Curiosidades Novidades

Câmera inteligente que alerta sobre situações de perigo chega ao Brasil

Chamado de Mobileye, dispositivo funciona como alerta de colisão, entre outros recursos
Mobileye (divulgação)

Que a tecnologia está mudando a nossa relação com os automóveis, isso é fato. E a boa notícia é que segurança dos veículos segue no mesmo ritmo, antecipando de forma cada vez mais rápida as tecnologias que até então eram exclusivas dos carros luxuosos.

E um bom exemplo disso é o Mobileye, dispositivo dotado de câmera e inteligência artificial que emite alertas visuais e sonoros para que motoristas consigam evitar um acidente. É basicamente um sistema mais sofisticado de alerta de colisão frontal, que também traz alerta de atropelamento de pedestres e ciclistas; de troca involuntária de faixa e de veículo à frente.

Mobileye (divulgação)

Formado por uma câmera instalada no para-brisa do carro e um sistema próprio, o Mobileye pode identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas – como marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito. Ou seja, ele pode fazer a leitura de placas de velocidade máxima, calcular distância entre os veículos e prever colisões de forma antecipada.

Mobileye (divulgação)

Segundo a FFTech, única representante que vende o dispositivo no Brasil (valor chega a R$ 4 mil na instalação), o Mobileye interpreta dados internos e externos em milésimos de segundos. Isso permite que o motorista ganhe tempo de reação ao ser alertado, podendo reduzir a velocidade, frear ou desviar o veículo de um obstáculo. Os alertas aparecem por meio de um visor dentro do carro, que exibe o ícone correspondente a situação de perigo à frente como: uma colisão com outro veículo, o cruzamento de pedestres e ciclistas e a saída da faixa de rodagem. O sistema pode ser instalado “na grande maioria dos carros novos e usados do país”, de acordo com a empresa.

A novidade é bem-vinda em um país que a cada 15 minutos uma pessoa morre em um acidente de trânsito. Entre as causas mais comuns de acidentes com morte estão a distração do motorista, excesso de velocidade, dirigir embriagado e não respeitar a sinalização.

Veja mais: 

>> Peugeot confirma que novo 208 estreará novas tecnologias

>> Saiba como (e quando) fazer o diagnóstico eletrônico

>> Coronavírus exige higienização também dentro do carro

Sobre o autor

Avatar

Redação

Um comentário

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva