Automobilismo

Verstappen vence GP do México e faz história outra vez

Absoluto no ano, Verstappen dominou mais uma prova e não foi ameaçado em nenhum momento na corrida mexicana

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]

O domínio de Max Verstappen no GP do México na tarde de ontem foi ofuscado pela disputa eleitoral no Brasil, mas o feito histórico do piloto não pode passar em vão. Vencedor na pista mexicana, o bicampeão do mundo quebrou o recorde de vitórias em uma única temporada, atingindo os 14 triunfos neste ano.

Dessa forma, ele supera as marcas da dupla alemã Schumacher e Vettel, que eram os recordistas anteriores com 13 vitórias para cada – Michael em 2004 e Sebastian em 2013. 

E o triunfo de Verstappen foi um dos mais tranquilos do ano. Largando da pole, o holandês até foi pressionado pelos carros da Mercedes nos primeiros metros, mas logo conseguiu impor um ritmo mais forte, graças ao desempenho de seu carro de dos pneus macios. Hamilton, o segundo, utilizava os compostos médios, na tentativa de ter uma estratégia diferente.

De fato, Red Bull e Mercedes estavam com estratégias distintas. Os taurinos largaram de macio e depois trocaram pelos médios, fazendo apenas uma parada. Já os alemães trocaram os médios pelos duros na janela de pits de Hamilton e Russell, apostando em uma segunda parada dos carros da Red Bull.

Sérgio Pérez [divulgação]
Sérgio Pérez [divulgação]
O problema é que esta nova entrada nos pits não aconteceu, e os compostos duros rendiam menos do que o previsto, o que fez Verstappen abrir boa distância para Hamilton, enquanto Pérez, em terceiro, não conseguia chegar no carro do heptacampeão, mas ao menos não era ameaçado por Russell.

Enrosco de Tsunoda e abandono de Alonso

Enquanto a corrida foi bem tranquila para os ponteiros, a situação no pelotão intermediário foi mais agitada, mas não muito. Na 50ª volta, Ricciardo e Tsunoda se estranharam e o japonês levou a pior, tendo que abandonar após voltar aos boxes após seu carro saltar. 

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]
Já o piloto da McLaren foi considerado o culpado pelo toque e levou uma punição de 10 segundos, mas conseguiu chegar em sétimo e recebeu o prêmio de piloto do dia. Nas voltas finais, Fernando Alonso viu o motor de seu Alpine falhar e precisou abandonar, ficando revoltado com a quebra.

A Ferrari foi uma grande decepção na corrida, ficando em quinto e sexto com Leclerc e Sainz, respectivamente. Com isso, Charles perdeu o segundo lugar no campeonato para Pérez, e a Ferrari já vê a Mercedes se aproximar na briga pelo vice-campeonato de construtores. Veja a classificação completa da corrida aqui.

>> 5 carros que sofrem bullying com apelidos maldosos dados pela internet

>> Especial Halloween: 5 carros mais assustadores vendidos no Brasil

>> Porsche Cayenne se cuide: Ferrari lança o SUV Purossangue