Home » Vendas e Preços » Quais Estados oferecem isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos

Vendas e Preços

Quais Estados oferecem isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos

Apenas 14 Estados brasileiros oferecem desconto no pagamento do IPVA para carros elétricos e só nove oferecem a isenção total

4 min de leitura

Muito se fala da isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos, mas muitos proprietários e interessados por modelos eletrificados sequer sabem se o seu Estado oferece algum tipo de benefício. Afinal, não há apenas uma regra para todo o país, já que o IPVA é um imposto estadual. Com isso, as regras podem variar muito de um Estado para outro. 

Dos 26 Estados brasileiro mais o Distrito Federal, apenas 14 oferecem algum tipo de isenção para carros elétricos e/ou híbridos. Desses 14, apenas nove oferecem isenção total para carros elétricos. Alguns Estados não oferecem quaisquer benefícios como abono do pagamento ou desconto do imposto para carros elétricos, tampouco para híbridos. Confira a regra de cada Estado para os modelos eletrificados.  

Regras de isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos para cada Estado

Norte 

Nenhum Estado da região Norte do país oferece quaisquer desconto ou isenção de IPVA para carros elétricos ou híbridos. 

Nordeste 

BYD Dolphin Mini amarelo parado em frente a um portão branco e com árvores ao fundo
BYD Dolphin Mini [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte oferecem isenção total do IPVA para carros elétricos.  O Maranhão oferece o abono total para os veículos movidos apenas a baterias, mas também beneficia os modelos híbridos, cobrando apenas 1% da alíquota do imposto. A Bahia também oferece a isenção para os elétricos desde que o carro custe até R$ 300.000. 

Em Alagoas é oferecida a isenção para carros elétricos e híbridos apenas no primeiro ano. A partir do segundo ano a alíquota é de 0,5 para os elétricos e 0,75% para os híbridos. No terceiro ano é de 1% e para os EVs e 1,5% para os híbridos e assim respectivamente até atingir a alíquota padrão. No Piauí, apenas os carros movidos apenas a baterias são beneficiados, com a redução da alíquota para 1%. No Ceará, a redução é para 2%.  

Centro-Oeste 

Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid azul visto de frente e chão avermelhado
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid [Divulgação]

No Centro-Oeste apenas o Distrito Federal oferece isenção total do IPVA para carros elétricos e híbridos. Já Mato Grosso do Sul oferece desconto de 70% para as duas categorias. Enquanto isso os Estados do Mato Grosso e Goiás não oferecem quaisquer benefícios para carros eletrificados

Sudeste 

Na região Sudeste temos as mais variadas regras de todas as regiões do país. Em São Paulo, por exemplo, os donos de carros elétricos deixaram de ser beneficiados com o reembolso da quota-parte do valor pago do IPVA em 2025.  

Novo GWM Ora 03 Skin Special Edition azul, com faróis acesos e com fundo escuro e iluminado
GWM Ora 03 Skin Special Edition [Divulgação]

Já os carros híbridos estão isentos do pagamento do imposto por dois anos desde que tenham um motor elétrico com potência mínima de 54 cv (40 kW) e alimentação por sistema de tensão de pelo menos 150 volts. Ou seja, apenas os híbridos Toyota Corolla e Corolla Cross são beneficiados.  

Em Minas Gerais os carros elétricos e híbridos estão livres do pagamento desde que sejam produzidos no Estado mineiro. Sendo assim, apenas os Fiat Pulse e Fatsback são beneficiados, mesmo não sendo considerados híbridos legítimos.

GWM Haval H6 PHEV19 [divulgação]
GWM Haval H6 PHEV19 [Foto: Divulgação]

No Rio de Janeiro, carros elétricos pagam apenas 0,5% do imposto, enquanto os híbridos pagam 1% do IPVA. O Espírito Santo é o único Estado que não oferece nenhum tipo de incentivo para os carros eletrificados.  

Sul

O Estado do Rio Grande do Sul é o único da região que oferece isenção total do IPVA para carros elétricos e híbridos. Santa Cataria e Paraná não oferecem qualquer tipo de benefício. 

Qual Estado mais te chamou atenção por oferecer ou não algum tipo de desconto ou isenção do IPVA para carros elétricos ou híbridos? Conte para nós nos comentários. 


YouTube video

Você também poderá gostar