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Nivus gringo ganha mais potência, mas ainda perde para o Brasil

Só não podemos lembrar que o Volkswagen Nivus gringo, vulgo Taigo, tem motor 1.5 TSI para que o brasileiro se vanglorie

3 min de leitura

Nem sempre a grama do vizinho é mais verde, certo? Prova disso é que o Volkswagen Nivus vendido na Europa ganhou mais potência. Só que o SUV cupê, que por lá adota o nome Taigo, ainda é mais fraco que a variante vendida no Brasil. O incremento de potência é uma das novidades da linha 2024.

Tanto no Brasil, quanto na Europa, o Volkswagen Nivus usa motor 1.0 TSI três cilindros turbo. Com o Taigo, o modelo conta com 95 cv nas versões de entrada ou 110 cv nos modelos mais caros. Agora na linha 2024, a Volkswagen deu 5 cv a mais para o modelo, que passa a 115 cv nas variante mais potente do 1.0 TSI.

Só que aqui no Brasil esse mesmo motor rende 128 cv no Nivus. Ou seja, 13 cv a mais que a versão mais potente do Taigo 1.0 TSI. Há uma versão de 116 cv deste 1.0 no Brasil, usada pelo Polo e pelo Virtus de entrada, que ainda assim é mais potente que o 1.0 TSI mais forte da Europa. Esse motor também será usado nos Nivus mais baratos após a reestilização.

Volkswagen Nivus europa
Volkswagen Taigo [divulgação]

Mudança de câmbio

A vantagem do Nivus brasileiro para por aí. Afinal, o Taigo traz opção de câmbio manual de seis marchas, nunca oferecido ao SUV no nosso país. Há também uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas – mais moderna que a já cansada caixa automática de seis marchas adotada por aqui. 

Isso tem efeito prático no Taigo, já que ele tem consumo excelente de 18,1 km/l no modelo manual e 16,9 km/l no automático. Comparativamente, o Nivus faz média de 13,5 km/l com gasolina. Ainda assim, o nosso é mais rápido, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos contra 10,9 segundos do Taigo automático e 10,4 segundos do manual. Só não esqueça que o Taigo tem também uma versão 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque que não temos no Brasil. 

interior Nivus
Volkswagen Taigo [divulgação]

Acha que o nosso Nivus ainda é melhor que o Taigo? Conte nos comentários.


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3 comentários em “Nivus gringo ganha mais potência, mas ainda perde para o Brasil”

  1. Joao

    o acabamento parece ser melhor

  2. Rogério Valente

    De que adianta potênica maior se o nosso carro é inferior?
    O acabamento, segurança e tecnologia aplicados no modelo europeu são bem superiores ao vendido no Brasil.
    E ainda é bem mais econômico.
    Os números de aceleração nem são tão distantes assim já que, no dia a dia, isso não é percebido.
    Prá mim essa questão da potência maior e aceleração melhor só faz diferença em poucos cenários, como uma ultrapassagem na estrada.

    O modelo europeu é infinitamente melhor que o brasileiro.

    • Eddie

      Donde vc tirou essa, os carros são iguais, exceto as opções de câmbio, o Aisin 6 foi aprovado pelo usuário local. 0 Nivus tupiniquim não deve nada ao espanhol.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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