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SUV diferente!

GAC Hyptec HT não é apenas mais um carro elétrico | Avaliação

O GAC Hyptec HT é o maior utilitário esportivo da marca à venda no Brasil, e vai além do visual inspirado no Tesla Model X

10 min de leitura

Existem carros elétricos pensados para a eficiência, enquanto outros focam na esportividade ou até na exclusividade. Entre BYD, GWM e a volta oficial da MG ao nosso mercado, o GAC Hyptec HT oferece uma particularidade de Mercedes-Benz dos anos 1950. São duas versões e posicionado na faixa dos R$ 300.000, ele quer conquistar uma clientela cada vez mais exigente, que venceu o preconceito contra os carros chineses.

Pode não ser barato para uma parcela de consumidores, mas o GAC Hyptec HT mira o público que busca um carro livre de poluentes, com acabamento interno bem executado, somado a uma condução condizente à proposta. Os números de desempenho instantâneos são equivalentes aos do VW Golf GTI da sétima geração. E aí está um dos trunfos para conquistar novos clientes, que ainda não conhecem a marca (leia-se “Gê A Cê”).

E o visual do GAC Hyptec HT o transforma no centro das atenções. À primeira vista, é praticamente impossível não associar o estilo da carroceria ao Tesla Model X, pelas portas traseiras da versão Ultra com abertura vertical no estilo asa de gaivota. Os faróis lembram alguns modelos da Porsche, enquanto na dianteira ainda há grades frontais ativas na porção inferior do para-choque, enquanto as lanternas remetem ao Honda HR-V.

GAC Hyptec HT Elite branco parado de traseira com muro amarelo e plantas ao fundo
GAC Hyptec HT Elite [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Um design de personalidade em meio aos outros SUVs à venda em nosso mercado, que também divide olhares com utilitários esportivos de marcas generalistas inseridos na faixa de preço dos R$ 300.000, como o Jeep Commander Blackhawk Hurricane 4×4, por exemplo, equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, oferecendo 272 cv e 40,8 kgfm, embora sejam opções totalmente distintas.

Jato executivo sobre quatro rodas

Sustentado pela plataforma AEP 3.0 do fabricante, a mesma utilizada pelos modelos Aion V e Aion UT, o GAC Hyptec HT Elite mede 4,93 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de altura e 2,93 m de entre-eixos.
São dimensões que garantem bom espaço interno e aproveitamento da cabine para até cinco ocupantes. E quem viaja no banco traseiro, encontra um espaço generoso para pernas, cabeça e joelhos, favorecido pelo assoalho totalmente plano. Sem dúvidas, é um utilitário esportivo espaçoso.

Um mimo extra está na possibilidade de reclinar o encosto traseiro em até 143 graus, transformando a área em um espaço digno de primeira classe de jatos comerciais. Também é possível ajustar o banco do carona por meio de comandos na lateral do encosto para ampliar a comodidade, bem como estão disponíveis apoio para os pés e uma pratica mesinha atrás do encosto do banco do motorista.

GAC Hyptec HT Elite [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A posição de dirigir é rapidamente encontrada, e o banco do motorista, com ajustes elétricos, oferece 12 posições, enquanto o do passageiro conta com dez. Ambos os assentos frontais, que parecem poltronas, oferecem a comodidade do aquecimento, ventilação e ainda incluem a função de massagem para relaxar os ocupantes, seja nos congestionamentos ou em viagens.

O conforto é ainda assegurado pelas espumas de boa densidade empregados nos bancos dianteiros e traseiros, que garantem bom apoio lombar e abas laterais generosas, que ajudam a segurar o corpo nas curvas. O conjunto de telas reúne o quadro de instrumentos totalmente digital de 8,8 polegadas e o grande multimídia de 14,6 polegadas, com conectividade Apple CarPlay sem fio.

Interior do GAC Hyptec HT é minimalista

Sobretudo, quase tudo é comandado pelo multimídia, e há poucos controles físicos. Algo que pode não agradar os brasileiros que preferem comandos tradicionais. Dos modos de condução ao ajuste dos retrovisores, tudo passa pela central, que, aliás, traz algumas particularidades. Uma delas é o sistema de aromatização da cabine, semelhante ao que existia no Citroën C4, com três opções de fragrâncias e níveis de intensidade.

Há também o modo acampamento, que exibe uma fogueira na tela do multimídia e aquece a cabine conforme adicionamos lenha. Algo divertido e fora do lugar comum! Além disso, também pelo multimídia é possível ajustar a posição dos bancos dianteiros. O do passageiro, por exemplo, permite estender a parte frontal para garantir mais conforto, além de ter controles na lateral do encosto.

Isso facilita para quem viaja atrás definir uma distância confortável quando o passageiro da frente não está presente. Outras particularidades estão na mesinha de avião e no apoio de pés, além de não haver maçanetas convencionais, pois a abertura é feita por meio de um botão instalado nas laterais das portas. O teto solar panorâmico conta com tratamento térmico, e a abertura e o fechamento da persiana, adivinhe, também são controlados pelo multimídia.

Se quem deseja um utilitário esportivo está interessado em capacidade de porta-malas, o compartimento do GAC Hyptec HT oferece 670 litros, enquanto o compartimento frontal, sob o capô, chamado de Frunk, aumenta a versatilidade e adiciona mais 55 litros de capacidade. Uma solução prática para transportar pequenos objetos ou compras de mercado.

Porta-malas do GAC Hyptec HT
GAC Hyptec HT Elite [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Mãos ao alto

O GAC Hyptec HT é oferecido na versão Elite, com portas traseiras convencionais por R$ 309.990, e na versão Ultra, equipada com portas de abertura elétrica em estilo asa de gaivota. Um diferencial inspirado no Tesla Model X, que não está à venda no Brasil, e eleva o preço a R$ 359.990. Entretanto, entrega praticidade no embarque e desembarque dos passageiros do banco traseiro.

Algo muito prático até em locais apertado e para evitar danos durante o balé de abertura das portas traseiras, há sensores que limitam ou impedem a abertura em locais com teto baixo ou com motos e carros passando ao lado. Apesar disso, a versão Elite avaliada por Auto+ é comercializada com as portas convencionais. Só que elas possuem um acionamento leve e há ausência de molduras.

Outro destaque é o isolamento acústico, que emprega vidros duplos e mantém grande parte dos ruídos indesejados do lado de fora da cabine, como ônibus, caminhões ou motocicletas. O único som perceptível, dependendo das condições do piso, é o ruído da rolagem dos pneus sobre o asfalto. Ainda assim, ambas as configurações contam com um poderoso sistema de áudio composto por 22 alto-falantes.

O pacote de equipamentos de série de comodidade e de segurança é o mesmo para ambas versões Elite e Ultra, sendo o único diferencial entre elas as portas traseiras com abertura vertical, com acréscimo de R$ 50.000 no preço final do GAC Hyptec HT. Uma exclusividade sim, que pode seduzir quem sonha em ter um Tesla Model X!

Teto solar panorâmico do GAC Hyptec HT Elite
GAC Hyptec HT Elite [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Como é o GAC Hyptec HT ao volante?

A propulsão é totalmente elétrica, com motor instalado no eixo traseiro, entregando 245 cv e 31,5 kgfm, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chegar aos 183 km/h de velocidade máxima. Não é um foguete, mas garante desempenho coerente com a proposta do modelo e fôlego para realizar com segurança ultrapassagens rodoviárias. Com 2.090 kg, a relação peso-potência é de 8,53 kg/cv. A versão Ultra pesa 2.140 kg por conta do mecanismo de abertura das portas traseiras.

Como todo elétrico, as respostas ao pedal do acelerador são instantâneas, e o condutor pode escolher entre quatro modos de condução pelo multimídia. Bem definidos, eles alteram o comportamento do GAC Hyptec HT Elite, tornando a condução mais suave ou para a máxima entrega de desempenho garantindo algumas doses de diversão ao volante. A tração é traseira.

A condução do GAC Hyptec HT Elite é contribuída pelo da direção assistida eletricamente que se adapta: pode variar de mais leve a mais firme conforme o modo de condução selecionado. Independentemente da escolha, ela transmite agilidade e precisão ao maior utilitário do fabricante à venda em nosso mercado, cujo alcance máximo livre de poluentes é de até 362 km, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Colado no chão

A boa dinâmica é garantida pelo conjunto de suspensões, que adotam arquitetura independente com braços sobrepostos no eixo frontal e multilink atrás favorecendo a dinâmica do GAC Hyptec HT Elite. Elas são macias na medida certa e o baixo centro de gravidade baixo surge pela bateria de fosfato de ferro lítio, instalada no assoalho, com 72,7 kWh de capacidade.

O GAC Hyptec HT Elite ingressa nas curvas sem rolagens excessivas da carroceria ou saídas de frente ou de traseira. Uma dinâmica bem acertada e ainda filtra e absorve muito bem as irregularidades. Ajudam na tarefa de manter o conforto dos ocupantes as rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas por pneus de medidas 245/55 em ambos os eixos.

Rodas de liga leve do  GAC Hyptec HT
GAC Hyptec HT Elite [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O desenho das rodas deixam à mostra os discos de freios ventilados à frente e sólidos atrás. Ainda falando de segurança, o GAC Hyptec HT Elite inclui uma generosa lista de anjos da guarda para cuidar dos até cinco passageiros. Entre os recursos, estão disponíveis alertas de colisão frontal/traseira, de tráfego cruzado traseiro, bem como assistentes de congestionamentos e de permanência em faixas.

Além disso, também oferece controlador de velocidade adaptativo, prevenção de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, isofix para fixação de bancos infantis, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de abertura de portas e monitoramento de pontos cegos.

Veredicto

O GAC Hyptec HT é o maior utilitário esportivo do fabricante à venda em nosso mercado. Com 4,93 m de comprimento e um volumoso porta-malas de 670 litros, ainda oferece uma cabine esmerada, capaz de fazer inveja a modelos alemães e suecos de segmentos superiores. Pode não ser barato, mas faz valer o investimento.

Além disso, a versão Ultra traz a opção das portas traseiras com abertura vertical. É um detalhe que pode parecer desnecessário para alguns consumidores ou de grande importância para outros. Com um pacote de série recheado e assistentes de condução, o GAC Hyptec HT reúne atributos suficientes para conquistar e seduzir os brasileiros. Afinal, o Tesla Model X só é oferecido por meio de importação independente.

GAC Hyptec HT Elite [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Você compraria um modelo da GAC? Caso fosse o Hyptec HT optaria pelas traseiras convencionais ou com abertura vertical no estilo asa de gaivota? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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