Destaque Mercado

Pela 1ª vez na história, um elétrico é o carro mais vendido do mundo

Tesla Model Y atropela Toyota Corolla e se torna o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2023
Tesla Model Y [divulgação]
Tesla Model Y [divulgação]
Compartilhar

Nunca antes na história da indústria automotiva, um carro elétrico foi o modelo mais vendido do mundo. Mas esse dia chegou e o Tesla Model Y atropelou o Toyota Corolla e se tornou o carro mais comercializado no planeta Terra no primeiro trimestre de 2023. Será que agora é um caminho sem volta?

Em um levantamento feito pela Jato a pedido dos nossos parceiros do Motor1, foi revelado que a promessa de Elon Musk foi cumprida. O executivo havia afirmado que o Model Y se tornaria o carro mais vendido do mundo em 2023. Promessa é dívida e isso aconteceu, de fato, agora no primeiro trimestre.

Foram vendidos 267.200 Tesla Model Y entre janeiro, fevereiro e março ao redor do mundo. O Toyota Corolla, segundo colocado, ficou com 256.400 unidades comercializadas. Vale lembrar que os números do Corolla contemplam hatch, sedã, perua e os outros nomes que ele usa na China (Levin e Ailon). Nesse caso, só o Corolla Cross que não conta.

Toyota Corolla 2024 [divulgação]
Toyota Corolla 2024 [divulgação]

Carro mais vendido vs marca mais vendida

Só que, mesmo com a primeira posição da Tesla com o Model Y, quem domina de verdade é a Toyota. A marca japonesa tem Corolla, Hilux, RAV4 e Camry como os carros mais vendidos do mundo com extrema facilidade. Ou seja, fora o Model Y, dos cinco carros campeões de vendas no primeiro trimestre, quatro são da Toyota.

Com isso, a japonesa tem o carro médio mais vendido do mundo (Corolla), a caminhonete mais vendida (Hilux), o SUV a combustão campeão de vendas (RAV4) e o sedã grande mais comercializado mundo afora (Camry). Vale ressaltar ainda que a Hilux é o carro mais vendido em diversos países pobres e em desenvolvimento.

Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Os dados levantados pela Jato contemplam a soma de vendas de 53 países e a soma de dados fornecidos por parceiros ou estimativas de mais 31 países. Por conta disso, os números são tão redondos. 

Carros mais vendidos do mundo no 1º trimestre de 2023

1. Tesla Model Y – 267.200 unidades
2. Toyota Corolla – 256.400 unidades
3. Toyota Hilux – 214.700 unidades
4. Toyota RAV4 – 211.000 unidades
5. Toyota Camry – 166.200 unidades

>>Toyota faz declaração polêmica sobre os carros elétricos

>>Tesla promete dois novos carros e quer vender 5 milhões de unidades

>>Toyota não acredita que todos os carros devam ser elétricos

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa