Primeiro produto de uma nova fase da Ford, o Territory muda pela terceira vez em seus cinco anos de mercado. Cada vez mais próximo dos produtos internacionais da marca do oval azul, o SUV médio mantém o conjunto mecânico de antes, muda de visual e ganha novos equipamentos. Mas é o suficiente para o Territory 2026?
Pensando em um segmento dominado por SUVs chineses eletrificados, o modelo da Ford não trouxe nenhum auxílio da eletricidade. Ele segue com motor 1.5 quatro cilindros turbo a gasolina, com 169 cv e 25,5 kgfm de torque. Só que agora recalibrado para atender às normas do Proconve.
Ele é ligado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas. E não, esse câmbio não é o Powershift, uma vez que é banhado a óleo. Ao contrário do infame câmbio da Ford. Mais equipado do que antes, o Ford Territory 2026 mantém o competitivo preço de R$ 215 mil.

Receita conhecida
Traduzindo os números do motor para a sensação da vida real, o Ford Territory 2026 não impressiona ao volante. O motor 1.5 turbo tem um nítido delay no acelerador, em que ele reflete por alguns segundos sobre a vida e trajetória do Ka no Brasil antes de, de fato, acelerar.
Em retomadas, o câmbio automatizado reduz apenas uma marcha, tentando aproveitar ao máximo o torque cedo do motor 1.5 turbo. Contudo, por conta disso, as retomadas são mais letárgicas do que o esperado. Não chega a ser um carro lento, mas aquém do esperado para a categoria.

A compensação vem no conforto. O Ford Territory 2026 tem ótimo isolamento acústico, não tendo intervenção de ventos e ruídos de pneus, além de pouca intrusão do ruído vindo do motor. A sensação é nítida de um carro mais caro do que de fato ele é.
Tempero de Ford
Dinamicamente, espera-se de um Ford um carro com pegada mais apimentada, bom de curva, com suspensão mais firme e direção direta. Não é o caso do Ford Territory 2026. Ainda que o SUV médio tenha melhorado em curvas e tenha uma boa firmeza de suspensão, ele ainda não parece como um modelo típico da marca.
Em curvas, a carroceria rola bastante, inclinando como um típico SUV chinês. Ele não tem a mesma aptidão da Maverick ou até do Bronco Sport para fazer bem as curvas. Em compensação, a questão do conforto é nítida, com boa absorção de impactos e serenidade.

Pena que, mesmo com muito ajuste, a suspensão traseira ainda seja estranha. Ao andar na segunda fileira de bancos do Ford Territory 2026, você sente mais solavancos em um insistente (e enjoativo) balanço. É parecido com o que o BYD Song Plus faz, mas ele tem suspensão excessivamente molenga (ao contrário do SUV da Ford).
Refinamento constante
Nessa reestilização, o Ford Territory 2026 ganhou interior em preto. Ele substitui o tom de azul marinho que vinha sendo usado até então, trazendo como destaque faixas e costuras em laranja, que a marca diz ser marrom. É um certo toque de esportividade em um modelo que preza pela elegância e refinamento.
A vantagem de ter interior totalmente preto é que esse estilo agrada mais aos brasileiros. O acabamento é impecável, com muitas partes macias nas portas, inclusive na traseira, além de painel e console central. Há plástico em pouca quantidade e com muita qualidade.

O couro usado no volante e nos bancos também é refinado, sendo um material nitidamente superior ao que seus irmãos Ranger, Bronco e Maverick usam. A ergonomia também é boa com comandos de fácil acesso e muita amplitude de ajuste para o volante. O banco do motorista ajusta em até dez posições.
Há de pontuar ainda que a Ford atualizou a central multimídia e o painel de instrumentos totalmente digital, duas telas de 12,3 polegadas, com o mesmo layout padrão de outros modelos. Entretanto, a central trava bastante e é confusa para usar, especialmente para achar o comando do seletor de modo de condução.

Gigante pela própria natureza
Outro ponto de destaque positivo do Ford Territory 2026 é o espaço interno. Ele é enorme em todos os lugares. Quem senta à frente conta com regulagem elétrica nos bancos, aquecimento e resfriamento. Já os passageiros traseiros têm muito espaço para as pernas, piso quase plano e área para a cabeça mais do que farta.
Mesmo com o teto solar panorâmico atrapalhando parte da área para a cabeça, na teoria, ele nem chega a pegar em uma pessoa alta. O encosto traseiro poderia ter inclinação variável, visto que vai muito deitado, devo pontuar. O porta-malas também é grande e leva 448 litros. A tampa tem abertura elétrica.


Itens de série
Muito bem equipado, o Ford Territory 2026 traz de série ar-condicionado digital de duas zonas, carregador de celular por indução, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e teto solar.
Há ainda chave presencial, faróis e lanternas full-LED, seis airbags, bancos dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento e resfriamento, sistema de câmeras 360 graus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, porta-malas com abertura elétrica, entre outros itens.

Veredicto
Por R$ 215.000, o Ford Territory 2026 está muito bem precificado. É o carro mais barato da marca no Brasil, tem interior refinado e bonito, um visual moderno, além de ser bem confortável e recheado de equipamentos. Olhando isoladamente como produto, fora a performance que deixa a desejar, não tem nada que impeça sua compra.
Contudo, dentro da própria concessionária da Ford, a marca tem Maverick e Bronco Sport, que são produtos muito melhores. Fora, temos outros SUVs que são chineses como ele, mas já são híbridos, e ainda pelo mesmo preço. Chinês por chinês, o peso da não eletrificação não é tão grande para ser trocada só por um logotipo oval.

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Tenho Territory 22 esta com 58759 km e carro é muito bonito e confortável gostoso de andar, mas desde semana passada comecei ter presente de defeito vicioso oculto que problema caixa transmissão troquei oleo de transmissão e filtro e depois carro saiu da concessionária Ford Studio Guarulhos o carro comecou traquear eventualmente e acender luz painel e dar informação de falha transmissão limitada o que fez minha decepção chegar pois a concessionária depois de carro voltar 3x para buscarem soluções me mandaram mensagem zap falando simplesmente tinha trocar cambio de carro que zelo com muito carinho uso so passeios e viagens nos fins de semana compramos carro de slto valor e de marca conseituada pra ter confiança na marca e por falhas de engenheiros na fabricação tras este presente pra mim e para muitos outros proprietários de carro deste modelo nos anos 21, 22 e23 constatado na internet e vários depoimentos…..espero ford Brasil assuma sua responsabilidade em fazer conserto pois ja devia ter aberto um.servico de Recall para este carro arrumando esta falha crônica…..para que os proprietários voltem comprar os modelos mais novos…e se mantenham com confiança na marca e modelo…
Eu compraria o Territory especialmente por não ter eletrificação, acho um grande diferencial. Não gosto de carro elétrico, ainda não vi um que seja 100% confiável, além desses carros despencam de valor na revenda. Ao contrário dos carros a combustão.