Ao vivo
Home » Mercado » Stellantis ameaça fechar fábrica se governo não colaborar

Vendas e Preços

Stellantis ameaça fechar fábrica se governo não colaborar

Por conta das indefinições do Reino Unido, a Stellantis pode fechar em definitivo as fábricas da Inglaterra, onde são feitas algumas vans

2 min de leitura

A Stellantis segue sem definir qual será o futuro de suas fábricas na Inglaterra. Atualmente, o grupo automotivo tem plantas nas cidades de Ellesmere Port e Luton, que produzem vans das marcas do grupo. Desde 2021, a Stellantis não faz carros de passeio por lá, quando decidiu encerrar a produção do Vauxhall Astra na Inglaterra.

O problema é que há um grande impasse sobre as políticas do Reino Unido para as fabricantes. Existe um programa britânico para zerar a venda de veículos a combustão até 2035. Entretanto, a cada ano, as marcas que possuem fábricas no Reino Unido precisam atingir uma determinada porcentagem de carros elétricos.

Por exemplo, neste ano, pelo menos 22% das vendas de todos os fabricantes do Reino Unido devem ser de carros elétricos. Até 2030, esse número vai saltar para 80%, subindo gradativamente ano a ano.

Fábrica da Stellantis na Inglaterra [divulgação]
Fábrica da Stellantis na Inglaterra [divulgação]

Política frustra Stellantis 

O problema é que este programa britânico não tem agradado a Stellantis. Dessa vez, foi a CEO da Stellantis UK, Maria Grazia Davino, quem se manifestou contra essas medidas. Mas anteriormente, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, também havia se posicionado contra esse plano.

No caso de Davino, ela disse que o grupo automotivo não vai abandonar o Reino Unido. Entretanto, a fabricação na terra do rei Charles III pode, sim, ser finalizada. Davino disse que não existe nenhum plano para encerrar a fabricação na Inglaterra, mas que isso pode acontecer se a Stellantis julgar a medida necessária.

Fábrica da Stellantis na Inglaterra [divulgação]
Fábrica da Stellantis na Inglaterra [divulgação]

O problema do plano de eletrificação do Reino Unido é que ele não tem acompanhado a demanda do mercado. Dessa forma, está sendo cada vez mais difícil atingir a meta do governo. Por isso, caso não haja nenhuma mudança por parte das autoridades britânicas, a Stellantis vai reconsiderar sua produção no país.

Acha que a Stellantis está certa em repensar sua produção no Reino Unido? Deixe nos comentários a sua opinião.



YouTube video

6 comentários em “Stellantis ameaça fechar fábrica se governo não colaborar”

  1. Galeno Faria de Oliveira

    Todas as montadoras já deveriam ter parado de fabricar carros, veículos e automóveis no Reino Unido. Afinal de contas, O Reino Unido separou da União Europeia.

  2. Reginaldo Ferreira Campos

    Argumento sem lógica.

  3. Reginaldo Ferreira Campos

    A febre do carro elétrico está se dissipando. Os políticos atuais até podem levsr adiante esse lobby, mas perderão os seus cargos para aqueles que não apoiam este autoritarismo "verde".

  4. Rogério Edson Martinho

    Realmente a stallantis tem ficar de olho na produção de carros elétricos.. se o governo britânico quer carros elétricos 100% no país. Pq não produzir veículos elétricos…

  5. Rogério Edson Martinho

    Exatamente
    Stallantis abri o olho

  6. Alvaro Faria

    Achei que ia fechar a fábrica aqui no Brasil. Não ia fazer falta nenhuma, só produzem lixo!!!

Os comentários estão encerrado.