Honrar legados não é para qualquer um, ainda mais no mundo automotivo. O Volkswagen Gol conseguiu fazer isso quando substituiu o Fusca. O Fiat Argo tenta até hoje chegar no lugar que o Palio conquistou. Já o Chevrolet Onix não somente superou o legado deixado pelo Corsa como criou o seu. Seria então o novo Peugeot 208 aquele que finalmente trará a marca de volta aos tempos do 206?
Mais do que isso: o Peugeot 208 de segunda geração é finalmente a revolução que a PSA precisa e promete? Ao menos em questão de expectativa é possível dizer que nunca um carro francês na história do Brasil foi tão esperado quanto ele.
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Padrão europeu
Existe um local no qual o Peugeot 208 é verdadeiramente um ponto muito fora da curva de outros compactos: o interior. A cabine tem acabamento excelente, visual de carro conceito e muita tecnologia. É um jeito da marca francesa tentar justificar o preço alto.
As versões mais caras do novo 208 trazem faixa macia ao toque imitando fibra de carbono. Os plásticos usados são de ótima qualidade. Essa sensação de refinamento é auxiliada pelos bancos revestidos em couro, Alcântara e tecido – layout usado em carros premium.
Com o novo 208, a Peugeot quer colocar seu posicionamento global aqui no Brasil. Ela quer ficar um patamar acima das marcas generalistas, mas um abaixo das premium. Bastante parecido com o que o posicionamento da Jeep. E o 208 consegue transmitir isso.
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Só quem viveu sabe
As melhores fotografias e vídeos não são capazes de reproduzir de verdade o efeito 3D do painel de instrumentos do 208. Ele tem realmente sensação de profundidade como um painel tradicional. É vistoso, com boa quantidade de informações e tela rápida.
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Isso se traduz em um volante menor, achatado, esportivo e com bom revestimento de couro. A pegada é excelente, instigando uma condução mais animada. Requer costume e nem todos conseguirão se adaptar, vale ressaltar.
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Ela tem funcionamento rápido e utilização bastante intuitiva. O pênalti vai para o ar-condicionado digital, presente em menu da central multimídia e que exige sair do Android Auto ou Apple CarPlay para ser operado.
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Heranças e perseveranças
Da primeira geração do Peugeot 208, o novo modelo herdou a posição baixa de dirigir, mas que permite uma boa quantidade de ajustes. Volante regula em altura e profundidade em uma escala larga, assim como o banco – layout que permite a todos os tipos de motorista dirigir o 208 com conforto.
O problema é o espaço traseiro. É o hatch mais espaçoso da história dos Peugeot família 200 e alguma coisa, mas ainda assim é apertado. O espaço para a cabeça fica justo para pessoas mais altas. Ao menos o belíssimo teto panorâmico diminui a sensação de claustrofobia. E o 208 herdou lá do 206 as hastes de comando e do piloto automático.
Outro ponto que 206 e 208 têm em comum é a incrível habilidade de fazer pescoços virarem na rua. Seu avô 206, lançado no finalzinho dos anos 1990, era um refresco no mercado com seu design ousado e chamativo. Ele deve estar orgulhoso do neto.
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Suficientemente suficiente
Quando a Peugeot anunciou que a nova geração do 208 não seria equipada com o tão desejado motor 1.2 três cilindros turbo no Brasil, foi um grande balde de água fria. Afinal, os reis do segmento, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, além do VW Polo que é referência, são todos turbo.
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Se na ficha técnica ele não empolga, na prática, no entanto, a coisa muda. O Peugeot 208 não tem aquele soco e agilidade dos motores três cilindros turbo, mas é suficiente para ele. Não é um carro manco e não parece faltar potência, mesmo em retomadas.
Admito que queria um turbo debaixo do capô, mas me surpreendeu ao ver que o 1.6 era suficientemente suficiente para ele. Tal qual outros modelos da PSA, um dos grandes trunfos do 208 é o excelente câmbio automático de seis marchas.
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Em um carro manual na estrada, você às vezes pode pisar um pouco mais no acelerador só para ganhar mais velocidade, sem necessariamente reduzir uma marcha. O 208 entende isso e não joga para quarta ou quinta como seus concorrentes diretos fazem.
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É ok para um modelo de seis marchas, mas o isolamento acústico excelente no interior permite que o silêncio a bordo permaneça.
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Potencial para mais
A plataforma modular CMP do novo Peugeot 208 provou ser capaz de mais. O hatch compacto tem tempero esportivo na condução, com carroceria bastante sólida e estável nas curvas. Definitivamente, o francês tem apetite para mais e para uma potencial versão esportiva de fato. Será pedir muito ainda desejar o 208 1.2 THP? Ou com motor Firefly turbo da Fiat?
Junte a isso o já mencionado volante pequeno com a assistência elétrica da direção calibrada na medida. Ela é leve nas manobras e em circuitos urbanos, enquanto na estrada é dura como uma pedra.
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Veredicto
O Peugeot 208 Griffe custa mais caro do que deveria e não tem motor turbo como o esperado. Mas ele é aquele tipo de carro que verdadeiramente é compreendido quando usado. O motor 1.6 da conta suficientemente do recado e o preço alto é justificado por uma lista de itens de série e acabamento que os rivais passam muito longe de ter.
Nesse sentido, é inegável que o Peugeot 208 honra o legado do 206, apaga o estrago feito pelo 207 e finalmente coloca um holofote sobre o nome 208, o qual seu antecessor nunca conseguiu. É um novo nível de hatch compacto e que pode finalmente tirar a Peugeot do ostracismo.
Portanto, basta vencer o infundado preconceito com carros franceses e que a má impressão inicial da falta do motor turbo seja perdoada.
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Ate parece vendedor da Peugeot querendo convencer a compra mesmo sendo caríssimo.
Se esta é a ¨nova Peugeot¨ fico imaginando se continuasse a velha.
Beleza não poe na mesa, a muitas variantes além disso como preços das revisões, numero de concessionarias e peças em estoque, sem falar que para buscar a confiança do consumidor a garantia deveria ser de 5 anos e não 3 como divulgado.