada em seu interior.,