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Tamanho gigante!

Ford F-150 Lariat Chrome é um transatlântico sobre rodas com consumo surpreendente | Avaliação

A Ford F-150 Lariat Chrome é a full size mais acessível do Brasil e tem atributos de sobra para encarar Ram 1500 e Chevrolet Silverado

7 min de leitura

Do Brasil: feijoada, samba, futebol, pão de queijo e guaraná. Dos Estados Unidos: baseball, futebol americano, shopping centers, carros e utilitários extra-grandes. Nações separadas por uma distância aproximada de 6.800 km, mas que passaram a compartilhar uma tendência: as grandes caminhonetes full size.

Com proporções de transatlânticos sobre rodas e acabamento digno de segmento premium, essas caminhonetes ultrapassam os R$ 500 mil e despertam curiosidade e atenção por onde passam por conta do porte generoso. A linha F-Series da Ford nasceu em 1948 como o primeiro projeto da marca do oval azul após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, tornou-se uma das famílias de veículos mais vendidas dos Estados Unidos.

A chegada da F-150 ao Brasil aconteceu em abril de 2023, nas versões Lariat e Platinum, ambas equipadas com o icônico V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado, aliado ao câmbio automático de dez marchas. Passados 16 meses de presença no Brasil, a linha 2025 desembarcou, no ano passado, com um facelift pontual e opções Lariat Chrome e Lariat Black, ambas por R$ 560 mil. O trio é reforçado pela versão Tremor (R$ 580 mil), preparada para encarar trilhas no melhor estilo Heavy Metal.

Ford F-150 Lariat Chrome azul parada de traseira é uma rival para Ram 1500 e Chevrolet Silverado
Ford F-150 Lariat Chrome [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Ford F-150 é um encouraçado pronto para tudo

Com preço inferior ao da Ram 1500 Laramie (a partir de R$ 584.990) e da Chevrolet Silverado High Country (iniciais R$ 573.590), a Ford F-150 Lariat Chrome surge como a caminhonete full size mais acessível do mercado brasileiro. O valor se mantém inalterado para a versão Lariat Black, que traz apenas mudanças estéticas com acabamentos escurecidos.

Para quem encara o trânsito urbano com frequência, o tamanho da F-150 pode intimidar. São 5,89 metros de comprimento, 2,08 m de largura e quase 2 metros de altura. Mas bastam poucos minutos ao volante para que a convivência fique natural — mérito da posição de guiar elevada, excelente visibilidade à frente e lateral, bem como um arsenal de assistentes eletrônicos que suavizam a dirigibilidade em qualquer situação.

Ford F-150 Lariat Chrome [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O entre-eixos generoso de 3,69 m garante espaço de sobra na cabine. Ou seja, a Ford F-150 é literalmente uma sala de estar sobre rodas — tanto na frente quanto na segunda fileira. Comparando com as rivais, ela vence a Ram 1500 Laramie no entre-eixos (3,67 m) e fica atrás da Chevrolet Silverado High Country (3,74 m).

Se quem compra uma caminhonete está interessado no quanto de carga pode transportar, a caçamba da Ford F-150 Lariat Chrome oferece uma capacidade volumétrica de 1.370 litros e de carga de 740 kg (671 kg na versão Tremor). Um dos diferenciais do utilitário é a tampa traseira com a porção central oferecendo abertura lateral, no estilo da Fiat Toro, facilitando o acesso mesmo com reboque acoplado.

Esse volume da caçamba da Ford F-150 Lariat Chrome supera o da Ram 1500 Laramie (1.200 litros e 557 kg), que se diferencia pelo sistema RamBox (dois compartimentos de 107 litros nas laterais da caçamba). Já a Chevrolet Silverado High Country leva vantagem no volume total: são 1.781 litros, com 716 kg de capacidade de carga.

V8 de verdade, com pedigree de Mustang

Enquanto a Ram foi para o lado do turbocompressor, a Ford permaneceu fiel ao V8 naturalmente aspirado. E que propulsor V8! Trata-se do 5.0 Coyote, o mesmo usado no Mustang, casado com uma caixa automática de 10 marchas. A entrega é visceral: são 405 cv e 56,7 kgfm, o suficiente para levá-la de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h.

