Automobilismo

Audi na F1: marca confirma entrada no grid a partir de 2026

Após anos de especulações, enfim a entrada da Audi na F1 é oficial e com direito a motor próprio movido a combustível sintético

Fórmula 1 da Audi [divulgação]
Fórmula 1 da Audi [divulgação]

A entrada da Audi na F1, enfim, é oficial. Após diversas especulações, e até mesmo um posicionamento oficial dos chefões do grupo Volkswagen, agora de fato a chegada da marca das quatro argolas à categoria é real. A partir de 2026, a montadora estará presente no grid como fornecedora de motores, desenvolvendo o seu próprio conjunto híbrido.

Esta será a primeira participação da Audi na categoria. Desde que a Auto Union foi comprada pela Volkswagen nos anos 1960, e a Audi foi refundada como marca premium do grupo alemão, nunca houve uma participação da companhia na principal categoria do automobilismo.

Entretanto, a Audi tem um legado imenso em outras categorias. Se hoje diversos supercarros contam com tração integral, é graças ao sistema quattro da marca, que foi desenvolvido para as provas de rally nos anos 1980. Algumas décadas depois, nos anos 2000, a marca das quatro argolas se tornou uma das maiores vencedoras das 24 Horas de Le Mans, com 13 vitórias. Para se ter uma ideia, a Ferrari tem 9 triunfos nesta prova.

Fórmula 1 da Audi [divulgação]
Fórmula 1 da Audi [divulgação]

Audi na F1 via Sauber?

Segundo o comunicado divulgado pela Audi, as novas regras para os motores da F1 contribuíram para a decisão da marca de entrar na Fórmula 1. Afinal, a partir de 2026 os motores terão que queimar um combustível sustentável e sintético, que é justamente uma das apostas da Audi para o futuro do automóvel.

Além disso, os motores elétricos serão mais potentes nos bólidos a partir de 2026, aumentando a sua importância no conjunto híbrido. Esses novos fatores atraíram a marca alemã, que selou a sua entrada na categoria. Inicialmente, o anúncio é que a montadora irá apenas fornecer motores. 

Fórmula 1 da Audi [divulgação]
Fórmula 1 da Audi [divulgação]
Porém, isso pode ser um pouco diferente. Alguns rumores apontavam que a Audi compraria alguma equipe. E pouco depois do anúncio da marca, a Alfa Romeo disse que irá encerrar a sua parceria com a Sauber no fim de 2023. Dessa forma, o time suíço voltaria a ter o seu nome tradicional e poderia se associar a uma nova marca. Que, no caso, pode ser sim a Audi.

No momento, não há nada oficial neste sentido. Porém, às vezes na Fórmula 1 basta ligar alguns pontos para compreender o que está acontecendo nos bastidores. Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos para sabermos como será a operação da Audi na F1.

>> Audi terá conceito que mistura R8 com SUV

>> Porsche 911 GT3 RS chega ao Brasil por R$ 1.769.000

>> Porsche e Audi serão as próximas estrelas da Fórmula 1