Dentro do grupo Stellantis, todas as marcas atuantes no Brasil, exceto a Ram, tem um SUV compacto (ás vezes dois). A Fiat ataca com Pulse e Fastback, a Peugeot tem o 2008, enquanto a Jeep vem com o Renegade e a Citroën agora tem C4 Cactus e C3 Aircross. Só que no custo-benefício, Jeep Renegade Sem Nome e Citroën C4 Cactus THP se destacam.
Coincidência ou não, os dois modelos tem preços bem próximos, lista de equipamentos semelhante, mas proposta totalmente diferente. Só que vale mais levar a versão de entrada do Jeep Renegade, que nem nome tem, ou o Citroën C4 Cactus topo de linha, que anda um tanto quanto esquecido do mercado? Hora de comparar os dois.
THP vs T270
Tanto o Renegade, quanto o Cactus THP figuram entre os SUVs compactos mais fortes do Brasil. O Citroën tem o 1.6 THP quatro cilindros turbo de 173 cv e 24,5 kgfm de torque. Já o Jeep usa o novo 1.3 T270 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ambos usam câmbio automático de seis marchas, mas na tocada, a diferença é absurda.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editeduj-750x450.jpg)
Primeiro porque há uma distância de 254 kg entre eles: o Renegade é parrudo e pesado, marcando 1.468 kg na balança contra 1.214 kg do Cactus. Isso faz com que o 0 a 100 km/h do modelo francês seja 11,5% mais baixo do que o do modelo americano (7,7 segundos contra 8,7 segundos).
E isso se reflete também no consumo, onde todos os resultados do Renegade são piores. Ele marca 11 km/l na cidade com gasolina e 12,8 km/l na estrada com o mesmo combustível, contra 11,7 km/l e 13,4 km/l do rival. Já com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l no Renegade contra 8,2 km/l e 9,5 km/l no Cactus.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_edited5-750x450.jpg)
Hatch médio vs SUV compacto
Em questão de números, a vitória do C4 Cactus THP é clara, mas no comportamento também. Ele é mais ágil, mais gostoso de dirigir. Se comporta verdadeiramente como um hatch médio com salto alto, mas sem que isso comprometa sua aptidão para curvas e agilidade de outra categoria.
Já o Renegade Sem Nome é claramente um SUV. Muito parrudo, ele deixa claro onde o peso extra está. A absorção de impactos em asfalto ruim é nítida, assim como ele aguenta passar por uma lombada sem frear, ao contrário de seu rival. Ele encara bem uma estrada de terra, sem dificuldade, algo que o Citroën detesta.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editeday-750x450.jpg)
Por isso, fica nítido o acerto mais confortável de suspensão e direção do Renegade contra a pegada mais esportiva e ágil do Cactus. A assistência de volante é elétrica em ambos, mas o Citroën deixa as coisas mais firmes em velocidade alta do que o rival, o que deixa a tocada mais prazerosa.
De topo vs de entrada
O Cactus é apresentado na versão topo de linha THP Shine Pack de R$ 129.990 enquanto o Renegade é o Sem Nome de entrada por R$ 118.290. E esse posicionamento totalmente oposto revela-se na lista de equipamentos.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editedauy-750x450.jpg)
Os dois são equipados com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luz diurna de LED, indicador de fadiga, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado e vidros elétricos com função um toque em todas as portas.
A lista de itens compartilhada segue com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático, limitador de velocidade, volante com ajuste de altura e profundidade, alarme, apoio de braço central, rodas de liga-leve de 17 polegadas e retrovisores com ajuste elétrico.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_edited54-750x450.jpg)
O Renegade Sem Nome tem poucos itens a mais do que o Cactus, especificamente: cinto com regulagem de altura, start-stop, freio de mão elétrico, alça de segurança no teto, sistema de permanência em faixa e faróis full-LED. Já o C4 traz ar-condicionado digital, farol com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor fotocrômico, chave presencial, sensor de ré, bancos e volante revestido em couro e luz de neblina.
