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O bisturi entrou em ação!

Fiat Fastback 2026 ganha nova cara, mas virou um híbrido de verdade? | Impressões

Assim como o Pulse, o Fastback também ganhou um novo visual e, finalmente, teto solar. Agora, o SUV cupê da Fiat virou um híbrido de verdade?

7 min de leitura

A Fiat tem sido ágil em captar as tendências do mercado. Quando percebeu o crescente interesse dos consumidores pelos SUVs-cupês, revelou o conceito Fastback durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018 — o modelo de produção chegou quatro anos depois, em 2022. Desde então, mais de 100 mil unidades foram produzidas no Polo Automotivo Stellantis, em Betim (MG).

Embora sua produção tenha se baseado no sedan Cronos, e não na plataforma da picape intermediária Toro como sugeria o conceito, o Fiat Fastback precisava evoluir. E a atualização veio! Afinal, a linha 2026 chega com mudanças visuais e de equipamentos, adotando traços mais retos inspirados no novo Uno/Grande Panda.

A principal renovação aparece na dianteira: o novo para-choque, a grade redesenhada com elementos verticais e a porção inferior frontal com formas quadradas deram um novo olhar e modernizaram o SUV cupê da Fiat. Ao contrário do que possam imaginar, as entradas verticais de ar nas extremidades são funcionais e auxiliam na passagem de ar favorecendo a aerodinâmica.

Com para-choque traseiro alterado, mas, sutilmente, o comprimento do Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex passou de 4,42 m para 4,44 m. As demais dimensões revelam 1,89 m de largura (com os espelhos retrovisores), 1,54 m de altura e entre-eixos de 2,53 m.

Novo Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex  2026 branco parado de lateral na pista
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex 2026 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O que mais mudou no Fiat Fastback 2026?

A silhueta manteve o caimento suave do teto, enquanto as rodas adotaram um novo desenho. Na versão Impetus T200 Hybrid Flex, elas são de 18 polegadas, com pneus 215/45 fornecidos pela Continental, homologados para até 210 km/h (índice de velocidade H).

Outra novidade está nos arcos de rodas pintados na cor da carroceria nas versões Impetus Turbo 200 Hybrid Flex (R$ 167.990), Limited Edition Turbo 270 Flex AT (R$ 171.990) e Abarth Turbo 270 Flex AT (R$ 177.990). Já nas versões Turbo 200 Flex AT (R$ 119.990) e Audace Turbo 200 Hybrid Flex AT (R$ 159.990), os plásticos permanecem aparentes.

Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex parado de traseira na pista
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A linha 2026 mantém os motores Turbo 200 (1.0) e Turbo 270 (1.3), com as mesmas transmissões: continuamente variável (CVT) com sete marchas simuladas no primeiro, e automática de seis velocidades no segundo. O Turbo 200 entrega até 130 cv e 20,4 kgfm (etanol), enquanto o Turbo 270 oferece 176 cv na versão Limited e 185 cv na Abarth — ambos com 27,5 kgfm.

Interior do Fiat Fastback 2026

As melhorias, porém, não se restringem à carroceria: a cabine também recebeu atualizações. Ao abrir a porta, o interior do Fiat Fastback é bem construído, com fácil ajuste da posição de dirigir. Os bancos proporcionam bom conforto tanto na dianteira quanto na traseira devido ao emprego de espumas com densidade macia.

De série, a versão Impetus Turbo 200 Hybrid Flex mostra o quadro de instrumentos digital de sete polegadas com indicador de fluxo de energia, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, revestimentos em couro no volante, bancos e agora nos painéis de portas frontais, carregador por indução, teto bicolor, retrovisor interno fotocrômico e retrovisores externos com rebatimento.

Apesar disso, a plataforma MLA garante 2,533 m de entre-eixos e limita o espaço para pernas e joelhos na segunda fileira — semelhante ao Pulse, com seus 2,532 m. Pessoas mais altas também podem raspar a cabeça no teto, por causa do caimento suave do teto. Em compensação, há saídas de ar dedicadas para os passageiros traseiros portas USB para realizar o carregamento de gadgets.

