Ainda que pareça que o mercado pouco se lembra dele, o Ford Territory quadruplicou suas vendas no Brasil em 2024 e mostrou (finalmente) ao que veio. Apagando o legado ruim da primeira geração, o SUV médio viu suas vendas crescerem a ponto de se tornar o segundo Ford mais vendido do Brasil.
Vendas do Ford Territory
Para que a comparação fique justa, os dados serão analisados de janeiro a novembro, considerando desde o lançamento do Ford Territory em 2020. Lembrando que o ano de 2020 não é tão forte para o modelo, visto que seu lançamento ocorreu em 2020, onde ele vendeu (até novembro) 1.269 unidades.
O primeiro ano cheio do Territory foi 2021, mas com volume um pouco maior do que no ano anterior. Ele emplacou 2.160 unidades em onze meses. O fato de ser um clone do Land Rover Evoque, o acabamento estranho e a mecânica não comum a outros Ford o tornou rejeitado, sendo que em outubro de 2021, somente 60 carros foram vendidos.
Já o ano de 2022 foi o último da primeira geração, onde o volume de vendas do Ford Territory caiu ainda mais. Foram apenas 926 unidades emplacadas, sendo que novembro registrou o maior recorde negativo: 54 unidades. A Ford sabia que precisava mexer urgentemente no SUV se quisesse ganhar mercado.
Crescimento da segunda geração
Em julho de 2023, o Ford Territory de segunda geração chegou ao Brasil com a promessa de virar o jogo do SUV médio por aqui. Abandonando totalmente o controverso visual de Land Rover e melhorando significativamente em relação à geração anterior, o SUV viu as vendas subirem.
No acumulado de janeiro a novembro ele conseguiu crescer o volume de vendas para 1.125 unidades. Inclusive, volume suficiente para passar o Bronco Sport. A verdadeira diferença veio em 2024 com aumento do volume de importação, manutenção do preço e as próprias qualidades da nova geração. Prova disso: 5.016 unidades vendidas até novembro.
Carros mais vendidos da Ford no Brasil em 2024
Quando analisadas as vendas de todos os carros da Ford no Brasil, temos a Ranger como a clara campeã com 28.258 unidades até novembro. Segundo a Fenabrave, o segundo lugar vem logo com o Territory e suas 5.016 unidades emplacadas. Ou seja, a renovação total do SUV chinês fez com que ele encontrasse espaço no mercado.
O que surpreende é que o terceiro carro mais vendido da Ford no Brasil não é nem a Maverick, muito menos o Bronco Sport, mas sim a Transit com 3.237 unidades comercializadas. Dessas, 361 unidades são da versão totalmente elétrica, que foi entregue recentemente.
No segundo pelotão, temos o Bronco Sport com 2.123 unidades. Ele perde por pouco para a Maverick que emplacou 3.340 unidades ao longo de onze meses de 2024. Já os modelos menos vendidos da Ford são os irmãos Mustang. O cupê V8 teve 645 unidades vendidas em 2024, enquanto o SUV elétrico emplacou 134 unidades.
Você gosta do Ford Territory? Teria esse SUV? Conte nos comentários.