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Toyota faz declaração polêmica sobre os carros elétricos

Embora esteja disposta a eletrificar seus modelos, a Toyota não acha que será possível ter uma frota somente de modelos elétricos

Toyota BZ4X Electric [divulgação]
Toyota BZ4X Electric [divulgação]

A Toyota deu uma declaração pesada sobre o futuro dos carros elétricos nos últimos dias. A fabricante japonês foi bastante enfática sobre não precipitar o fim dos carros a combustão, pois acredita que o mundo ainda não está pronto para ir completamente para os veículos elétricos. Na verdade, o chefe de pesquisa, Gill Pratt, argumenta que forçar as pessoas a comprar elétricos pode ter efeito contrário, fazendo com que elas fiquem presas por mais tempo a seus carros a gasolina ou diesel. 

Durante evento em Hiroshima, antes de uma cúpula do G7, o CEO do Instituto de Pesquisa da Toyota admitiu que os subsídios tornam os veículos elétricos mais atraentes, mas acredita que nem todos os consumidores estão ansiosos para ter esses modelos.

Sua solução seria continuar desenvolvendo motores a combustão, aproveitando os modelos híbridos e tornando os combustíveis alternativos viáveis para a produção em massa. Vale lembrar que a Toyota vem experimentando motores a combustão alimentados por hidrogênio. 

Toyota Corolla Cross 2024 [divulgação]
Toyota Corolla Cross 2024 [divulgação]
Pratt também expressou sua preocupação com o fato da indústria automotiva não estar pronta para a produção exclusiva de elétricos. Seu argumento é na limitação de oferta, particularmente com relação aos materiais usados na fabricação das baterias. 

Enquanto a Toyota quer manter o motor a combustão vivo, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, se refere aos motores a gasolina e diesel como sendo tecnologia antiga. Ele foi além e acrescentou que todo o papo sobre combustíveis sintéticos não passa de um burburinho desnecessário. Nem todos os membros do Grupo VW têm a mesma opinião, pois a Porsche está investindo no desenvolvimento e na produção dos combustíveis sintéticos. 

Toyota Corolla Cross turbo
Toyota Corolla Cross H2 [divulgação]
Na última quinta-feira, o novo CEO da Toyota, Koji Sato, declarou que os combustíveis sintéticos precisam evoluir antes de se tornar uma alternativa viável. Ele acredita que a produção em massa só acontecerá depois de uma redução significativa do uso de energia na produção. Os principais executivos também acreditam que as baterias de estado sólido precisam de mais tempo para atingir a maturidade, pois a durabilidade continua a ser um desafio enorme.

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