Home » Avaliação » Taos Highline vs Compass S: quem é rei dos SUVs médios? | Comparativo

Avaliação

Taos Highline vs Compass S: quem é rei dos SUVs médios? | Comparativo

Jeep Compass sempre teve vida fácil no Brasil, mas o Volkswagen Taos será o primeiro a tirar seu sossego?

8 min de leitura

Desde que foi lançado no Brasil em 2016, o Jeep Compass nunca teve um concorrente de verdade. Outros SUVs médios ou eram maiores e bem maiores do que ele, ou não tinham volume de venda para chegar aos seu patamar. Mas aí 2021 chegou e de uma vez só Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos chegaram para acabar com a festa do Compass.

A Volkswagen nunca escondeu que sua mira sempre esteve apontada para o Compass, tal qual o T-Cross tinha seu alvo marcado no Jeep Renegade. Por isso, convocamos o líder do segmento dos SUVs médios para um desafio com o estreante alemão para entender qual dos dois se sai melhor em suas versões topo de linha flex: Compass S de R$ 198.990 ou Taos Highline de R$ 181.790?

Vale ressaltar que para o comparativo foram considerados preço e itens de série da versão S flex do Jeep Compass. O modelo cedido pela Jeep era da versão Longitude que já conta com avaliação completa aqui no Auto+.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]

Recheio extra

Quem busca um SUV que encosta na faixa dos R$ 200 mil quer equipamentos. Por isso esse é o primeiro ponto em que Compass e Taos começam a se diferenciar. Para balizar equipamentos, o Volkswagen Taos Highline precisa receber teto solar opcional de R$ 5.520, o que eleva seu preço a R$ 187.905 – ainda assim, R$ 11.085 mais barato que o Jeep Compass S.

Porém, o Volks deve em equipamentos. Ele não tem alerta de mudança de faixa, som Beats, park assist, acionamento remoto do motor, auto hold, porta-malas com abertura elétrica, GPS, wi-fi e Android Auto sem fio – itens presentes no Compass.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Em contrapartida o Taos Highline tem a mais que o Comapss S sistema de vetorização de torque, além de faróis full-LED com iluminação adaptativa. A tecnologia IQ.Light da Volkswagen permite criar fachos de luz e regular automaticamente a altura da luz. Já o Jeep tem somente iluminação de LED comum, mas tem luz de neblina que o Taos não tem.

Quase premium

A maior discrepância entre Volkswagen Taos e Jeep Compass é quanto ao interior. O acabamento do SUV da Stellantis é esmerado, bem cuidado e cheio de materiais de qualidade. Já o modelo alemão está um passo além do T-Cross, que nem é referência na categoria. O Compass tem muito material macio ao toque no painel e portas, além de couro aveludado no volante.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Já o Taos tenta se virar com uma faixa de suede nas portas e no painel. Não chega a ser um acabamento ruim, mas enquanto o Jeep está quase no nível de uma marca premium quanto ao acabamento interno, o Volks não fica longe de um hatch compacto popular. Até mesmo quanto ao visual essa sensação é repetida.

Com tela flutuante de 10,1 polegadas, a central multimídia do Compass chama atenção. Ela se mescla elegantemente à faixa de couro e aos frisos de metal que circundam a porção principal da cabine. O console alto e envolvente aumenta ainda mais a sensação de qualidade percebida e de refinamento.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Já o Taos tem estilo previsível, parecido demais com Polo e T-Cross. A faixa de plástico cinza brilhante junto ao suede são os pontos de maior destaque. Mas o restante da cabine é simples e sem charme, ainda que a noite as luzes de LED configuráveis deixem as coisas mais interessantes.

Mas o Volkswagen vira o jogo quando o espaço interno entra em jogo. Os passageiros traseiros tem à disposição maior área para as pernas e também para os ombros – três ocupantes ali viajam sem reclamar. Já no Compass, o espaço é mais restrito. Ombros se entrelaçam e as pernas podem sofrer com motorista e passageiro dianteiro mais altos.

Porta-malas traz outra vantagem para o Taos: 498 litros contra 410 do Compass.

Multitarefas

Sendo as respectivas versões topo de linha de cada um deles, o Highline e o S trazem o máximo de tecnologia embarcada quanto possível. Ambos contam com piloto automático adaptativo capaz de frear o carro totalmente e voltar a acelerar ao comando do motorista. Só que o Compass tem leitor de faixa, fazendo curvas sozinho, algo que o Taos não consegue.

