Apesar de ser uma pessoa grande (com 1,87 m de altura), sou uma pessoa que aprecia mais os carros pequenos. Eles são mais práticos e fáceis de usar, além de mais divertidos de dirigir. Só que, a grande maioria das marcas premium te obrigam a ter um carro grande para ter luxo de verdade. Felizmente, o Zeekr X é uma quebra desse paradigma inconveniente.
Usado a mesma plataforma do Volvo EX30, o Zeekr X é vendido no Brasil em duas versões, Premium e Flagship. Testamos o modelo topo de linha de R$ 338 mil para testar se a nova marca de luxo chinesa está a par do nível de sofisticação que é entregue por marcas consolidadas, como sua prima Volvo.
Bolsa de grife
O primeiro ponto que mais impressiona no Zeekr X é o nível de refinamento do interior. Esqueça o que você já viu em modelos de entrada de marcas de luxo, especialmente o Volvo EX30. O X é muito refinado, bem montado e usa materiais de qualidade para te dar a sensação de luxo real.

No modelo testado, que conta com interior bege e azul, tudo que é feito em material claro tem toque macio. Uma barra plástica separa as duas metades do painel e é recheada de LEDs que podem adotar a cor que o motorista quiser ou fazer um show de acordo com a música que toca.
Nas portas, pequenos pontos de LED perfurados no couro mostram o horizonte de uma cidade. Há pequenos detalhes em cobre que ajudam a dar uma certa pomposidade à cabine. Só temos plástico na parte inferior das portas e do painel, mas que ainda assim tem textura agradável e é bem feito.

O couro usado nos bancos e portas apresenta toque aveludado e agradável, enquanto o volante mistura os dois tons da cabine de maneira elegante. Pena que o bege usado no modelo da frota de imprensa da marca suje muito fácil. Todo os encaixes são bem feitos e bem colocados. E tem marca que só teria um interior assim acima de meio milhão.
Tecnologicamente conveniente
Ainda que siga a escola chinesa de interior minimalista, o Zeekr X não é tão irritante de usar. Ele tem painel de instrumentos totalmente digital com uma tela pequena agregada ao volante. A central multimídia é grande e de ótima definição, tendo conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

A usabilidade é típica de um tablet e é recheada de recursos diferentes como atalhos para abertura parcial dos vidros, seleção de coloração interna, monitoramento de autonomia, entre outros. Há até a possibilidade de usar o Zeekr X como uma gigantesca caixa de som com alto-falantes externos para reproduzir músicas ou mensagens.
Só que nem tudo são flores. O Zeekr X tem o mesmo defeito do Volvo EX30, que é te obrigar a regular os espelhos retrovisores pelo volante. Além disso, o comando dos vidros elétricos é acionado ao contrário da lógica normal. O ar-condicionado tem comandos na central, mas ficam fixos em uma barra na parte inferior.

Além disso, é possível mudar a temperatura por voz ou através de um submenu no painel de instrumentos (bem prático, por sinal) comandado por botões no volante. Destaque ainda para o teto solar panorâmico com tratamento UV adornado pelo chique revestimento de suede no teto.
Regulagens e mimos
O Zeekr X tem bancos elétricos para motorista e passageiro, mas só o comandante tem resfriamento do assento. Contudo, os dois passageiros dianteiros contam com aquecimento e vibração que tenta fazer o papel de massagem. Quem senta atrás tem duas saídas USB para carregamento de celulares e um espaço aceitável.


As pernas ficam bem mais altas do que o esperado, mas a cabine tem mais área do que muito SUV compacto. O único porém é que as saídas de ar ficam na coluna e gelam os joelhos ao invés de refrigerar a cabine. O porta-malas conta com 362 litros e tampão fixo, além de abertura elétrica. O frunk (porta-malas dianteiro) leva mais 66 litros.

Tocada voltada ao conforto
Apesar de dividir plataforma e conjunto mecânico com o Volvo EX30, a tocada do Zeekr X é totalmente diferente. Tipicamente chinês, ele tem suspensão molenga. Ao passar em buracos, o SUV compacto flutua e balança mais do que deveria. Contudo, consegue absorver bem os impactos.

A direção tem peso adequado, transmitindo confiança em altas velocidades, além de ser macia o suficiente para facilitar manobras. Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o Zeekr X entrega 428 cv e 55,3 kgfm de torque com 0 a 100 km/h cumpridos em 3,8 segundos. É um carro rápido, mas não um canhão.
Ele acelera bem, mas de maneira linear, sem dar sustos ao motorista. A autonomia declarada pelo INMETRO é de 332 km, mas que, na realidade, passa fácil de 400 km. O interessante é que ele tem dois modos de medir autonomia no painel e na central multimídia.

O modo dinâmico mede a autonomia de acordo com o jeito que o motorista dirige, alternando o range conforme se pisa mais ou menos no acelerador. Já o modo padrão usa o ciclo WLTP para medir o alcance. O freio regenerativo tem duas atuações diferentes e pode ajudar a expandir a autonomia.
Além disso, surpreendentemente o Zeekr X se torna mais econômico na estrada do que na cidade. Por aproveitar bem situações de inércia e modular bem o pedal de acelerador, você consegue inverter a lógica típica dos elétricos que privilegiam o uso na cidade e torram a bateria na estrada.

Itens de série
Sendo a versão topo de linha do Zeekr X, a Flagship vem lotada de equipamentos. Ele conta com câmera frontal que grava automaticamente em caso de frenagem brusca para registrar acidentes, alerta de saída segura, park assist, chave presencial, faróis full-LED com acendimento automático e assistente de luz alta.
Há ainda teto solar panorâmico, rodas de liga-leve de 20 polegadas, sistema de câmeras 360°, teto panorâmico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos dianteiros com ajuste elétrico, volante com aquecimento, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação para o motorista.

Ainda traz alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, porta-malas com abertura elétrica, carregador de celular por indução, head-up display, sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas com ionizador, freio de estacionamento elétrico, sistema de som Yamaha e frenagem autônoma de emergência.
Veredicto
O Zeekr X é um raríssimo caso de carro pequeno que entrega luxo verdadeiro. É refinado de andar e de usar, além de visualmente chamativo e seguro (5 estrelas no Euro NCAP). É um carro que entrega boa performance e o preço de R$ 338 mil parece bem dentro para a proposta do modelo.

Só terá de enfrentar a resistência inicial do brasileiro a uma nova marca como a Zeekr, que não chegou fazendo o mesmo barulho da BYD e da GWM. Contudo, sabendo que por baixo desse visual chamativo, ele é um Volvo, muita gente pode se aventurar com mais segurança. Afinal, o pacote é muito bem feito.

Você teria um Zeekr X? Conte nos comentários.



Um dos maiores diferenciais dele para o uso no dia a dia, em relação ao seal e a ex30.. ele carrega ac22. Enquanto no seal eh 10h pra carregar em casa, no zeeker vc faz isso em 3!
O melhor carro que já tive. Luxuoso, confortável, esportivo e tecnológico. Acabamento e dirigibilidade acima da média.
Teria um se o preço fosse mais barato. Por ser desconhecida o preço teria que ser melhor.
Bonito demais como quase todos os chineses mais recentes. Só uma ressalva, comentou todos os detalhes e não disse as dimensões apenas que é pequeno, mas pequeno o quanto??
Melhor carro que já tive, bem melhor que o meu fiesta!
Pequeno como o Volvo… ??