É comum que carros feitos no Brasil tenham configurações diferentes para exportação. Aqui no Auto+, já fizemos uma lista com alguns exemplos mais atuais, mas existem alguns modelos do passado que eram tão curiosos que merecem uma nova lista.
Ford EcoSport diesel
![Ford EcoSport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/ford_ecosport_34-750x450.jpg)
O primeiro EcoSport foi um dos carros de maior sucesso da marca no Brasil, o que fez o SUV ser vendido também na Argentina. Porém, havia uma diferença considerável e que jamais poderia ser disponibilizada por aqui. Os hermanos podiam comprar o EcoSport com um motor 1.4 diesel, de origem Peugeot. Como é sabido, a lei brasileira restringe o uso de motores diesel em carros de passeio, o que inviabilizou que essa versão fosse vendida por aqui.
VW Fox 1.4 e diesel
Durante os primeiros anos do Fox, o modelo foi exportado para a Europa, tornando-se o Volkswagen mais barato por lá. Acontece que, assim como os outros carros desta lista, ele usava configurações diferentes. Seu motor era o 1.4 a gasolina, que depois se transformou em flex e foi parar na Kombi, sem nunca ter sido utilizado no Fox vendido aqui.
Havia também um modelo diesel, já que na Europa era bastante comum o uso do combustível em modelos de passeio. E sem contar que havia o Fox com mão inglesa, destinado para as vendas no Reino Unido.
Chevrolet Astra 2.4

O Astra sempre teve um certo apelo esportivo, mas os carros exportados para a Argentina e México tinham como opção o motor 2.4 a gasolina, que acrescentava um tempero a mais ao carro. Sem contar que as versões de exportação tinham a linhagem esportiva GSi de duas portas, coisa que nunca aconteceu no Brasil.
Fiat 147 aventureiro
![Fiat 127 Rustica [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat_127_rustica_28-750x450.jpeg)
O Fiat 147 é um dos carros mais emblemáticos da marca italiana, já que foi ele o responsável por iniciar a trajetória da empresa por aqui. Porém, o modelo chegou a ser exportado para a Itália, onde era vendido como 127, nome original dele por lá. Curiosamente, além do motor diesel, o hatch era vendido na versão Rustica com visual aventureiro. E isso muito antes da moda.
VW Gol G4 melhorado
O Gol G4 foi o pior capítulo da história de sucesso do hatch. No entanto, a versão exportada para a Argentina era melhor que a brasileira. Afinal, por lá o hatch conservou o interior do Gol G3, que era melhor acabado e infinitamente melhor desenhado.
Quais desses modelos você gostaria que tivesse sido vendido no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
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![Fiat 127 Rustica [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat_127_rustica_63-1200x719.jpeg)





E principal exemplo: VW Saveiro Diesel, fabricado com os motores 1.5, 1.6 e 1.9 somente para exportação. As diversas que existem rodando no Brasil receberam motores da Kombi diesel adaptados pelas concessionárias ou por oficinas, já que sua venda sempre foi proibida no país, assim como dos demais carros a diesel citados.
Quem disse que o astra 2.4 não foi vendido no Brasil. O Vectra C mais conhecido no mundo inteiro com astra H foi vendido com motor 2.4 de 150cv automático de 4 marchas