A onda dos SUVs transformou o mercado e, com ela, surgiu uma vertente que adicionou esportividade às linhas quadradas e também caiu no gosto dos consumidores: os SUVs-cupês. Com o caimento suave do teto, o estilo teve início no inusitado e desacreditado SsangYong Actyon (2005), ganhou projeção com o BMW X6 e hoje está por todos os cantos. Entre os modelos generalistas, um deles é o Volkswagen Nivus.
Lançado em junho de 2020, o Volkswagen Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen totalmente desenvolvido no Brasil a ser exportado para a Europa, onde é vendido como Taigo. Sustentado pela plataforma MQB A0 — a mesma de Polo, Virtus, T-Cross e o novo Tera —, o SUV-cupê chega à linha 2025 com atualizações pontuais para seguir competitivo diante de rivais como Fiat Pulse, Fastback e o Renault Kardian.
Desenhado pelo mago e brasileiro José Carlos Pavone, o Volkswagen Nivus 2025 traz mudanças concentradas na dianteira, exibindo novo para-choque com entrada de ar ampliada, tomadas de ar verticais funcionais e grade frontal mais afilada. Na traseira, o para-choque foi redesenhado com refletores verticais, e as lanternas de LED interligadas ganharam novo arranjo interno. É um visual clean que segue a bem resolvida escola alemã.
O exterior é complementado pelas rodas de 16 polegadas, pintadas em cinza, que são calçadas por pneus de medidas 205/60 nesta versão Comfortline 200 TSI. É uma tarefa delicada mexer em um produto bem aceito, por isso as alterações visuais mantêm a identidade original, sem mudanças bruscas. As alterações estão lá, basta prestar atenção!


Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI e o seu bolso
A configuração Comfortline 200 TSI parte de R$ 146.290, posicionada entre a versão de entrada Sense 200 TSI (R$ 119.990) e a Highline 200 TSI (R$ 163.290). Há ainda a esportiva GTS 250 TSI, vendida a partir de R$ 179.990, equipada com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, associado ao câmbio automático sequencial de seis marchas e acerto dinâmico voltado para dirigibilidade.
Um posicionamento mercadológico que coloca o SUV cupê da Volkswagen no patamar do Fiat Pulse Impetus Turbo200 Hybrid (R$ 146.990)e o topo de linha Renault Kardian Première Edition (R$ 145.990). O Fastback Audace Turbo200 Hybrid parte de R$ 159.990.

Na Comfortline, a lista de equipamentos inclui ar-condicionado digital Climatronic sensível ao toque, carregador por indução, volante com ajustes de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, quadro de instrumentos digital de oito polegadas e central multimídia VW Play de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bem como uma interface amigável e intuitiva de operar.
No pacote de segurança, há faróis e lanternas em LED, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento e câmera de ré, para citar.

Vida a bordo no Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI
Na ponta da fita métrica, a carroceria transmite 4,27 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. A dimensão entre as extremidades é ligeiramente maior que os 4,26 m do modelo antecessor, graças ao desenho do novo para-choque dianteiro. Já o porta-malas segue com capacidade volumétrica de bons 415 litros.
O acabamento interno é dominado por plásticos, mas bem encaixados, com superfícies texturizadas. Os bancos em tecido cinza trazem a inscrição Nivus e costuras azuis. A ergonomia agrada, com comandos bem posicionados à mão. Nada está fora de lugar quando o assunto é o bem-estar de quem viaja na primeira fileira de bancos. Ainda assim, o acabamento fica um degrau abaixo das versões Highline 200 TSI e GTS 250 TSI.


