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Atualizações e ajustes técnicos!

Chevrolet Onix 2026 chega repaginado, mas a famosa correia banhada a óleo continua | Impressões

O Chevrolet Onix 2026 chega com visual renovado, novidades técnicas e de conforto, mantendo a correia banhada a óleo

6 min de leitura

Às vezes, perdemos a noção do tempo e a vida passa rápido igual a um sopro. Parece que foi ontem, mas o Chevrolet Onix deu as caras em 2012, com a segunda geração chegando em 2019. Desde então, o compacto colecionou séries especiais como Lollapalooza, a esportivada Effect, além da aventureira Activ e da Midnight na carroceria sedan.

Só que agora, a linha 2026 do Onix e do Onix Plus traz atualizações estéticas, técnicas, de conforto térmico e equipamentos inéditos, mantendo sob o capô o motor tricilíndrico, naturalmente aspirado ou turbo, da família CSS Prime, com correia banhada a óleo, e ambas as carrocerias sustentadas pela arquitetura GEM (Global Emerging Markets).

Duas soluções com propostas diferentes, mas que entregam uma condução coerente com sua vocação, graças ao conjunto formado pelo motor de três cilindros 1.0 sobrealimentado com turbo e o câmbio automático de seis marchas, que no Chevrolet Onix RS rende até 115 cv e 16,8 kgfm de torque em ampla faixa entre 2.000 e 4.500 rpm quando abastecido com etanol.

Chevrolet Onix RS vermelho 2026 de traseira parado na grama
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Apesar do visual sugestivo e invocado, o Chevrolet Onix RS não é um canhão. O ponto-chave está na condução esperta desde os baixos giros, aliada ao trabalho eficiente da caixa automática, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos (relação peso-potência de 9,62 kg/cv), alcançando 180 km/h de velocidade máxima.

Correia banhada a óleo mantida no Chevrolet Onix 2026

Uma das polêmicas envolvendo o Chevrolet Onix foi a correia banhada a óleo do motor de três cilindros 1.0, que foi mantida na linha 2026 do hatch e do sedan. Segundo o fabricante, no Brasil, os problemas identificados ocorreram em casos pontuais de falta de manutenção ou uso de lubrificantes fora da especificação do fabricante.

A correia recebeu uma nova formulação química, revestida em teflon e reforçada com fibra de vidro, tornando-se mais resistente a contaminantes presentes em óleos de baixa qualidade ou fora da especificação. O óleo sintético recomendado deve atender à especificação Dexos-1 e ter viscosidade 0W20. De acordo com a Chevrolet, a garantia da correia é de 240.000 km.

Motor 1.0 turbo do Chevrolet Onix RS 2026
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Aliás, o preço médio do lubrificante no mercado fica em torno de R$ 90 por litro. A marca afirmou que nenhum caso de rompimento da correia foi registrado, algo que poderia causar danos graves ou até a condenação do motor CSS Prime em situações extremas. Para quem deseja adquirir uma unidade usada, é recomendada uma inspeção, e a nova correia pode ser instalada no modelo antigo.

Chevrolet Onix tem novo visual

A solução da correia banhada a óleo não é a única novidade da linha 2026. Todas as versões passaram por um verdadeiro banho de loja. No Onix RS, as mudanças aparecem principalmente na dianteira redesenhada, com traços horizontalizados que se combinam à nova grade do radiador, ao para-choque reformulado e aos faróis full LED, que proporcionam 60% mais eficiência na iluminação em relação ao modelo anterior.

Construído sobre a arquitetura GEM, o Chevrolet Onix RS mede 4,16 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O porta-malas oferece capacidade volumétrica de 303 litros. No Onix Plus, o entre-eixos é de 2,60 m e o porta-malas comporta 500 litros, para comparação. Um charme à parte da configuração RS é a asa instalada na porção superior da tampa do porta-malas.

