“Não acho ruim comparar o nosso carro com um BMW. Ao contrário, isso eleva o status do nosso produto”, confidenciou um executivo da Fiat na época do lançamento do Fastback em 2022.
Essa tendência dos SUVs coupé é um caminho sem volta e caiu nas graças dos consumidores, embora o pioneiro SsangYong Actyon de 2005 tenha torcido muitos narizes quando apareceu.
Goste você ou não, as marcas se renderam ao estilo, e, atualmente, Audi, BMW, Mercedes-Benz, Volvo, Lamborghini e até Ferrari têm SUVs coupé em seus lineups; o mundo gira, como dizem!
A Fiat soube surfar essa onda. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Fastback somou 21.735 unidades emplacadas nos seis primeiros meses deste ano, um resultado próximo ao do Honda HR-V (21.950) e do Jeep Compass (22.791).
A estética de coupé, já aplicada anteriormente em sedãs como o Audi A5 Sportback, Mercedes-Benz CLS e Volkswagen Passat CC, unida à versatilidade dos utilitários esportivos, resultará em um novo modelo sob o guarda-chuva da Stellantis: o Citroën Basalt, com estilo semelhante ao Fiat Fastback, também será vendido na Argentina e chegará ao nosso mercado ainda este ano.
O que o Fastback oferece?
O SUV coupé da Fiat é construído sobre a plataforma MLA, compartilhada com o Pulse. O entre-eixos de 2,533 m é praticamente igual aos 2,532 m do Pulse, o que confere uma certa falta de proporcionalidade reforçada pelo tamanho exagerado do pilar C.
Não sou nenhum especialista em design, tampouco sei desenhar um homem-palito, mas o Fiat Fastback causa estranheza em mim. Contudo, o SUV coupé da Fiat tem lá seus charmes.
A dianteira exibe a grade do radiador com grandes proporções, ostentando o logotipo da Fiat ao centro, acompanhada pela simpática bandeirinha da Itália na porção inferior. As tomadas de ar no para-choque dianteiro são funcionais, com aberturas para a passagem de ar, enquanto o caimento abrupto do teto é um ponto alto para quem aprecia esse estilo de carroceria.
O teto se une à tampa do porta-malas, mostrando ressaltos semelhantes aos do BMW X4 – seria um parente distante e rico do Fastback? Brincadeiras à parte, um dos atrativos do Fiat Fastback é o porta-malas, com capacidade de 516 litros. Apesar da tampa não ser motorizada e ligeiramente pesada, o tamanho da boca do compartimento de bagagens facilita a colocação e retirada de malas ou demais tralhas.
Ok, o tamanho do entre-eixos e da coluna C podem comprometer a silhueta do Fiat Fastback, inspirado no carro conceito do Salão do Automóvel de 2018. No entanto, ao abrir a porta, além do porta-malas, ele revela outro ponto positivo.
A boa posição de dirigir é adquirida rapidamente, com bancos revestidos em couro, espumas de boa densidade e generosas abas laterais que contribuem para a experiência ao volante.
Os materiais e acabamentos chamam a atenção pelas texturas e detalhes similares aos empregados nos carros da Jeep, incluindo alguns easter eggs tanto na cabine quanto no exterior.
Na porção dianteira da cabine, o console central elevado dá ares de veículo premium. E os comandos bem localizados, junto da coluna de direção ajustável em altura e profundidade, colaboram na ergonomia.
Itens de série
O toque de tecnologia inclui um quadro de instrumentos totalmente digital de 7”, multimídia de 10,1” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e interface intuitiva, ambos com ótima resolução, além de entradas USB-A e USB-C, e ar-condicionado automático e digital.
A lista de série do Fiat Fastback Impetus, que começa a partir de R$ 156.490, também contempla entrada/partida sem chave, carregador de smartphone por indução, vidros elétricos nas quatro portas, faróis e lanternas Full LED, mas apenas quatro airbags (frontais e de tórax e cabeça).
Em contrapartida, há frenagem autônoma de emergência, controles eletrônicos de tração e estabilidade, comutação automática de farol alto, assistente de partida em aclives, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento frontais e traseiros, e sistema TC+, que ajuda a vencer pisos com baixa aderência.
Quem viaja atrás encontra espaço apenas suficiente para pernas e joelhos, devido aos 2,53 m de entre-eixos, e pessoas mais altas podem raspar a cabeça no teto. Além disso, o degrau existente no assoalho compromete o conforto do quinto ocupante.
O espaço da cabine poderia ser melhor, e três adultos não viajam confortavelmente na segunda fileira. Entretanto, há saídas de ar dedicadas.
Bem melhor com motor 1.0
O Fiat Fastback pode vir equipado com motores 1.0 turbo ou 1.3 turbo nas versões Limited By Abarth ou Fastback Abarth, que possui aprimoramentos para melhor dinâmica.
Embora com o motor 1.3 a sensação seja de desempenho de sobra, nesta versão Impetus, a escolha do motor 1.0 turbo T200 é perfeitamente adequada à proposta do SUV coupé.
O motor 1.0 turbo T200 oferece até 130 cv e 20,4 kgfm com etanol, associado ao câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas, proporcionando um desempenho agradável ao volante.
As boas reações a partir da marcha lenta proporciona ao Fiat Fastback Impetus responder rapidamente, sem necessidade de exigir muito. Com meio curso no pedal do acelerador, o desempenho do motor 1.0 turbo e da transmissão permite ganhar velocidade rapidamente. As marchas são passadas brevemente e a caixa CVT prioriza os baixos giros. Aliás, palmas ao isolamento acústico da cabine.
Para um toque extra de esportividade, a tecla Sport realiza mudanças em giros mais altos, transmitindo diversão ao volante, com as marchas podendo ser trocadas sequencialmente tanto pela alavanca quanto pelas borboletas atrás do volante.
O Fiat Fastback Impetus surpreende positivamente, mesmo para os céticos com motores de três cilindros. A direção assistida eletricamente é leve, e o conjunto de suspensões, com arquitetura McPherson na frente e eixo de torção atrás, cumpre bem o papel de filtrar e absorver irregularidades do piso, garantindo bom controle de carroceria.
As belas rodas de 18” calçam pneus 215/45, asseguram bom contato com o solo e aderência, mas, dependendo do piso, emitem barulho de rolagem para dentro da carroceria.
O uso de freios traseiros a tambor no Fastback, mesmo nas versões com motor 1.3 turbo, levantou polêmica, mas o conjunto está bem calibrado, possibilitando frenagens eficientes, mesmo em velocidades mais altas.
Veredicto
O Fiat Fastback é um carro com bom valor agregado, seja pela qualidade do interior, que acomoda confortavelmente quatro adultos, quanto pelo desempenho proporcionado pelo conjunto mecânico.
Essa configuração Impetus custa R$ 3.500 a menos em relação à Limited by Abarth, e o propulsor de três cilindros 1.0 turbo garante uma boa experiência de condução, sendo esta a versão mais acertada para levar para casa.
Mas, se para você potência é mandatória, pague essa diferença e saia da concessionária com o Fastback Limited by Abarth (a partir de R$ 159.990) ou com o Fastback Abarth (a partir de R$ 162.990), para quem deseja um plus na condução.
O que você acha do Fiat Fastback? Gosta do design? Escreva a sua opinião nos comentários!