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Tesla Cybertruck enfrenta problemas na produção de baterias

O Elon Musk continua prometendo produção em alta escala da Tesla Cybertruck, mas as baterias diferentes estão trazendo problemas para isso.

Tesla Cybertruck [divulgação]
Tesla Cybertruck [divulgação]

Recentemente a Tesla Cybertruck teve suas primeiras unidades entregues aos proprietários. Porém, muitos reservaram a picape elétrica em 2019 e até agora não receberam o modelo. A culpa disso é das baterias, que estão tendo um processo bem complicado de produção na fábrica da marca.

Elon Musk, o famoso CEO da montadora americana, já havia declarado que a previsão é produzir, anualmente, entre 250 mil e 300 mil unidades da Tesla Cybertruck em 2025. Porém, as baterias são um problema para a marca nesse momento. E estamos falando justamente de um dos principais pontos de um carro elétrico.

Produção da Tesla Cybertruck

Aparentemente as primeiras entregas para os clientes foi mais uma ação estratégica da Tesla. Isso porque a produção em larga escala ainda não foi atingida, o que pode acontecer somente em 2025, conforme citamos. O problema está nas baterias pioneiras da empresa, chamadas de 4680.

Tesla Cybertruck [divulgação]
Tesla Cybertruck [divulgação]

Essa bateria utiliza uma técnica de revestimento seco para os cátodos da célula. Normalmente as baterias mais tradicionais contam com um revestimento úmido. Testes dizem que esse procedimento seco é mais rápido que o úmido, mas o problema atual é transformar isso em uma larga escala de forma rápida, já que é um processo basicamente novo.

De acordo com fontes da Reuters, a Tesla descobriu como revestir a seco os ânodos das células 4680. Contudo, revestir os cátodos (que inclusive são uma das partes mais caras das baterias) está sendo um processo bem complicado. Aparentemente, o problema está no calor.

Tesla Cybertruck [divulgação]
Tesla Cybertruck [divulgação]

Isso porque o calor é muito grande quando há uma produção de baterias em alta escala. Esse fator faz derreter a cola que gruda o revestimento seco no cátodo, perdendo sua eficiência. Acelerar a produção de eletrodos também é uma dificuldade atual da Tesla.

Vale lembrar que para abastecer a produção estimada da Tesla Cybertruck, a montadora precisa produzir praticamente 1 milhão de células por dia. Todavia, esse processo hoje leva mais de 11 dias para ser atingido. Ou seja, ainda há muito o que evoluir para alcançar a produção anual estimada para a Cybertruck.

Tesla Cybertruck [divulgação]
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