O caimento do teto e o tamanho do vidro traseiro não afetam a visibilidade, mas pode comprometer o espaço para a cabeça de passageiros mais altos no banco traseiro. Ainda assim, o entre-eixos de 2,56 m do SUV-cupê da Volkswagen garante espaço para pernas e joelhos. Aliás, é melhor sobre os Fiat Pulse e Fastback, ambos com 2,53 m. O conforto é complementado pelas saídas de ar dedicadas e pela inclinação do encostos. Os bancos bipartidos aumentam a versatilidade na hora de transportar levar cargas maiores.
Ao volante
Sob o capô, o Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI traz o já conhecido motor 1.0 TSI de três cilindros com turbo e injeção direta, que entrega até 128 cv e 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm bebericando etanol, acoplado ao câmbio automático sequencial AQ250 de seis marchas.
Com relação peso-potência de 9,7 kg/cv e peso-torque de 60,7 kg/kgfm, o SUV cupê da Volkswagen parte da imobilidade aos 100 km/h em 10 segundos e atinge 192 km/h de velocidade máxima. Segundo a Volkswagen, o novo para-choque frontal melhorou o coeficiente aerodinâmico, reduzindo o arrasto e o ruído do vento em altas velocidades.

O Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI ganha velocidade ou retoma a velocidade com destreza. A caixa AQ250 faz trocas e reduções suaves, mesmo em altos giros e não titubeia quando solicitada. Além disso, as trocas sequenciais podem ser realizadas tanto pela alavanca seletora de marchas quanto pelas borboletas atrás do volante.
A suavidade de operação do câmbio AQ250 é melhor em relação à AQ160 usada nos Volkswagen Virtus 170 TSI e Tera, especialmente em baixas velocidades, como nas manobras ou balizas. Paralelamente à isso, a direção assistida eletricamente é precisa, sendo leve e transmitindo o peso correto ao trafegar mais apressadamente. Falando nisso, como é o comportamento dinâmico?

Volkswagen Nivus Comfortline é estável e bem calibrado
As suspensões adotam arquitetura McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção atrás. Com a típica calibração mais firme da Volkswagen, entrega boas doses de estabilidade, da mesma forma que coopera no controle da carroceria em curvas contornadas mais rapidamente (acima de 110 km/h). Há pouca inclinação de carroceria. E somente ao abusar do pedal do acelerador que o Nivus mostra uma leve tendência ao subesterçante.
Mesmo assim, as saídas de frente são rapidamente controladas ao aliviar o pé do pedal do acelerador. A disposição em retomar a velocidade também é auxiliada pelo baixo turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer). Já o conjunto de frenagem utiliza discos ventilados na frente e sólidos atrás, com pedal firme, deixando no passado a antiga sensação esponjosa comum em modelos da marca.

Além da dinâmica bem calibrada pelo time de engenharia e da plataforma MQB-A0, o consumo pode ser um item decisivo de compra na hora de fechar negócio. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo é de 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina, ou 8,6 km/l e 10,3 km/l com etanol.
Veredicto
O Volkswagen Nivus continua sendo um dos SUVs mais belos do mercado nacional, com linhas equilibradas e estilo marcante assinado por José Carlos Pavone. Em um cenário onde todo mundo quer um SUV, ele se destaca não apenas pelo design, mas pela boa dirigibilidade e refinamento dinâmico.
Para quem já gostava do SUV cupê da Volkswagen, a atualização da linha 2025 é uma injeção de ânimo. A Volkswagen acertou ao preservar as qualidades do carro e ainda aprimorar pontos pontuais. Portanto, o Nivus continua uma escolha racional com tempero emocional.

O que você acha do Volkswagen Nivus? Se você é ou já foi dono do SUV-cupê, compartilhe sua opinião nos comentários!




Tenho um comfortline 2023 não troco não empresto e nem vendo. Igual as notas da mangueira. 10
Tenho um nivus confortiline 2024, e entrega tudo, é econômica bom de dirigir, porta malas espaçoso, gostei muito, pretendo trocar no final do ano pela versão 2026, nivus novamente.
Tenho um Nivus Highline 2021 e simplesmente é o melhor carro q já tive – dentre dezenas deles. Carro EXCELENTE. Potente, econômico, silencioso, bonito – está com 108.000 kms rodados e os pneus ainda são os originais, e ainda rodam muito.
Falar mais o quê?
Tive um vw nivus 2022, gostei tanto do carro que esse ano troquei em um 26/26 lindo como sempre. Show de carro