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Briga de família

Zeekr X Flagship vs Volvo EX30 Ultra: duelo de primos | Comparativo

Por baixo da pele, Volvo EX30 e Zeekr X são praticamente o mesmo carro, mas a diferença entre eles é enorme

8 min de leitura

Dois SUVs compactos elétricos, produzidos pelo mesmo grupo, mas completamente opostos. De um lado, o estreante Zeekr X, que chega com luxo e tecnologia para encantar o consumidores de marcas premium tradicionais. De outro, o Volvo EX30 que trouxe um novo cliente para a marca sueca e fez muita gente trocar SUVs a combustão por ele.

Nesse embate, testamos as versões topo de linha de ambos os modelos. O Zeekr X se apresenta na versão topo de linha Flagship de R$ 338.000. Já o Volvo EX30 das fotos é da versão de entrada Core, mas consideramos para o embate o Ultra de R$ 299.950, que é equivalente ao rival em equipamentos. Qual deles é o melhor? 

Mecânica

Volvo EX30 e Zeekr X são construídos na mesma plataforma, além de compartilharem diversos componentes. No Brasil, a versão topo de linha do modelo chinês conta com dois motores, totalizando 428 cv e 55 kgfm de torque. Já o EX30 tem tração apenas traseira com 272 cv e 35 kgfm.

Volvo EX30 Core preto zeekr x cinza ambos de traseira em uma concessionária volvo
Volvo EX30 vs Zeekr X [Auto+ / João Brigato]

Isso resulta em uma diferença brutal de performance. O chinês tem 0 a 100 km/h cumpridos em 3,8 segundos contra 5,3 segundos do sueco. Na autonomia, contudo, o Volvo entrega 338 km contra 304 km do Zeekr. Vale lembrar que os dados de autonomia são do INMETRO, sempre pessimista quanto ao alcance dos carros elétricos. 

Como são para dirigir?

Apesar de o Zeek X ser bem mais potente para dirigir, o Volvo EX30 é mais gostoso de guiar. A suspensão do modelo sueco é mais firminha, enquanto a direção é mais pesada. Bem feito ao gosto europeu, ele engole curvas com muita facilidade, enquanto acelera com um soco forte, fazendo parecer mais potente do que de fato é.

Volvo EX30 Core preto zeekr x cinza ambos de frente em uma concessionária volvo
Volvo EX30 vs Zeekr X [Auto+ / João Brigato]

O EX30 gosta de velocidades altas, se mantendo muito estável e controlado, mesmo quando o piso é ruim. Já o Zeekr X não impressiona nas acelerações, sendo um carro mais linear e contido. Ele de fato é forte e entrega velocidade sempre que chamado, mas não tão bruto quanto seu primo.

Outra diferença fundamental está na suspensão de pudim do Zeekr X. Ele é mole demais, balançando em velocidades altas e não absorvendo bem impactos. Parece um transatlântico, enquanto o Volvo puxa para o lado de um carro esportivo. A direção é equilibrada no Zeekr, mas mais instigante no Volvo.

Volvo EX30 Core preto zeekr x cinza ambos de traseira em uma concessionária volvo
Volvo EX30 vs Zeekr X [Auto+ / João Brigato]

Além disso, o EX30 tem sistemas de condução semi-autônoma melhor calibrados. Ele centraliza em faixa e corrige a trajetória do motorista com mais sutileza que o sistema do X. O Zeekr evita invadir a faixa jogando forte o volante, enquanto o Volvo controla o percurso mais naturalmente.

Interior

Se por um lado temos o Zeekr X com melhores números de performance e o Volvo EX30 com uma dinâmica mais apurada, o interior é um brilha muito e o outro deixa um gosto amargo. A cabine do X é muito refinada, contando com materiais macios para tudo quanto é canto, teto com tecido aveludado, botões de metal e luzes indiretas bem elegantes.

interior zeekr x
Zeekr X Flagship [Auto+ / João Brigato]

Já o EX30 apela para materiais reciclados e recicláveis para tentar conquistar o consumidor. Mas a quantidade de plásticos internos e texturas de carros populares não passa a sensação de estar em um Volvo. É uma qualidade de acabamento muito inferior a tudo que a marca já apresentou.

Ambos são minimalistas no desenho, mas o EX30 vai além colocando comandos dos vidros no centro do console, eliminando qualquer tipo de elemento de design para trazer refinamento. Inclusive, ele não tem painel de instrumentos, te obrigando a usar a central multimídia para ver a velocidade. E se fizer isso demasiado, ele te acusa de distração.

