A categoria de SUVs médios é repleta de opções no Brasil e o Honda ZR-V é um deles. O SUV médio tido pela marca como substituto do Civic, chegou em 2023 e ainda não empolgou nas vendas. Talvez por isso ele esteja sendo vendido com descontos que beiram R$ 18 mil nas concessionárias da montadora espalhadas pelo Brasil.
Em uma reportagem especial do Auto+, showrooms da marca japonesa nas cidades de São Paulo, Campinas, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram consultadas sobre a disponibilidade do SUV médio. Em todas elas, o modelo, tabelado em R$ 214.500, é comercializado com mais de R$ 18 mil de desconto e pode ter taxa 0% ou um bônus no usado dado em troca e ele varia de acordo com a cor escolhida para o ZR-V.
A primeira concessionária consultada foi a Daitan da região do Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo. Por lá, foi buscado um Honda ZR-V 0km na cor cinza Barium metálico. Havia uma unidade a pronta entrega e ele estava saindo por R$ 196.500, assim como em quase em todas as outras lojas consultadas. Já na concessionária Flora, a negociação foi a mesma.
![Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/66TsRYH5-FullSizeRender_jpg-7-1320x743.jpeg)
Rio de Janeiro não é muito fã de bônus
Mas, a cor requeria era o cinza Titanium perolizado. Em resposta, o vendedor contou que caso fosse buscado por um ZR-V 0km pintado nas cores vermelho Adrenalina, prata Platinum metálico ou branco Topázio perolizado, o bônus dado no usado tido como parte do pagamento subia.
Na SP Japan localizada na avenida Ricardo Jafet, haviam unidades do Honda ZR-V pintadas nas cores citadas recentemente a pronta entrega. O preço era o mesmo da primeira loja: R$ 196.500 e a negociação igual às anteriores. Fora da capital paulista, a primeira loja consultada foi a Dahruj de Campinas. Por lá, a negociação foi igual as concessionárias de São Paulo.
![Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/rWzI6GbY-FullSizeRender_jpg-8-1320x743.jpeg)
No interior paulista, tinham disponíveis na loja o SUV nas cores cinza Titanium perolizado ou o prata Platinum metálico. Já em Minas Gerais, a concessionária Banzai Pampulha foi a requerida para a reportagem. Nela, todas as cores do SUV estavam disponíveis para a compra e surpreendentemente o preço era o mesmo das lojas de São Paulo, de R$ 196.500.
Neste caso, a vendedora explicou que o bônus dado no carro usado como parte do pagamento seria em cerca de R$ 15 mil. Aí, o cliente poderia escolher entre isso ou a taxa 0%. A única loja em que o Honda ZR-V teve menos desconto foi na Rio Tóquio, de Botafogo, no Rio de Janeiro.
![Honda ZR-V Touring [Leo Alves/ Auto+]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/10/20231025_131718-1200x720.jpg)
Na concessionária botafoguense, o bônus que a marca deu para ele era de apenas R$ 15.500, o menor de todos. Porém, ele vinha com alguns acessórios instalados e eles não foram especificados na negociação. Além disso, a disponibilidade a pronta entrega eram nas cores vermelho, cinza (também não revelado), prata e branco.
Você acha que o Honda ZR-V vale a pena por menos de R$ 200 mil? Aproveitaria os descontos que a marca está dando para ele? Conte nos comentários

![Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/dR8rAhT0-FullSizeRender_jpg-6-1320x743.jpeg)

Eu acho é pouco. Tirando o espaço interno e porta malas, o HR-V Touring consegue ser superior em TUDO.
Multimídia do ZRV é melhor (em todos os aspectos, e com integração com o carro. A do HRV é só uma tela ruim sem nenhuma informação do veículo) e o 2.0, apesar de mais velho e fraco, é muito mais silencioso do que os 1.5 do HRV, que são bastante barulhentos. O ZRV não tem ar no banco de trás, tampa da mala elétrica nem rebatimento dos retrovisores (que um City de 113k tem). No geral: ZRV é um carro básico feito pra um mercado exigente, os EUA, que não está atingindo as expectativas desse mercado exigente. Se a Honda não tivesse pesado a mão no preço do HRV, e o Touring estivesse na faixa de 185k, o ZRV seria mais justificável por 195k na tabela (mais descontos inevitáveis). Agora a Honda não tem mais o que fazer a não ser entrar em “modo promoção” pro resto da vida, pra não canibalizar o HRV.
Esse ZRV do Brasil, que é o 23/24, não tem basicamente nada diferente pro atual mexicano/americano 24/25. Então, como produto, não há ainda uma luz no fim do túnel.
Uma porcaria manca que não compraria nunca.
Se a dona Honda tivesse se preocupado em consultar qualquer entusiasta automotivo brasileiro, com certeza teria sido alertada de que esse carro não se encaixaria no perfil brasileiro.
Pelo preço, o carro merecia um motor mais potente, um design mais agressivo e câmbio mais interessante.
A VW BR tá indo pelo mesmo caminho com a nova Tiguan; trouxeram um carro sem o apelo do motor 2.0 350 da versão anterior. Resultado, virou mico também.
Motorização ultrapassada.
Nos últimos anos a Honda BR tomou algumas decisões ruins e o ZRV (motorização ultrapassada, carro feio e falta de alguns recursos que os concorrentes oferecem) é uma delas. Outras decisões que na minha opinião foram um erro: (i) matar o FIT, (ii) matar o CIVIC .. Sempre fui um cliente HONDA mas o HRV, com esse porta malas menor que o Jeep Renegade, me fez procurar outra marca no mercado.
PQP que carro feio da porr! 200 e poucos mil nesse troço!? Ainda tentaram copiar a traseira do Corolla Cross!
Uma porcaria cara e horrenda!
Por muito menos compra-se um Tiggo 8 pro 7 lugares, tecnologia top e com todos os mimos que o brasileiros gosta!
A Honda sabe que o brasileiro é um otário mas dessa vez exagerou na dose.
Se rodar um pouco mais até o México ou EUA, vai pagar 120 mil.
E por esse valor (com desconto) eu compro com maior prazer um BYD Song Pro híbrido, que dá um banho de tecnologia e beleza nessa carroça.
Pessoal, um pedido que considero válido: SP e RJ não são o Brasil inteiro. A impressão que fica é que, por pesquisar em MG, vocês consideraram que fizeram uma pesquisa nacional, quando na verdade só ligaram pra um estado vizinho. O ZRV está sendo vendido por 183k na PB, por exemplo. E normalmente aqui os carros da Honda têm desconto muito menores do que em SP, pois há monopólio de somente um grupo de concessionárias. Mas esse desconto é significativo e seria o menor preço da reportagem. O sãopaulocentrismo do jornalismo é muito frustrante pra quem não é daí.