O ano de 2025 não começou nada bem para a Tesla no quesito vendas. A marca comandada por Elon Musk segue perdendo clientes a cada mês em solo europeu, que estava entre seus maiores mercados até então. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis acabou de revelar o relatório de vendas relativos ao último mês de maio e a marca de carros elétricos teve mais uma surpresa desagradável. Mas, de quem é a culpa?
De acordo com a instituição, a montadora está sofrendo queda nas vendas em regiões como União Europeia, Reino Unido, Islândia, Suíça, Noruega e mais localidades. Desde janeiro deste ano, a marca acumula números menores do que comparados com os mesmos períodos de 2024. Só para efeito de comparação, em janeiro de 2025, a fabricante alcançou apenas 9.945 carros vendidos. Uma queda de 45,2% em relação ao mesmo mês de 2024.
Em maio, as vendas da Tesla chegaram em 13.863 unidades ou uma queda de 27,9% em relação ao mesmo mês de 2024. Já que as negociações dos carros da marca de Elon Musk caíram, naturalmente a participação de mercado da empresa também caiu. O recuo nas regiões europeias fizeram com que a montadora tivesse apenas 1,3% de participação nos primeiros seis meses deste ano.

Quem são os culpados por essas quedas?
Engana-se quem pensa que as negociações de veículos elétricos ainda está em queda. A Associação Europeia confirmou que a demanda por automóveis movidos a bateria teve um aumento surpreendente em maio. Eles alcançaram 17,1% de participação. No ano passado, este mesmo período anotou 13,1% de participação. Na União Europeia, os carros amigos do meio ambiente atingiram 15,4% das vendas nos primeiros cinco meses de 2025.
No mesmo período de 2024, essa taxa era de 12,1%. Mas, dois fatores podem explicar a queda nas vendas da Tesla este ano. Um dos fatores é a chegada de carros eletrificados chineses ao continente. Mais acessíveis, eles acabaram deixando todo o segmento eletrificado mais competitivo, já que muitas das vezes eles são mais baratos do que os veículos elétricos de montadoras tradicionais.
![Tesla Model 3 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/tesla_model_3_18_edited-1200x722.jpg)
Já outra explicação tem haver com Elon Musk. Desde que Donald Trump voltou a ser presidente dos Estados Unidos, o executivo declarou seu apoio ao governante. Além disso, ele se envolveu em diversas polêmicas e isso manchou a imagem da montadora. Um ponto notado pelo Motor1.Com internacional também pode explicar essa queda na preferência pelos carros da Tesla.
O que acontece é que eles ficaram ultrapassados de certa forma. Com isso, boa parte do seu apelo foi pelo ralo. Uma das oportunidades de crescer novamente, seria revelar um carro elétrico barato e assim ele poderia bater de frente com os modelos da BYD, por exemplo. Mas, a empresa de Musk não confirmou se há algum projeto com este aspecto.
Você acha que a Tesla pode se recuperar? Gosta dos carros da marca do Elon Musk? Conte nos comentários


