O Volkswagen Tera é como um spin-off de um blockbuster: carrega o DNA do fabricante, mas quer brilhar por conta própria contra Fiat Pulse e Renault Kardian, exibindo identidade própria e sustentado pela mesma plataforma de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Com vendas iniciadas em junho, o modelo oferece quatro versões, com preços entre R$ 103.990 e R$ 139.990.
Para quem deseja motor turbo e câmbio manual, a configuração 170 TSI parte de R$ 116.990, chegando a R$ 122.590 com pintura metálica (R$ 1.750), rodas de liga leve de 16 polegadas (R$ 1.720) e o pacote VW Play Connect (R$ 1.590), que adiciona multimídia de 10,1 polegadas com Apple CarPlay/Android Auto sem fio, internet e serviços remotos.
Ou seja, completo, o Volkswagen Tera 170 TSI quase encosta na versão Comfort 170 TSI (a partir de R$ 126.990), já equipada com as rodas aro 16 e o câmbio automático de seis marchas. Então, seria o Tera 170 TSI uma versão para os puristas — ou para os saudosistas do Up! TSI?
Essa fórmula de motor turbo e câmbio manual resgata parte da aura do subcompacto descontinuado em abril de 2021. Claro, há quem prefira a comodidade da transmissão automática, mas muitos ainda valorizam a condução com esse tipo de transmissão — especialmente em um Volkswagen, conhecido pelos engates curtos e precisos.

Volkswagen Tera 170 TSI não está sozinho
Ao unir motor sobrealimentado a câmbio manual, o Volkswagen Tera 170 TSI entra na disputa direta com o Renault Kardian Evolution MT, que parte de R$ 112.690. O conjunto motriz do Volks é conhecido: motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta, associado à caixa de cinco marchas (MQ200).
Esse casamento entrega até 116 cv e 16,8 kgfm com etanol, garantindo uma relação peso-potência de 9,74 kg/cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos — sempre com o combustível vegetal. Na prática, a condução é apenas coerente com a proposta, longe da pegada ágil do Up! TSI. Mas há razões para isso.


Um dos fatores é o peso: o Tera 170 TSI tem 1.130 kg, contra 971 kg do animado Up! Pepper TSI,por exemplo, com 105 cv e o mesmo torque. Já o Polo TSI (também descontinuado) pesava 1.111 kg com os mesmos 116 cv. Outro motivo é a calibração voltada às normas de emissões, mais rígidas atualmente.
Então, o Volkswagen Tera 170 TSI sofre de asma?
Vencida a fase aspirada, as respostas do Volkswagen Tera 170 TSI aparecem por volta dos 2.500 rpm. A partir daí, o motor reage bem ao acelerador — e, em lombadas, não exige reduções para retomar a velocidade. O turbolag (atraso até o turbo entrar em ação) é discreto, mas o delay do pedal de acelerador pode incomodar uma parcela dos consumidores.
Mesmo assim, o Volkswagen Tera TSI encara ladeiras com desenvoltura, embora, dependendo da inclinação, exija diminuir de marcha para manter o ritmo. Em uma subida mais íngreme, foi necessário sair da terceira para a primeira marcha. Apesar disso, essa tarefa é muito facilitada pela caixa manual de cinco marchas e a embreagem leve com ponto baixo.

Os engates são precisos e suaves, como faca quente na manteiga — uma verdadeira obra-prima da engenharia da marca, permitindo até uma tocada mais esportiva. No comparativo direto, o Renault Kardian Evolution MT tem 125 cv e 22,4 kgfm e vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O Volkswagen Tera cumpre em 10,1 s, ambos bebericando etanol.
A dinâmica do Tera 170 TSI é assegurada pela suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. A calibração mais firme ajuda no contorno de curvas, com pouca rolagem da carroceria, ao mesmo tempo em que absorve bem as irregularidades — graças também aos pneus 205/60 com rodas de aço aro 16.

Conforto de rodagem
O perfil 60 dos pneus ajuda a absorver impactos, enquanto as calotas pretas escondem as rodas de ferro, bem como os discos de freio ventilados na frente e sólidos atrás. O pedal de freio tem acionamento linear, deixando de lado a sensação esponjosa comum em modelos antigos da marca.
A direção elétrica é leve em manobras e ganha peso ao pisar mais fundo. O isolamento acústico também agrada, mantendo os ruídos externos do lado de fora e oferecendo doses extra de conforto acústico. E se o consumo é um fator decisivo na hora de fechar negócio, o Volkswagen Tera 170 TSI crava 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, as médias sobem para 12,9 e 15 km/l, segundo o Inmetro.

O Tera 170 TSI transmite a sensação de um projeto sólido e bem concebido, sustentado pela plataforma MQB-A0. Mede 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,56 m de entre-eixos — superior ao do Pulse (2,53 m) e próximo ao do Kardian (2,60 m). O porta-malas leva 350 litros, contra 358 do Kardian e 320 do SUV da Fiat.


Volkswagen 170 TSI oferece uma cabine caprichada
Ao abrir a porta, é fácil notar o bom nível de acabamento — sem clima de versão básica. Os plásticos e arremates têm qualidade, o volante é revestido em couro e o ambiente remete ao da versão Comfort, com a qual compartilha diversos elementos.
O quadro de instrumentos digital de oito polegadas acompanha o multimídia VW Play de 10,1″ com Apple CarPlay e Android Auto sem fio — item cobrado à parte, mas com ótima resolução e interface amigável. O que joga contra é o ar-condicionado analógico, já que a opção digital sequer está disponível. Para conter custos, os bancos são inteiriços e não há saídas de ar dedicadas para os ocupantes do banco traseiro.


Só que há áreas revestidas tanto no painel quanto nas laterais de portas. Entre os itens de série, o Volkswagen Tera 170 TSI inclui faróis Full-LED, que oferecem uma boa luminosidade à frente elevando a segurança nos trajetos noturnos, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, sensor de ré e controlador de velocidade, para citar.
Veredicto
A Volkswagen tem a faca e o queijo na mão para transformar o Tera em um sucesso. Com bom acerto dinâmico, ele atende quem busca um modelo acessível sem abrir mão de acabamento e prazer ao volante. O desempenho é coerente, mas os engates do câmbio manual roubam a cena pela precisão.
Um carro bem nascido a gente percebe até pela batida da porta — e o Volkswagen Tera 170 TSI transmite essa solidez. Uma compra recomendável para quem valoriza o câmbio manual ou está de olho em montar um projeto com um toque de veneno no motor.

E você, o que achou do Volkswagen Tera? Caso já tenha um, compartilhe sua experiência nos comentários!




A versão que é interessante, é muito cara. Não compensa. De VW, devo mudar de montadora.