Volvo EX30 Ultra [Auto+ / João Brigato]

Já o Zeekr tem painel de instrumentos fixo na coluna de direção e head-up display. Os comandos dos vidros estão no lugar certo, mas irritantemente, como o Volvo, é preciso usar o volante e a central multimídia para ajustar os espelhos. Além disso, os comandos dos vidros elétricos do modelo chinês estão ao contrário.

Ambos contam com teto panorâmico sem cortina, mas que tem filtro UV e é levemente escurecido. Temos duas ótimas centrais multimídia, mas o sistema da Volvo é bem melhor, pois conta com Android embarcado, permitindo o uso de aplicativos iguais aos do celular. A central do Zeekr é fácil de mexer e tem recursos próprios interessantes.

Espaço interno

Outro elemento em que é extremamente discrepante a realidade de ambos os modelos é em espaço interno. O EX30 é apertado demais para quem senta no banco traseiro, chegando a ser menos espaçoso que SUVs subcompactos como Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. Já o X tem boa área para pernas, mas os joelhos ficam altos demais lá atrás.

Não há saída de ar para o banco traseiro no Volvo, enquanto o Zeekr tem uma em cada coluna, mas que deixam seus joelhos gelados. O porta-malas do sueco leva 318 litros na frente e apenas 9 litros na frente. Já o chinês conta com 362 litros atrás e 66 litros na frente. Ou seja, até aqui ele é bem maior.

Itens de série

Zeekr X e Volvo EX30 são comparados aqui na versão topo de linha. Com isso, eles compartilham uma lista enorme de itens de série. Os dois SUVs contam com seis airbags, controle de tração e estabilidade, sistema de câmeras 360°, controle de tração e estabilidade, faróis full-LED com acendimento automático e assistente de luz alta.

Há ainda assistente de saída segura, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, controle automático de descida, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado, monitoramento de pressão dos pneus, indicador de fadiga e freio a disco nas quatro rodas.

Volvo EX30 Core preto zeekr x cinza ambos de frente em uma concessionária volvo
Volvo EX30 vs Zeekr X [Auto+ / João Brigato]

Em comum temos ainda ar-condicionado digital de duas zonas com ionizador, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, park assist, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisor central fotocrômico, sensor de chuva, teto panorâmico, bancos dianteiros elétricos, porta-malas com abertura elétrica e chave presencial.

A dupla ainda conta com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, revestimento interno de couro, faróis full-LED e wi-fi. Só o Zeekr X tem painel de instrumentos digital separado da central multimídia, head-up display, bancos dianteiros com aquecimento e massagem, além de resfriamento para o motorista.

Volvo EX30 Core preto zeekr x cinza ambos de frente em uma concessionária volvo
Volvo EX30 vs Zeekr X [Auto+ / João Brigato]

O SUV chinês ainda é o único a contar com câmera frontal que grava acidentes, tração integral, saídas de ar para o banco traseiro e apoio de braço no banco traseiro. Em compensação, só o Volvo EX30 tem sistema de concierge, informações de trânsito em tempo real, retrovisor externo fotocrômico e frenagem automática em manobras. 

Veredicto

Ainda que o Zeekr X custe R$ 38.050 a mais que o Volvo EX30 Ultra, ele é um carro muito superior. O interior é mais refinado em todos os sentidos, o fato de ter dois motores já seria uma grande vantagem para o modelo chinês, mas ele ainda é mais espaçoso e parece verdadeiramente um carro de luxo. 

Zeekr X Flagship cinza com teto preto em frente a uma casa abandonada
Zeekr X Flagship [Auto+ / João Brigato]

A vantagem do EX30 é ser mais afinado ao volante, melhor em curvas e mais divertido.  No final das contas, o Zeekr X é tudo que o Volvo EX30 gostaria de ser. Pena que a Geely forçou a marca sueca a ficar abaixo da chinesa e tornou o EX30 um produto quase de marca generalista, enquanto o X é exatamente o que, antigamente, esperaríamos de um Volvo. 

Você levaria para casa um Volvo EX30 ou um Zeekr X? Conte nos comentários.


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2 comentários em “Zeekr X Flagship vs Volvo EX30 Ultra: duelo de primos | Comparativo”

  1. Luiz Claudio

    E nem comentou do sistema de som Yamaha do Zeekr X (já na versão premium).

  2. Marta Rocha

    Esse é um dos piores comparativos que vi sobre os dois carros. Tentou puxar pro lado do EX30 sem nenhuma vergonha e ainda mandou no final um ignóbil “Pena que a Geely forçou a marca sueca a ficar abaixo da chinesa” sendo que a Zeekr foi criada pela Geely para ser a marca de maior luxo do grupo.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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