Na rodinha de amigos, sempre há alguém mais conhecido por um apelido do que seu verdadeiro nome. E isso às vezes acontece com alguns carros, mais especificamente com algumas de suas gerações.
Vez ou outra o apelido é dado pela própria montadora, como foi o caso da oitava geração do Honda Civic, conhecida popularmente como New Civic. Em outros casos, a zueira do Brasil que impera, como é o caso da Chevrolet Spin sendo chamada de capivara. Mas esses cinco carros tem apelido tão emblemático que basta jogar no Google que fotos deles aparecem.
Corolla Brad
O apelido Corolla Brad foi dado à nona geração do sedã médio da Toyota simplesmente por causa de uma propaganda. O ator Brad Pitt foi o garoto propaganda do modelo no Brasil em seu lançamento em 2003. Pegou tanto, que essa geração se tornou popularmente conhecida pelo nome do galã.
![Toyota Corolla Brad [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/toyota_corolla_306_edited-750x450.jpg)
Corsinha
A primeira geração do Chevrolet Corsa é até hoje chamada de Corsinha carinhosamente. O modelo com seu visual arredondado e simpático causou furor no mercado brasileiro ao apresentar modernidade em uma época em que todos os carros eram caixotes sobre rodas.
![Chevrolet Corsinha [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/chevrolet_corsa_3-door_56_edited-750x450.jpg)
Gol Bolinha / Quadrado
As duas primeiras gerações do Volkswagen Gol tiveram apelidos específicos por causa de suas carrocerias. O modelo original tinha linhas retas e bem marcadas, sendo apelidado de Gol Quadrado somente quando a segunda geração chegou. Contrastando com o antecessor, o novo Gol ganhou o apelido de Gol Bolinha ou Gol Bola.
![Volkswagen Gol Bolinha [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/volkswagen_gol_8_edited-750x450.jpg)
Fiesta Tristonho
A primeira geração do Ford Fiesta produzida no Brasil não agradava tanto aos olhos. No começo dos anos 1990, a marca norte-americana estava obcecada com ovais e desenhou toda dianteira da quarta geração do Fiesta com esse tema. O problema é que ele ficou com um semblante triste, chateado, cabisbaixo.
![Ford Fiesta tristonho [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/07/ford_fiesta_finesse_3-door_edited-750x450.jpg)
Monza e Chevette Turbarão
Em momentos diferentes, Chevette e Monza tiveram suas versões tubarão. O modelo 77 do Chevette tinha frente inclinada com faróis redondos e grade frontal fininha, o que conferia a ele um visual esportivo e agressivo. Diziam parecer um tubarão.
Já o Monza Tubarão é dos anos 1990, quando ele buscou inspiração no Omega. Tinha dianteira inclinada, faróis finos e grade frontal em forma de V. A inclinação da dianteira era contrária à do Chevette e com um olhar mais simpático que o irmão menor.
>>Cinco carros que tiveram versão conversível e você não conhecia
>>Cinco reestilizações que perdemos de carros vendidos no Brasil
>>Cinco tipos de carros que nunca mais existirão no mundo


![Chevrolet Chevette Tubarão [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/07/chevrolet_chevette_8_edited-390x260.jpg)
![Chevrolet Monza Tubarão [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/07/chevrolet_monza_edited-390x260.jpg)

Sobre o Gol Bolinha, existe uma outra versão do apelido “Bolinha”.
Quando a VW lançou o Gol GTi 16v, isso em 95, algum tempo depois da família Gol/Parati serem lançados em 94, tinha uma característica visual que diferenciava de todos os restantes.
Havia um ressalto no capô, para abrigar um motor mais alto!
Esse ressalto na época foi chamado de gota por alguns, mas a “bola” é o que pegou…
Nenhuma outra versão têm esse ressalto, mas o brasileiro adora apelidar as coisas e ficou bola por causa do GTi 16v.
Quando a linha passou por nova reestilização em 1999, o Gol GTi 16v perdeu as características esportivas e esse ressalto.
Nada a ver o que vc falou. O ressalto no capô so veio por necessidade de acomodar o motor 2.0 16v, bem depois do gol remodelado de 1995.
Faltou o Palio Pitbull
Esqueceram do Gol chaleira ou chaleirinha. Refrigerado a ar, psrecia que ir pegar fogo de tanto que esquentava.
enceradeira
Era o batedeira
Faltou o mais icônico: Chevrolet Capivara…
Tem o Clio também ,
Faltou o Escort Sapão!!(93)
Sapão era o lf
Golf sapão, Chevrolet Fragile, HB20 boca de bagre, Fusca Fafá, Fusca Itamar, Uno botinha ortopédica e por aí vai.
Faltou o Vovorolla.
Fazer uma reportagem dessa e não mensionar a Kombi “Corujinha” é uma afronta. Sem falar do nosso eterno “Zé do Caixão”.
falaram do monza tubarão e colocaram a foto do Chevette
Colocaram as duas fotos. Tem uma seta ao lado
Faltou o Palio Pitbull
Golf sapão, Palio Pitbull, Corsão… Tem vários.
Quando fazer uma reportagem colocar os outros carros também que faltaram assim não fica cobrado
Faltou o Melivra. Kkk
Faltou o Santana “Robocop”quebera usada pelas policias do RJ,o Astra “cara de trem”,o Golf “sapão”,o Pálio “Pitbull”.
Verdade tinha o Escort sapão também me lembrasse kkkk.
Tem Zé do caixão, marta rocha..
Cadê o Golf Sapão na lista?
O mais emblemático apelido é muito antigo, mas foi o primeiro que me veio à cabeça quando li a matéria. VW 1600, o famoso Zé do Caixão. Meu sonho é ter um kkkk
Faltou o gol chaleira, o fusca saboneteira ( que na verdade era o volkswagen 1600, que também era conhecido como ze do caixão), o gordini conhecido também como rabo-quente. Provavelmente deve ter mais alguns que não me vem à memória.
E pode ter certeza que a Fiat Strada 21/22 que já recebe o apelido de Torinho, vai emplacar com essa alcunha.
O Chevette sempre conheci como “Boca de Bagre”… Tubarão só sabia do Monza