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Vendas e Preços

Pega na mentira

Neta triplica vendas com uma mentira e Zeekr também é acusada de prática estranha

Além de entrar em falênci, Neta tem mentido sobre a venda de seus carros. Zeekr também enfrenta problemas

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Além de enfrentar uma falência na China e um começo bastante perturbador no Brasil, a Neta agora enfrenta a acusação de mentir em seu páis natal para inflar as vendas. A Zeekr, que também atua no nosso país e é controlada pela Geely, é também acusada.

Segundo reportagem da Reuters, já foi revelado que diversas montadoras têm exportado carros zero km, mas registrado vendas deles dentro da China. Assim, eles duplicam o emplacamento do mesmo carro.

Entretanto, Zeekr e Neta foram acusadas de uma outra prática para inflar suas vendas. Segundo a reportagem, as duas marcas fazem o seguro de seus carros antes de vender a consumidores. Isso, para o governo, conta como uma venda. Afinal, é um carro novo segurado.

Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Seguro grátis

Na prática, isso faz com que os modelos possam ser ofertados com seguro grátis ou, caso a marca não informe a situação, os carros ficam com seguro impedido de ser feito pelos novos donos. Essa situação ocorreu algumas vezes com alguns chineses.

Não foram divulgados os números de vendas infladas da Zeekr com essa prãtica. Contudo, a situação da Neta foi exposta e é bem grave. Dos divulgados 117 mil carros vendidos pela marca entre janeiro de 2023 e março de 2024, mais da metade foi vendida já com seguro feito.

Neta GT
Neta GT [Divulgação]

Especificamente estamos falando de 64.719 carros que foram segurados antes da venda de fato. Ou seja, para os números divulgados pelo governo, a Neta vendeu esses carros, mas alguns deles podem estar até agora no estoque de uma concessionária.

Ou, até mesmo, em casos mais graves, essas unidades podem ter sido exportadas para outros países como o Brasil. Ciente dessa prática feita por debaixo dos panos, a China estuda proibir revender um carro antes de pelo menos seis meses de seu registro de venda original.

O que cada uma disse

Zeekr X Flagship cinza de frente
Zeekr X Flagship [Auto+ / João Brigato]

Com isso, a prática de vender carros segurados ou de exportar veículos registrados como vendidos na China seria barrada. Na reportagem da Reuters, a Neta se recusou a falar, enquanto a Zeekr disse que os carros registrados assim são modelos de showroom.

Você acredita que essa prática das marcas chinesas é justa? Conte nos comentários.


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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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