Ao abrir a porta, a cabine recebe bem os ocupantes. Uma novidade é o Cockpit Virtual, com quadro de instrumentos digital de oito polegadas integrado ao multimídia de 11 polegadas — estilo já adotado na Spin, no Tracker, na Montana e em modelos de segmentos superiores, como o SUV 100% elétrico Equinox EV.

Outra mudança foi pensada no conforto térmico dos até cinco ocupantes. A nova geometria dos dutos do ar-condicionado reduziu perdas por turbulência, resultando em até 30% mais rapidez no resfriamento e uma redução de até 5ºC na sensação térmica nos primeiros minutos de uso. Além disso, os bancos ficaram mais confortáveis, com espumas mais macias, suporte lombar aprimorado e revestimentos mais flexíveis.

Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Dinâmica bem acertada

Melhor climatizado e com a correia banhada a óleo solucionada, o Chevrolet Onix RS continua bom de chão. O conjunto adota suspensões McPherson à frente e eixo de torção atrás, com funcionamento suave. As rodas de liga leve de 16 polegadas escurecidas calçam pneus 195/55, cujo perfil 55 ajuda na absorção das irregularidades ou dos remendos do asfalto.

A calibração do conjunto foca no conforto, sem comprometer o desempenho em curvas. Há pouca movimentação de carroceria em curvas contornadas rapidamente, assim como a transferência de cargas entre os eixos é baixa em frenagens bruscas. Aliás, o sistema de freios emprega discos ventilados à frente e tambores atrás.

Chevrolet Onix RS vermelho 2026 de traseira parado na grama
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Outra característica ao volante do Onix RS é a direção progressiva assistida eletricamente, leve ao esterço em baixas velocidades e com peso adequado acima de 80 km/h. Não há borboletas atrás do volante; as trocas sequenciais são feitas pelo botão na lateral da alavanca seletora de marchas. Outro aprimoramento está ao trafegar na cidade.

Afinal, o novo ângulo de ataque de 18º (antes 14º) evita raspadas em lombadas ou valetas. A altura em relação ao solo permanece inalterada, sendo o efeito obtido apenas com o novo desenho do para-choque dianteiro do Onix e do Onix Plus. Já falando do consumo de combustível, o Chevrolet Onix RS quando abastecido com etanol, faz 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada; com gasolina, os números são 13,7 km/l e 17,7 km/l, respectivamente. Na prática, registramos 18,9 km/l em rodovia.

Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

O Chevrolet Onix RS mudou pontualmente e, ao que tudo indica, corrigiu o problema da correia banhada a óleo com nova formulação e recomendação do óleo Dexos-1 de viscosidade 0W20. É um carro com visual esportivo, consumo interessante na cidade e na estrada, dirigibilidade coerente com sua proposta.

Com design invocado, exibindo até asa na tampa do porta-malas, a configuração RS parte de R$ 130.190. É uma recomendação para os consumidores que gostam da dirigibilidade dos carros da Chevrolet, além de oferecer uma cabine bem construída, adequada para solteiros, casais sem filhos ou famílias pequenas.

Chevrolet Onix RS vermelho 2026 de frente parado na grama
Chevrolet Onix RS 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O que você achou do Chevrolet Onix RS? Caso seja dono de uma versão Onix, compartilhe nos comentários a sua experiência com o compacto.


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0 comentário em “Chevrolet Onix 2026 chega repaginado, mas a famosa correia banhada a óleo continua | Impressões”

  1. Carlos

    ¨A solução da correia banhada a óleo não é a única novidade da linha 2026.”

    Isso não é uma solução, é um simples paliativo.

  2. Wolmar Gonçalves Magalhaes

    É só usar o óleo especificado. As pessoas querem economizar alguns reais colocando óleo mais barato, depois reclamam. Se não fosse seguro o fabricante não daria 5 anos de garantia.

    • Marco

      Onix da minha sogra, com 20.000km, somente revisado na concessionária e correia moída…

  3. Rubson

    GM não aprende com o erro… Deixei de comprar carro da marca por esse motivo.

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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