Se você tem (muito) espaço na garagem e gosta de luxo e muita robustez, talvez uma caminhonete grande esteja pairando nos seus sonhos. Mas entre uma Ford F-150 e uma Ram 1500, qual seria a que deveria habitar sua garagem? Hoje esse comparativo te ajudará a decidir. Convocamos a Chevrolet Silverado, mas ela estava indisponível.
A Ram vem na versão Night Edition de R$ 599.990, enquanto a Ford F-150 se apresenta na configuração Lariat de R$ 560.000. Ambas as caminhonetes possuem versões cromadas e escurecidas. Mas como já havíamos testado anteriormente a F-150 Black e a 1500 Laramie, foi hora de inverter as versões. Em conteúdo, nada muda, vale lembrar.
Seis contra oito
A maior discrepância entre as duas caminhonetes é sobre o que reside debaixo do capô. A F-150 pegou emprestado o motor 5.0 V8 aspirado do Mustang, enquanto a 1500 tem um novo conjunto mecânico composto por um 3.0 seis cilindros em linha turbo. Em números, a Ford entrega 405 cv e 56,7 kgfm contra 425 cv e 64,8 kgfm da Ram.

Na prática, você tem um ronco magistral vindo da caminhonete do oval azul, com entrega de torque mais tarde por ser um motor naturalmente aspirado. Já o modelo da Stellantis tem força logo na saída, tanto que canta pneu à toa em arrancadas. Mas ela retoma muito mais rápido e acelera com mais vigor.
Traduzindo em números, o 0 a 100 km/h ocorre em 5,3 segundos na Ram 1500 contra 7,1 segundos na F-150. A velocidade máxima é de 180 km/h em ambas, mas a caminhonete com o logotipo do carneiro chega lá com muito mais facilidade. Além disso, é mais elástica e esperta na estrada. Só não ronca bonito, porque é quietinha demais. Será que ficou tímida?

Só que, mesmo equipada com um motor mais moderno, a Ram bebe mais. São 6 km/l contra 6,5 km/l da rival na cidade. Já na estrada, faz 7 km/l contra 8,5 km/l do modelo da Ford. Mesmo com tanques enormes, só a F-150 passa de 1.000 km se estiver totalmente abastecida. Mas é preciso ser na estrada e são 11 litros a mais de capacidade.
Transatlânticos
No quesito suspensão, não há como brigar com o conjunto a ar da Ram 1500. Ela é muito mais macia, confortável e estável em altas velocidades. No modo Aero da suspensão, em que ela fica mais baixa, a picape roda lisa como um tapete, não chacoalhando ou balançando, mesmo em alta velocidade.

A Ford F-150 tem um conjunto mais firme e bem instigante para rodar, mas não é tão estável ou sentada quanto a rival. A marca do oval azul sabe como acertar dinamicamente um carro para melhor performance em curvas e ser mais divertida de dirigir, mas a agilidade do modelo da Stellantis chama atenção.
Já para a direção, a F-150 é mais acertada. Ambas têm volantes exageradamente grandes, mas o modelo da Ford tem reações mais rápidas e uma calibragem voltada a boa dinâmica de condução. A da Ram é bem leve nas manobras e firme na estrada. Mas ambas não exigem correções mesmo em estradas ruins.

Além disso, o piloto automático adaptativo e o sistema de manutenção em faixa segue como uma falha da Stellantis e uma virtude da Ford. Já na transmissão, temos uma caixa de oito marchas na 1500, enquanto são dez na F-150, que ainda oferece trocas mais cedo e suaves. Contudo, mais lentas do que na rival com duas marchas a menos.
Níveis diferentes
Em questão de luxo, há uma discrepância bem grande. Como a Ford deixou de trazer a F-150 Platinum ao Brasil, ela teve um regresso de materiais. O tecido usado nas portas, bem como o couro presente no volante e nos bancos é inferior aos materiais usados na Ram 1500, que conta com couro digno de marca de luxo, suede e até imitação de madeira.

O troco da Ford vem em forma de melhores telas. O painel de instrumentos é bem superior, mais fácil de ser usado e completo. O mesmo vale para a central multimídia, com mais qualidade e melhor usabilidade. Mesmo que seja uma tela horizontal menor do que a da Ram. Ambas têm Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Espaço interno em ambas é absolutamente enorme. A Ram 1500 tem como vantagem contar com dois porta-objetos escondidos no piso da cabine, enquanto o alçapão abaixo do banco é maior na Ford F-150. Mas o banco traseiro do modelo da Stellantis pode ser inclinado. Ambas possuem mais porta-copos do que cinco pessoas precisam.
![interior Ram 1500 [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/07/ram-15000-night-edition-12-1320x743.webp)
Modos de caçamba
Na parte traseira, cada caminhonete tem o seu destaque. A Ram 1500 conta com as práticas Rambox, dois compartimentos nas laterais da caçamba os quais levam 107 litros (cada). Eles são vedados e forrados em plástico, podendo ser usados como coolers, além de ter dreno e tomadas residenciais. Na caçamba, a Ram 1500 leva 1.200 litros com 55 kg de capacidade.
Já a Ford F-150 leva 1.370 litros com 728 kg de capacidade. Ela traz a tampa da caçamba que pode ser aberta de duas maneiras diferentes. Para cima e para baixo, do jeito tradicional (e elétrico) ou como a Fiat Toro, onde a parte central é aberta lateralmente, permitindo acesso à caçamba mesmo com um trailer. Só a Stellantis dá capota marítima como item de série.




Itens de série
A lista de equipamentos padrão entre a Ford F-150 Lariat e a Ram 1500 Laramie é bem parecida. As duas contam com seis airbags, controle de tração e estabilidade, sistema de câmeras 360°, faróis Full-LED com acendimento automático, luz de neblina, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo.
Em comum ainda temos alertas de ponto cego e de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade (elétrico na Ford), retrovisores elétricos, teto panorâmico, bancos dianteiros ajustáveis eletricamente com aquecimento e resfriamento.

Ainda há painel digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, chave presencial, carregador de celular por indução, tampa da caçamba com abertura elétrica (mais rápida na Ram) e sistema de som assinado nas duas caminhonetes. Mas cada uma tem suas exclusividades.
Só a 1500 conta com cancelamento de ruído, roteador wi-fi, suspensão pneumática, estribo lateral elétrico, banco traseiro reclinável, retrovisor interno com câmera, park assist e indicador de fadiga. Como exclusividade da F-150 temos coluna de direção elétrica, centralização de faixa, faróis com projetor e sistema auto-hold.

Veredicto
Motor V8 é sua prioridade? Então fique com a Ford F-150. Afinal, ela tem motor de Mustang. Agora, se você prefere um carro mais luxuoso, melhor para andar na estrada, com mais força e agilidade para rodar forte, a Ram 1500 se provou um produto superior e à frente da rival gigantesca. Ela custa mais caro e bebe mais, mas também é mais carro.
Você levaria para casa a Ram 1500 ou a Ford F-150? Conte nos comentários.
![Ford F-150 Lariat vs Ram 1500 Laramie [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/07/ram-15000-night-edition-vs-ford-f-150-lariat-22-1320x743.webp)


Ford F150 é lógico.
Vou de Ford F-150.
Acho mais bonita, mais elegante e o V8 do Mustang me joga pra cima.
RAM muito mais Camionete..
F150, o ronco do V8 é inigualável!!!