Com o alto custo na produção de veículos novos batendo à porta, a Ford está buscando maneiras de economizar o máximo possível. Prova disso, é que a marca diminuirá drasticamente a quantidade de opcionais e pacotes de seus carros, além de prolongar a vida de uma geração para além de apenas uma reestilização de meia vida.
Segundo informações publicadas pelo Automotive News, através da entrevista com Kumar Galothra, presidente da Ford, o movimento de corte da marca do oval azul começará com a F-150. “Nos próximos meses reduziremos a combinação de opcionais da F-150 em uma magnitude nunca antes vista”, comenta o executivo.
“De um ano/modelo para outro, estamos falando de 2.400 componentes da F-150. Isso significa testar e gerenciar a qualidade de menos peças”, completa Galothra. O mesmo movimento acontecerá com o SUV Explorer, que terá reduzida a combinação atual de 500 itens para apenas 20.
![Ford Explorer ST [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/ford_explorer_st_9_edited-750x450.jpg)
Padrão Brasil
Esse movimento há tempos é visto no Brasil, onde as montadoras vendem carros em versões fechadas, oferecem poucas opções de cores e, raramente, ofertam opcionais. Com menos itens soltos em pacotes ou individuais, a produção fica mais rápida e menos custosa, além de facilitar a revenda do carro.
Nos EUA, basta entrar no configurador de uma Ford F-150 para ver a infinidade de opcionais e tipos de componentes que podem ser combinados a versões diferentes. É praticamente impossível que uma caminhonete saia idêntica à outra, dada a enormidade de opções de itens extras, cores e motores para uma mesma versão.
![Ford F-150 Platinum [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Ford-F-150-Platinum-5_edited-750x450.jpg)
Vida longa ao Ford
Além disso, a longevidade das gerações dos carros da Ford será esticada. Houve um tempo em que as marcas faziam reestilizações anuais, mas agora as mudanças de estilo são aplicadas a cada três ou quatro anos, com mudança de geração feita entre seis a dez anos de vida útil do carro.
![Ford Explorer ST [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/ford_explorer_st_21_edited-750x450.jpg)
Só que agora, segundo o executivo, o foco está em recursos eletrônicos: “o consumidor valoriza o software com cada vez mais coisa. E a beleza das atualizações pela nuvem é que você pode oferecer um monte de coisa legal para o consumidor todo ano, sem precisar trocar de carro.
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![Ford F-150 Platinum [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Ford-F-150-Platinum-2_edited-1200x719.jpg)

E desde qndo já ñ é feito assim ?
A linha de picapes nos Eua só a Maverick é nova, Ranger e F150 já estão em suas segunda reestilização cada uma!
E qgrande diferença é esta apenas estando por pacote ?
A marca ñ tem um configurador no site de cada mercado de atuação?
Então pq q em vz de trabalhar com estoque trabalhacom entrega ? aí qndo algm montar o modelo gasta pra entregar como a preferência… estas marcas querem arranjar qlqr dsclpa pra por em prática sua pão durice… e sempre encima do consumidor!