Vale lembrar também que o Jeep Renegade Sem Nome é a única versão do SUV com apenas um ano de garantia, enquanto as demais repetem o tempo de cobertura do Cactus, que é de três anos.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editedg9-750x450.jpg)
Plástico vs soft touch
Se na lista de equipamentos, o C4 Cactus THP deixa o Renegade Sem Nome para trás, no interior o jogo vira. O Jeep é bem mais refinado, contando com toda parte superior do painel revestida em material macio, além de maior porção de tecido nas portas. Os bancos não são revestidos em couro, mas o tecido tem mais qualidade que o material usado no rival.
A questão de montagem também dá ao Jeep nítida vantagem, ele é mais cuidado, com plásticos de melhor qualidade quando há. O conforto dos bancos também é superior, sendo os do Citroën desconfortáveis depois de longas distâncias. Mas o espaço é ruim em ambos, sendo o do Renegade menos pior.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editedty-750x450.jpg)
Os dois são SUVs bem apertados, tendo o espaço traseiro bem restrito. O do Cactus é mais apertado, tanto para as pernas, quanto cabeça e ombros. No Renegade, a área envidraçada ajuda a ter uma sensação de amplitude melhor. Na frente, o Jeep, por ter para-brisa mais reto e painel maior, também parece mais convidativo.
Já em porta-malas, há empate de volume, mas não de uso. Ambos levam 320 litros, mas o bagageiro do Renegade é melhor aproveitado pois a tampa do porta-malas vai até a base do espaço de cargas. O do Cactus é mais fundo e de difícil acesso. Além disso, os materiais usados no Jeep também são de nítida qualidade superior até lá atrás.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs-Citroen-C4-Cactus-THP_edited-750x450.jpg)
Veredicto
Na categoria dos SUVs compactos, Citroën C4 Cactus THP e Jeep Renegade Sem Nome são verdadeiras pechinchas. Mas o fato de que o Jeep vem em versão de entrada contra o Citroën na topo de linha pesa contra, já que a lista de itens de série do francês é mais recheada. A favor dele também está o fato de andar mais e ser mais econômico.
Contudo, o Renegade é um carro mais refinado, mais robusto, com interior levemente mais espaçoso, porta-malas melhor aproveitado e mais de R$ 10 mil mais barato. Em suma, o Renegade vence o comparativo por se encaixa em quem busca um SUV de verdade e um carro mais refinado, além de ter forte vantagem no preço. Agora, se quer um carro mais divertido de dirigir, não liga tanto para espaço interno ou acabamento bom, o Cactus é uma boa escolha.
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editedsa-750x450.jpg)
Entre o Jeep Renegade Sem Nome e o Citroën C4 Cactus THP, qual você levaria para casa? Conte nos comentários.
>>Citroën C4 Cactus THP te engana até ser dirigido | Avaliação
>>Jeep Renegade sem nome é o SUV custo-benefício | Avaliação
>>Hyundai Creta Limited é bom, mas não é a melhor versão do SUV | Avaliação
![Jeep Renegade Sem Nome vs Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Jeep-Renegade-Sem-Nome-vs_editedee-1200x719.jpg)

Se fosse comprar um dos dois certamente seria o C4 Cactus por ser um hatch médio de salto alto (que eu já faria baixar). O C4 Cactus com uma altura de solo decente (tipo uns 15 cm em vez de 22,5 cm originais) deve ficar muito mais bonito.
Como proprietário de um Renegade, pegaria outro Renegade, SEM DÚVIDA.
Só o Renegade tem…
O DESIGN Renegade
O ACABAMENTO Renegade
A ROBUSTEZ Renegade
O NÍVEL DE EQUIPAMENTOS Renegade
O PORTE SUV RAIZ
O ESTILO SUV RAIZ
A SUSPENSÃO ROBUSTA E, AO MESMO TEMPO CONFORTÁVEL
A MARCA JEEP
Que comentário sojado, cruz credo.
Duas bombas em manutenção a longo prazo. Se for para ficar por uns 2 anos e passar para frente, pega qualquer um. Ser for para ficar mais tempo, pega o Renegade que desvaloriza menos e vai encontrar as peças com mais facilidade.
Motor THP tem o bloco resistente, mas sofre muito com nossa gasolina é bucha atrás de bucha depois dos 40.000 km
Usou etanol no THP é pedir para visitar o mecânico com frequência.