Na vida, as mudanças são constantes. Mas será que é possível conquistar clientes de caminhonetes médias, acostumados às marcas tradicionais? Depois da JAC com a Hunter e da BYD com a híbrida plug-in Shark, agora é a vez da Great Wall Motors (GWM) estrear em nosso mercado com a Poer P30 em duas configurações.
O utilitário médio do fabricante chinês foi exibido ao público no Festival Interlagos, realizado de 12 a 15 de junho em São Paulo, e agora inicia suas vendas a partir de hoje com preços promocionais de R$ 240 mil para a versão topo de linha Exclusive e R$ 220 mil para a Trail. A partir de 20 de setembro, os valores sobem para R$ 260 mil e R$ 240 mil, respectivamente.
O preço competitivo coloca a GWM Poer P30 na mesma faixa da JAC Hunter, vendida entre R$ 239.900 e R$ 264.900, e da Fiat Titano, que neste ano ganhou o motor 2.2 Multijet aliado à caixa automática de oito marchas (200 cv e 45,9 kgfm), oferecida entre R$ 233.990 e R$ 285.990.

A GWM, no entanto, não é novata no segmento de picapes. A marca já comercializou mais de 2,65 milhões de unidades em todo o mundo e detém 50% de participação no mercado chinês. O primeiro utilitário da fabricante foi a Deer, lançada em 1996. Desde então, a linha Poer lidera o segmento na China há 27 anos consecutivos.
As armas da GWM Poer P30 para encarar as rivais
Com 5,41 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos, a GWM Poer P30 é maior que a Fiat Titano (5,33 m e 3,18 m de entre-eixos), supera a Ford Ranger Limited 3.0 V6 em comprimento (5,35 m) e também leva vantagem sobre a Toyota Hilux cabine dupla no entre-eixos (3,08 m).
As dimensões são um ponto-chave da caminhonete, que exibe um design limpo e equilibrado. Mas quem compra uma picape média também olha para a caçamba: são 1.248 litros de capacidade volumétrica, suportando até 1.010 kg na versão Exclusive e 1.018 kg na Trail. O acesso é facilitado pela tampa com amortecedores, que permite abertura com apenas uma mão, além de oferecer travamento automático.


Essa volumetria posiciona a Poer P30 em patamar competitivo frente a rivais tradicionais. A Ford Ranger XLS 2.0 Diesel 4×4 (R$ 281.990) leva 1.250 litros e 1.037 kg; a Toyota Hilux STD Power Pack AT Cabine Dupla (R$ 288.990), 1.000 litros e 1.000 kg; a Chevrolet S10 WT AT (R$ 296.490), 1.061 litros e 1.122 kg; e a Fiat Titano Ranch (R$ 285.990), 1.109 litros e 1.020 kg.
Interior da GWM Poer P30
Na cabine, a versão Exclusive repete a proposta do exterior: sem exageros, mas com boa qualidade construtiva, materiais corretos e arremates bem executados. A posição de dirigir é facilmente ajustável, graças aos bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos para motorista e passageiro, além de aquecimento e ventilação.
A visibilidade é favorecida pela ampla área envidraçada e pelos retrovisores bem desenhados. O painel combina quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas e multimídia de 14,6 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Os comandos estão bem posicionados e a alavanca seletora do câmbio automático de nove marchas remete às manetes de aviões de caça.


Atrás, o espaço para pernas e joelhos é generoso, e o assento pode ser elevado para facilitar o transporte de objetos volumosos. O entre-eixos de 3,23 m supera Hilux (3,08 m), S10 (3,09 m) e Titano (3,18 m), mas fica atrás da Ranger (3,27 m), atual referência entre as médias.
Sob o capô
Em um segmento onde a potência de 200 cv virou referência, a GWM Poer P30 foge à regra. O motor 2.4 turbodiesel, combinado ao câmbio automático de nove marchas, entrega 184 cv e 48,9 kgfm. Mais do que números, o destaque está na experiência ao volante.
A mecânica surpreende pelo baixo nível de vibração e pelo silêncio de funcionamento. A transmissão atua de forma eficiente, com trocas rápidas que favorecem retomadas de velocidade. O desempenho é suficiente: 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

Segundo a GWM, o torque começa a aparecer a 1.000 rpm e atinge o máximo já em 1.500 rpm. O consumo declarado pelo Inmetro é de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, com autonomia de 740 km em uso urbano e até 820 km em rodovias.
GWM Poer P30 e o contato com o solo
A experiência de condução é beneficiada pela direção elétrica leve ao esterço e pela suspensão, que combina arquitetura independente de duplos braços na dianteira e eixo rígido com molas semi-elípticas na traseira, calibrada para as condições brasileiras. O acerto firminho lembra a Ranger de gerações passadas, oferecendo um bom controle de carroceria sem comprometer o conforto.
Na versão Exclusive, as rodas são de 19 polegadas com pneus 265/55. A picape pode rebocar até 3.100 kg com freio e conta com tração 4×4, modos 2H, 4H e 4L, além de bloqueio do diferencial traseiro. Os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica, entregando acionamento progressivo e eficiente.

Em segurança, a GWM Poer P30 Exclusive não decepciona: seis airbags, detecção de ponto cego, assistente de farol alto, centralização de faixa, alerta e frenagem de tráfego cruzado, frenagem autônoma em baixa velocidade, controle inteligente de velocidade, alerta de colisão traseira e monitoramento de distância de estacionamento.
Veredicto
A GWM Poer P30 tem atributos consistentes para disputar espaço no segmento de caminhonetes médias. O porte avantajado, o rodar silencioso, a boa lista de equipamentos e o preço competitivo tornam a picape uma opção atraente frente às rivais tradicionais.
Se a missão é fomentar a concorrência, a GWM fez uma aposta acertada com a Poer P30. Resta saber se o consumidor brasileiro estará aberto a novas marcas ou seguirá fiel a Chevrolet, Fiat, Ford, Nissan e Mitsubishi, por exemplo. O fato é que a Poer P30 tem mais qualidades do que defeitos — e argumentos de sobra para incomodar as rivais do segmento de caminhonetes médias. A garantia é de dez anos.


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