Ao dirigir de forma comedida, a sonoridade borbulhante do V8 – também encontrado na Chevrolet Silverado – invade a cabine fazendo desligar o rádio só para curtir essa sinfonia mecânica. Contudo, ao pressionar com força o pedal do acelerador o som muda radicalmente transmitindo uma música que só um propulsor com oito cilindros em V é capaz de produzir!

Motor V8 5.0 Coyote da Ford F-150 Lariat Chrome
Ford F-150 Lariat Chrome [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A Ram 1500 Laramie é mais potente — 426 cv e 64,8 kgfm — e mais rápida (0 a 100 km/h em 5,3 s), mas perde em eficiência. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular Inmetro, a Ford F-150 Lariat Chrome registra 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. O consumo da Ram é de 6 km/l e 7 km/l, respectivamente.

Durante nossa avaliação, surpreendeu com 8,5 km/l em uso urbano — graças ao sistema de desativação de cilindros e ao start-stop, suave no funcionamento. A atuação do Start-Stop é praticamente imperceptível, seja ao desligar ou religar o propulsor com oito cilindros em V. O tanque de 136 litros é superior em relação ao das rivais. Aliás, para comparar a Ram 1500 Laramie leva 125 litros, e a Chevrolet Silverado High Country, 91 litros.

Ford F-150 Lariat Chrome [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Conforto digno de um SUV de luxo

Apesar do porte avantajado, a F-150 é extremamente confortável. Mérito da suspensão dianteira independente com braços sobrepostos e eixo rígido traseiro com acerto refinado. O conjunto garante uma condução suave mesmo com a caçamba vazia, remetendo ao padrão dos grandes sedans americanos do passado, como Ford Taurus e Crown Victoria.

A Ram 1500 tem ajuste pneumático com cinco modos — um diferencial técnico —, mas a Ford compensa com direção elétrica bem calibrada: leve nas manobras, firme e precisa em alta velocidade. E para quem deseja modos de condução, o utilitário da Ford possui um cardápio recheado.

A F-150 Lariat conta com sete modos de condução (Normal, Escorregadio, Off-Road, Rock Crawl, Sport, Eco e Reboque) e tração 4×4, 4×4 com reduzida e 4×4 Auto. Para quem enfrenta o off-road, estão disponíveis 24,3º de ângulo de entrada e 25,3º na saída, com altura livre do solo de 23,9 cm. A capacidade de reboque com freio é de 3.492 kg, com pneus 275/60 montados em rodas cromadas de 20”.

Ford F-150 oferece uma cabine espaçosa

O interior da caminhonete Ford F-150 Lariat Chrome é amplo, confortável e bem acabado — embora não tão refinado quanto o da Ram 1500 Laramie. A lista de equipamentos é completa: bancos com ajustes elétricos (10 posições para o motorista, 8 para o passageiro), aquecimento e ventilação, pedais ajustáveis, teto solar panorâmico e quadro de instrumentos digital de 12 polegadas.

A central multimídia também tem 12″, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O sistema de som Bang & Olufsen com 14 alto-falantes entrega qualidade premium, e as câmeras 360° facilitam qualquer manobra. Além disso, a segunda fileira também tem bancos aquecidos.

Em segurança, a Ford F-150 Lariat Chrome traz oito airbags e uma série de assistentes: frenagem autônoma com detecção de pedestres e cruzamentos, alerta de colisão frontal, controle eletrônico de tração, estabilidade e anti-capotamento. Além disso, há o sistema ProTrailer Assistente de Reboque, com controle de oscilação de reboque, farol alto automático, sensores dianteiros/traseiros, assistente de curvas, ponto cego e centralização em faixa.

Veredicto

A Ford F-150 Lariat Chrome é a caminhonete full size mais acessível do Brasil — e não deixa a desejar. Imponente, confortável, divertida de guiar e com um V8 que entrega uma sonoridade ímpar e até eficiência, ela é uma porta de entrada para quem deseja viver o verdadeiro espírito das caminhonetes norte-americanas.

Pode não ter o luxo da Ram 1500 ou o volume de caçamba da Chevrolet Silverado, mas a caminhonete da Ford entrega equilíbrio e desempenho em uma fórmula irresistível. É um clássico vivo, com DNA de muscle car e porte de guerreiro moderno.

Ford F-150 Lariat Chrome [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O que você acha da Ford F-150 Lariat Chrome? Entre ela, a Ram 1500 Laramie e a Chevrolet Silverado High Country, qual você escolheria? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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