Em segurança, o SUV cupê da Fiat oferece assistente de manutenção em faixa (com atuação que poderia ser mais suave), sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico, faróis de LED e função Auto Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal do freio).

Entre os opcionais, estão o alerta de ponto cego e pacote de serviços Connect Me (R$ 3.990), bancos em couro ecológico claro (R$ 1.340) e o tão aguardado teto solar panorâmico fixo, com cortina elétrica (R$ 4.990) — novidade que já estava disponível no Pulse. O porta-malas de 516 litros segue como um dos trunfos do SUV cupê da Fiat possibilitando levar com folga as bagagens.

Híbrido-leve?

Nosso primeiro contato com o Fastback Impetus Turbo 200 Hybrid Flex AT ocorreu em um test-drive entre São Pedro (SP) e o autódromo Race Ville, em Brotas (SP). É preciso reconhecer o mérito da Fiat ao desenvolver, no Brasil, um sistema híbrido-leve compatível com etanol e gasolina.

Ainda assim, o sistema MHEV (mild hybrid) do Fiat Fastback não traciona as rodas: ele atua apenas como auxilio para reduzir consumo e emissões de poluentes. A tecnologia, já presente também nos Pulse Audace (a partir de R$ 131.990) e Impetus Turbo 200 Hybrid (iniciais R$ 146.990), se diferencia dos sistemas da Toyota — como nos modelos Corolla e Corolla Cross — que conseguem movimentar o carro apenas com eletricidade em alguns momentos.

Fiat Fastback 2026 branco do alto parado de frente
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Mas há benefícios. O sistema do Fastback diminui o esforço no acelerador e mantém o motor operando em rotações mais baixas, contribuindo para o consumo urbano de 12,6 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol. Na estrada, os números sobem para 13,9 km/l e 9,8 km/l, respectivamente, segundo os dados do Inmetro.

Para compara, a versão T200 sem eletrificação tem consumo urbano de 12,1 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol); em rodovias, faz 14,3 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol), de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Detalhe da nova grade do Fiat Fastback 2026
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex [Divulgação]

Ao volante

O motor 1.0 turbo de três cilindros entrega até 130 cv e 20,4 kgfm, garantindo bom desempenho. Embora acima dos 120 km/h, ruídos aerodinâmicos ficam perceptíveis, principalmente na região dos espelhos retrovisores. As trocas sequenciais podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca seletora de marchas.

Ao acionar a tecla Sport, parâmetros de direção e resposta do motor mudam, tornando a condução mais acesa. Mesmo uma parcela dos consumidores criticado, o sistema de freios mantém os tambores traseiros de 203 mm — suficientes para a proposta do SUV-cupê, oferecendo frenagens seguras vindo de uma aceleração forte.

Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A dinâmica do Fiat Fastback 2026 permanece a mesma e é competente. O conjunto adota uma arquitetura com suspensão dianteira do tipo McPherson com barra estabilizadora, e a traseira usa eixo de torção. Há pouca rolagem da carroceria nas curvas, e a direção elétrica garante respostas rápidas por conta do esterço rápido.

Com 19,8 cm de vão livre do solo, o Fiat Fastback 2026 enfrenta bem obstáculos urbanos, como valetas ou lombadas mais pronunciadas. Os ângulos de entrada e saída — 20,2° e 24,5°, respectivamente — superam levemente os do modelo antecessor, que oferecia 20,2° e 24,2°.

Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

O Fiat Fastback 2026 ganhou fôlego com o novo visual, as rodas redesenhadas e a chegada do teto solar — um pedido antigo dos consumidores. Apesar da evolução, o espaço para as pernas no banco traseiro continua limitado devido ao entre-eixos compacto e praticamente o mesmo do Pulse.

Ainda assim, o SUV cupê da Fiat segue como uma opção interessante para quem valoriza um porta-malas generoso, visual da moda e um desempenho condizente à proposta. O sistema híbrido-leve ajuda no consumo e nas acelerações, mas ainda está distante de um híbrido “de verdade”, que traciona as rodas.

Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid Flex [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

E você? O que achou do novo visual do Fastback? Preferia o design anterior? Caso já tenha tido um, conte nos comentários como foi sua experiência com o SUV-cupê da Fiat.


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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