Ambos trazem painel de instrumentos totalmente digital, mas o do Jeep é mais completo e recheado de recursos. Quando a central multimídia, os dois tem acesso a aplicativos e internet, mas o Volks usa a rede do seu celular, enquanto o Compass tem a dele, mas é preciso pagar mensalidade.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
A tela nos SUVs tem qualidade, mas a VW Play é mais fácil de usar, intuitiva e amigável. A conexão sem fio é feita com Apple CarPlay, mas o Android Auto sem cabos existe só no Compass. Para ajudar, a Jeep ainda oferece sistema que controla o carro por celular e aceita até comandos via Alexa.

Questão de sensação

E é ao volante que as coisas começam a mudar e muito. Na ficha técnica, o Jeep Compass entrega mais que o Volkwagen Taos. São 185 cv e 27,5 kgfm de torque providos por seu motor GSE 1.3 quatro cilindros turbo. Já o estreante conta com motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Vantagem de 35 cv e 2 kgfm de torque para o Compass, porém o Taos é que anda melhor na prática. O Jeep é mais pesado (1.589 kg contra 1.420 kg) e também é mais amarrado que a Fiat Toro, por exemplo. Ambos são equipados com transmissão automática de seis marchas, vale lembrar.

O Taos desenvolve mais rápido e parece mais solto que o Compass. As retomadas são mais ágeis e velozes. Essa sensação é ampliada pela demora do Jeep em fazer as trocas de marcha quando comparado do rival. Ambos são suaves, mas as trocas são mais sentidas no Volks, o que combina com ele por ter comportamento mais esportivo (dentro do limite para um SUV).

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
A suspensão do Jeep Compass é mais macia e confortável, lidando melhor com as superfícies irregulares do asfalto. Em compensação, o Volkswagen Taos se da melhor nas curvas e é mais firminho. Em ambos a direção é macia, mas o Volks só fica boa em modo Sport, pois em normal é excessivamente leve. Já o Jeep é mais equilibrado, mas voltado ao conforto.

Em consumo, o Taos também se deu melhor: durante nossos testes ele marcou 9 km/l de média com etanol contra 8 km/l do Compass. Ambos rodaram em trechos cidade e estrada de maneira equilibrada.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

Confesso que até ver os preços de Taos e Compass, esse comparativo estava empatado. O Volkswagen tem melhor dirigibilidade, espaço interno mais farto e porta-malas maior que o Compass. Já o Jeep entrega interior bem mais sofisticado e a sensação de estar em um carro quase premium.

A grande questão que fez esse comparativo ser desempatado se chama dinheiro. Jeep Compass S e Volkswagen Taos Highline não próximos demais a ponto de que, se tivessem uma diferença de até R$ 4 mil entre eles, a escolha entre um e outro seria puramente por prioridades do gosto pessoal.

Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos vs Jeep Compass [Auto+ / João Brigato]
Mas o degrau é de R$ 11.085 a favor do estreante (mesmo equipado com teto solar que é opcional). Com isso, o Volkswagen Taos sai como vencedor desse comparativo, mostrando que a vida fácil do Jeep Compass acabou. Apesar de vencedor por aqui, o Compass ainda deve permanecer como SUV médio mais vendido do Brasil, seguido pelo Taos e pelo Corolla Cross.

>>Jeep Compass Longitude turbo é o sonho da classe média | Avaliação

>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação

>>Volkswagen Taos Highline conquista de verdade com o tempo | Avaliação

YouTube video

4 comentários em “Taos Highline vs Compass S: quem é rei dos SUVs médios? | Comparativo”

  1. hjk

    um jeep compass na fabrica da vw kkkkkkkk

    esse compass é lindo viu ja vi 2 com certeza teria um

    • Xfxbr

      Nossa, que mudança esse Compass teve por fora para você, falar que é lindo, bobão kkkk

  2. lopo

    Jeep nunca mais !! teve um renegade 2017 varios plobemas deveria ser banida no brasil mas não quero vw quero nenhum

    que os vagabundos compre prefiro meu citroen

  3. Eddie

    Enquanto o Taos não tiver oferta de versão turbodiesel o domínio será todo Compass.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar