Não é novidade que os utilitários esportivos dominam o mercado brasileiro e se tornaram a preferência nacional, sobretudo nos modelos com construção monobloco e capacidade para cinco ou sete ocupantes. No entanto, existe um público que busca algo além: robustez de verdade, carroceria sobre chassi e tração 4×4 para enfrentar os terrenos mais desafiadores.
É nesse nicho que se posicionam Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e, agora, o estreante GWM Haval H9 Exclusive TD480. Um SUV de proposta raiz, que aposta na combinação entre resistência mecânica, dirigibilidade robusta e o luxo de uma cabine com sete assentos. Mas vamos direto ao ponto: quanto ele custa?
As vendas do novo GWM Haval H9 começam hoje (12), com preço promocional de R$ 309.000 na versão única Exclusive TD480. A partir de 20 de setembro, o valor sobe para R$ 319.000. Ainda assim, a etiqueta se mostra bastante competitiva frente aos principais rivais.

O Chevrolet Trailblazer High Country, também oferecido em configuração única, parte de R$ 411.690. Já o Toyota SW4 oferece as opções: SRX Platinum de 5 lugares (R$ 412.190), SRX Platinum de 7 lugares (R$ 419.090) e Diamond (R$ 469.890). Outro concorrente é o Mitsubishi Pajero Sport, que dispõe de quatro versões, com preços variando de R$ 355.990 a R$ 432.990.
GWM Haval H9 tem cara de Classe G
Não é ilusão de óptica nem miragem. O GWM Haval H9 remete tanto ao Land Rover Defender clássico quanto ao Mercedes-Benz Classe G, principalmente pelas linhas quadradas da carroceria e pelos faróis redondos. Inspirar-se em ícones da indústria não é nenhum demérito — pelo contrário, ajudou a compor a personalidade deste utilitário esportivo.
Falando em dimensões, o novo SUV da GWM mede 4,95 m de comprimento, 1,93 m de altura, 1,97 m de largura e tem entre-eixos de 2,85 m. Para comparação, o Toyota SW4 conta com uma carroceria de 4,79 m de comprimento, 1,83 m de altura, 1,85 m de largura e 2,74 m de entre-eixos.

Com essas medidas, o espaço interno do GWM Haval H9 é generoso, inclusive na terceira fileira de bancos. Lá atrás, até adultos de estatura mediana se acomodam com conforto, sem sensação de aperto, já que o desenho amplo das janelas amplia a conexão com o exterior.
O que salta aos olhos no GWM Haval H9 é a qualidade dos materiais e o nível de acabamento, com arremates bem-feitos no painel e nas laterais portas. Dessa forma, os mais de R$ 300.000 investidos se justificam, ainda mais quando se somam as telas e a ampla lista de tecnologias embarcadas.


Leva sete ocupantes
O GWM Haval H9 pode acomodar até sete ocupantes, assim como os SUVs da Chevrolet, Mitsubishi e Toyota. A capacidade do porta-malas varia conforme a configuração dos assentos: são 791 litros com cinco lugares em uso, 88 litros com todas as fileiras ocupadas e até 1.580 litros com a segunda e a terceira fileira rebatidas.
Entre os itens de série, o SUV da GWM traz quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 14,6 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, bancos dianteiros com massagem, ventilação e aquecimento (função estendida também ao volante), carregador de smartphone por indução de 50 W e sistema de áudio premium com 10 alto-falantes e 640 W RMS.


O pacote inclui ainda teto solar panorâmico, entradas USB-A e USB-C, para-brisa com vidro acústico de dupla camada de 4,76 mm e janelas dianteiras também com dupla camada acústica de 3,96 mm. Em segurança, o Haval H9 é equipado com pacote ADAS 2+, reunindo as principais assistências à condução.
Entre os recursos estão controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de tráfego cruzado traseiro e seis airbags. Outro diferencial é o Controle Integrado de Frenagem (IBC), que substitui o sistema hidráulico tradicional e garante respostas mais rápidas e seguras.


Ao volante
O GWM Haval H9 amplia a gama de produtos da marca, somando-se à família Haval H6, e aposta em um conjunto robusto: motor 2.4 turbodiesel aliado ao câmbio automático de nove marchas, desenvolvido pela própria Great Wall Motors. O trem de força entrega 184 cv e 48,94 kgfm de torque.
Segundo o fabricante, cerca de 50% do torque já está disponível a apenas 1.000 rpm, e 100% surge aos 1.500 rpm. Esse acerto garante respostas rápidas e boa desenvoltura, traduzindo-se em acelerações consistentes e retomadas eficientes. Embora exista a crença de que veículos com carroceria sobre chassi precisem de mais de 200 cv para oferecer bom desempenho, o GWM Haval H9 mostra que pode ser uma exceção.

A explicação está na forma como o desempenho é entregue, com auxílio da caixa de nove marchas, que atua de forma precisa e ágil. Outro destaque vai para o funcionamento suave do motor e o baixíssimo nível de ruído, mesmo em marcha lenta, o que eleva o conforto a bordo.
As suspensões também merecem elogios pela eficiência em filtrar as irregularidades do piso. Na dianteira, o SUV adota arquitetura independente do tipo duplo A, com molas helicoidais e barra estabilizadora, oferecendo 221 mm de curso. Na traseira, utiliza eixo rígido com cinco braços (five-link), molas helicoidais e barra estabilizadora, com 235 mm de curso. A capacidade de reboque é de 2.500 kg.

GWM Haval H9 no fora de estrada
O Haval H9 chega bem preparado para encarar trilhas. Ele oferece ângulo de ataque de 31°, saída de 25°, altura livre do solo de 224 mm e capacidade de transpor rampas de até 57% (29,7°). Outro destaque é a maior capacidade de imersão da categoria, de até 800 mm. A tração é integral 4×4, com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.
O contato com o solo é garantido pelas rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas com pneus 265/55. Para ampliar a versatilidade, no lugar do estepe pendurado na tampa do porta-malas há uma caixa com chave. O rack de teto suporta até 75 kg de carga, enquanto os estribos laterais são retráteis.

A sensação de isolamento do meio externo também se mantém fora da estrada. O SUV conta com sete modos de condução e traz ainda o recurso Tank Turn, que reduz o raio de giro em até 1,5 metro, facilitando manobras em trechos mais estreitos.
Veredicto
O GWM Haval H9 reúne todos os atributos para enfrentar rivais de peso como Chevrolet, Toyota e Mitsubishi. O preço competitivo é um atrativo, mas o que realmente chama a atenção é a qualidade construtiva, perceptível tanto no interior quanto ao volante. Trata-se de um SUV silencioso e confortável, que prova que a regra dos 200 cv pouco importa quando o conjunto é bem calibrado.
Além da robustez no fora de estrada e da função Tank Turn, o GWM Haval H9 se posiciona como uma alternativa mais luxuosa ao Tank 300, pensado para aventuras mais extremas. Com capacidade para até sete passageiros, custa menos que os concorrentes diretos e ainda entrega uma das garantias mais generosas do mercado: 10 anos.

E você, o que achou do GWM Haval H9? Compraria este SUV ou ficaria com os modelos da Chevrolet, Toyota ou Mitsubishi? Conte para a gente nos comentários!



