Quando a gente fala de SUVs compactos, estamos falando da categoria mais quente do momento no mercado brasileiro. Eles dominam as ruas, o gosto do público e boa parte das vendas das montadoras. Mas quanto custa ter um SUV desse tipo hoje com os itens mais completos?
O Auto+ separou os cinco SUVs compactos mais caros do Brasil entre as marcas tradicionais, ou seja, sem colocar montadoras de luxo como Mercedes-Benz, BMW, Audi ou Volvo.
Se essas marcas entrassem na conta, o GLB 35 AMG, por exemplo, ocuparia o topo com seus R$ 559.900, seguido pelo GLA 35 AMG, que chega a R$ 554.900. Aqui, vamos olhar para os modelos das marcas generalistas, que realmente competem pelo grande público.
Volkswagen Nivus GTS — R$ 182.990



O Volkswagen Nivus GTS é a versão topo de linha do SUV cupê compacto da marca e o único da gama equipado com o motor 1.4 TSI turbo flex, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Montado sobre a plataforma MQB, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
Nas medidas, são 4,27 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, com porta-malas de 415 litros. Visualmente, o GTS mantém o mesmo estilo da linha Nivus, mas adiciona detalhes exclusivos, como o spoiler traseiro, acabamentos em vermelho e um interior com visual esportivo.
Volkswagen T-Cross Extreme — R$ 196.990



O Volkswagen T-Cross Extreme é a versão aventureira e topo de linha do SUV compacto da montadora alemã. Ele vem com o motor 1.4 TSI de 150 cv (gasolina/etanol) e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos.
Nas medidas, são 4,21 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, com porta-malas de 373 litros. O ângulo de entrada é de 20,6° e o de saída, 31,5°, reforçando a proposta aventureira. O acabamento interno tem detalhes em laranja, costuras em azul, rodas exclusivas e o logo lateral Extreme.
Hyundai Creta Ultimate — R$ 199.590



A versão Ultimate é o topo de linha do Hyundai Creta, modelo que recebeu reestilização em outubro de 2024. O SUV utiliza o motor 1.6 turbo a gasolina, com 193 cv e 27 kgfm de torque, câmbio automatizado de sete marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
O Creta mede 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, com porta-malas de 422 litros. A linha 2026 traz faróis e grade redesenhados, além de novas rodas.
Honda HR-V Touring – R$ 209.900



O Honda HR-V Touring é a configuração topo de linha do SUV da Honda, que recebeu facelift na linha 2026 em julho. O modelo, lançado originalmente em 2015, foi um dos responsáveis por popularizar os SUVs compactos no Brasil.
Ele oferece motor 1.5 turbo flex, de 177 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio CVT que simula sete marchas. O desempenho vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.Nas dimensões, são 4,38 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, com porta-malas de 354 litros. A reestilização trouxe nova grade, faróis redesenhados e lanternas atualizadas.
Omoda E5 EV – R$ 209.990
![Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato] Omoda 5 e Jaecoo 7 chegam em abril ao Brasil](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Omoda-5-EV-16-1320x792.jpg)

![Omoda 5 EV [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Omoda-5-EV-1-1320x792.jpg)
O Omoda E5 EV é o único modelo 100% elétrico da lista. É também o primeiro carro da marca chinesa Omoda no Brasil, lançado em abril de 2025.Ele é equipado com motor elétrico de 204 cv e 34,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 61,1 kWh, que garante autonomia de 345 km segundo o Inmetro.
O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. São 4,42 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, com porta-malas de 360 litros.
E pra você, qual desses SUVs compactos entrega o melhor custo-benefício hoje? Compartilhe seu comentário!



