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Ele te obriga a sair de casa!

Zeekr 001 te anima a sair, nem que seja só até a esquina | Avaliação

O Zeekr 001 combina luxo, desempenho brutal e preço competitivo para desafiar o Porsche Taycan. Será que ele te faria sair de casa? Descubra!

9 min de leitura

“Fique em casa!” Essa foi uma recomendação que nos acostumamos a ouvir anos atrás. Naquela época, levei um tempo para me habituar ao home office. No entanto, aprendi a curtir meu lar e entendi que trânsito é sinônimo de perder vida, além de os deslocamentos diários serem contraproducentes. Mas tudo muda quando se tem um Zeekr 001 na garagem. Eu explico!

O modelo é o primeiro carro do fabricante tratado como marca de luxo sob o guarda-chuva da gigante Geely, que também controla a Volvo, a Polestar e a Lynk & Co. A Zeekr chegou ao Brasil em outubro do ano passado e o 001 é um chinês sofisticado, com dirigibilidade digna de um carro alemão, mirando diretamente no Porsche Taycan — pela metade do preço.

A carroceria, que foge do comum, é marcada por linhas dinâmicas e ousadas, deixando à vista uma silhueta de Shooting Brake — um estilo que mistura cupê com station wagon e que surgiu no século XIX, na Inglaterra, para designar veículos usados por caçadores no transporte de armas e cães.

Se beleza se põe à mesa, o Zeekr 001 esbanja sex appeal, sendo um dos carros mais atraentes à venda no Brasil atualmente. Isso é evidenciado pelos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, pelas belas e enormes rodas de 22 polegadas e pelo aerofólio de teto pronunciado, que ajudou a conquistar um coeficiente de arrasto de 0,23 — apenas um pouco acima dos 0,22 do Porsche Taycan.

Zeekr 001 é sobre sedução

O Zeekr 001 é aquele tipo de carro que te faz acordar cedo no domingo só para dar uma volta, seja na estrada ou apenas no quarteirão. E ele leva toda a família com muito conforto e amplo espaço interno. São 4,95 metros de comprimento, 2,00 metros de largura, 1,54 metro de altura e quase 3,00 metros de entre-eixos.

Duas versões do Zeekr 001 são oferecidas no Brasil: Premium (R$ 495.000) e Flagship (R$ 542.000). Esta última pode ser adquirida na vibrante tonalidade laranja, com o interior combinando azul Midnight ou branco Polar. Os vincos exteriores bem definidos, as maçanetas escamoteáveis, a linha elevada do capô e as janelas sem moldura conferem um charme à parte, reforçando uma personalidade marcante.

Zeekr 001 laranja parado de lateral com muro e plantas ao fundo
Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Essa identidade é também ressaltada pelas luzes diurnas (DRL) elevadas e em alto-relevo, acompanhadas por faróis afilados equipados com matriz de LED inteligente e 64 fontes de luz controladas individualmente. Sempre que o Zeekr 001 é aberto ou trancado, um show de luzes digno do Epcot Center, nos Estados Unidos, é apresentado.

A beleza frontal se conecta com a traseira, que exibe uma lanterna contínua, invadindo as laterais e dividida em 12 blocos (seis de cada lado), com a nomenclatura Zeekr centralizada — assim como ocorre no utilitário esportivo Zeekr X.

Onde os olhos pousam no Zeekr 001

Os modelos da Zeekr utilizam a plataforma SEA (sigla para Sustainable Experience Architecture), também aplicada nos carros da Volvo, e baseada na arquitetura de 800V. Frente ao Porsche Taycan, que parte de R$ 820.000, o Zeekr 001 custa R$ 325.000 a menos na versão Premium e R$ 278.000 na Flagship. As dimensões e capacidades dos porta-malas são semelhantes.

O Taycan mede 4,96 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,37 m de altura e tem 2,90 m de entre-eixos — inferior aos 2,99 m do Zeekr 001. Além disso, o porta-malas do modelo chinês oferece volumosos 539 litros (2.144 litros com o rebatimento da segunda fileira), contra 407 litros do Taycan, que ainda possui 81 litros no compartimento dianteiro. Mesmo somando tudo, o Porsche não supera a capacidade do Zeekr. Um comando à direita do compartimento possibilita rebaixar/erguer a suspensão para facilitar o processo de carregamento.

Porta-malas do Zeekr 001
Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Na segunda fileira de bancos, o espaço é mais generoso no Zeekr 001, permitindo que passageiros de estatura média cruzem as pernas com facilidade. Há ainda ajustes elétricos para rebatimento, aquecimento e resfriamento, enquanto uma tela LCD permite controlar funções como temperatura, saídas de ar central e nas colunas, além do volume do sistema de som.

O acabamento do Zeekr 001 é um capítulo à parte. Materiais extremamente refinados, como couro Nappa e detalhes em Alcantara, estão presentes por toda a cabine. A única área que não recebe revestimento é a porção inferior das portas. No restante, tudo é macio ao toque, de causar inveja aos alemães. Queiramos ou não, os chineses aprenderam a construir carros de alta qualidade e valor agregado.

Espaço traseiro Zeekr 001
Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O investimento que vale a pena

O interior do Zeekr 001 deixa a clara sensação de que o dinheiro foi bem investido. A sensação de amplitude é acentuada pelo teto solar panorâmico, que não possui escotilha, mas pode ser escurecido ou clareado ao gosto do condutor — o mesmo recurso disponível no Porsche Taycan Cross Turismo.

Também configurável ao gosto do motorista está a iluminação interna e o sistema de som assinado pela Yamaha, com 11 alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência digna de sala de concerto. Independentemente do estilo musical — seja música clássica, MPB ou Heavy Metal —, a pureza das notas, a riqueza harmônica e a definição impressionam.

Além dos acabamentos sofisticados, o Zeekr 001 traz detalhes em bronze e um sistema multimídia de 15,4 polegadas fixado no centro do painel. No entanto, nenhum carro é perfeito: há ausência de comandos físicos e os botões táteis no volante não se mostram práticos no uso cotidiano.

O quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e o Head-Up Display de 14,7 polegadas projetam informações no para-brisas, ajudando a manter o foco na condução. O assistente de voz e a assistente virtual EVA, equipada com inteligência artificial, permitem controlar até 1.600 funções, segundo a marca. Além disso, por meio de duas teclas na porta direita é possível controlar o banco do carona.

Heavy Metal elétrico

Sob essa embalagem sofisticada, o Zeekr 001 esconde um verdadeiro canhão elétrico, capaz de vencer, sem hesitação, um duelo contra Billy The Kid. Dois motores elétricos, um em cada eixo, entregam 544 cv e 70 kgfm de torque, permitindo que acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. A tração é integral sob demanda.

Acelerar com vigor no Zeekr 001 é uma experiência comparável a um soco no estômago ou a um cruzado no queixo: você fica atordoado, até mesmo com uma leve perda de visão periférica durante as acelerações mais intensas. É um carro que precisa ser respeitado! O Porsche Taycan, em comparação, oferece 408 cv e faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

Zeekr 001 laranja parado de frente com muro e plantas ao fundo
Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Com 2.353 kg, o Zeekr 001 apresenta uma relação peso-potência de 4,33 kg/cv e peso-torque de 33,61 kg/kgfm. Tudo acontece de forma rápida e intensa. São sete modos de condução que ajustam o comportamento do carro e modulam sua entrega de potência. No modo mais radical, prepare-se para ser grudado ao banco.

Mas, no programa mais suave, o Zeekr 001 se transforma em um carro dócil para o uso urbano. Suas suspensões adaptativas permitem regular a altura livre do solo, evitando raspar a dianteira em valetas ou lombadas. A altura pode variar entre 11,7 cm e 20 cm, o que confere ao modelo até mesmo uma certa versatilidade de SUV.

Nas curvas e no asfalto brasileiro

O conjunto de suspensões possui arquitetura independente com braços sobrepostos na dianteira e sistema multilink na traseira. Impressiona a forma como ele lida com nosso asfalto irregular, sem transmitir solavancos ou batidas secas, enquanto mantém uma dinâmica exemplar nas curvas mais agressivas. A calibração do conjunto vai para o lado da maciez, mas que não compromete o desempenho.

Mesmo em altas velocidades, o Zeekr 001 freia de forma estável, sem oscilações ou tendência a sair de frente ou de traseira. É, sem dúvida, um carro muito bem acertado em termos de comportamento dinâmico. A direção elétrica é rápida tanto nas respostas quanto no retorno, contribuindo para a excelente experiência ao volante. As grandes e belas rodas de 22 polegadas vestem pneus 265/40, com letra de velocidade V (240 km/h)

Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Uma ressalva vai para os assistentes de condução, que se mostram invasivos e, em alguns momentos, podem assustar motoristas menos experientes. O sistema de centralização de faixa atua de maneira abrupta em saídas involuntárias, e o sistema de mitigação de colisão realizou uma frenagem brusca em uma situação de estrada. Uma calibração mais amigável seria bem-vinda.

O Zeekr 001 tem bateria de 100 kWh podendo ser recarregado a até 200 kW, completando de 10% a 80% em apenas 30 minutos. Em corrente alternada (AC), o carregamento até 80% leva cerca de 5h30min, com potência de até 22 kW. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o alcance livre de poluentes é de até 426 km.

Bocal de abastecimento do Zeekr 001
Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

O Zeekr 001 reúne atributos mais que suficientes para incomodar os modelos alemães e suecos. O fabricante demonstrou competência ao criar um carro luxuoso, sofisticado, potente e agradável de dirigir — ainda que não tenha a tradição da Porsche.

Para ter um Porsche Taycan com desempenho semelhante ao Zeekr 001, seria necessário optar pelo Taycan 4S, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e oferece 598 cv. No entanto, o preço inicial salta para R$ 875.000. Se antes o trânsito parecia um desperdício de tempo, o Zeekr 001 é o tipo de carro que te faz redescobrir o prazer de dirigir, seja para enfrentar uma estrada ou simplesmente dar uma volta no quarteirão.

Zeekr 001 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

O que você achou do Zeekr 001? Você compraria esse canhão elétrico ou preferiria o Porsche Taycan? Compartilhe sua opinião nos comentários


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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