Ao vivo
Home » Destaque » Cinco gerações de carros brasileiros conhecidas pelo apelido exótico

Curiosidades

Cinco gerações de carros brasileiros conhecidas pelo apelido exótico

Alguns carros tem apelidos próprios, mas em alguns casos são algumas gerações em específico que são conhecidas por seus nomes alternativos

4 min de leitura

Na rodinha de amigos, sempre há alguém mais conhecido por um apelido do que seu verdadeiro nome. E isso às vezes acontece com alguns carros, mais especificamente com algumas de suas gerações.

Vez ou outra o apelido é dado pela própria montadora, como foi o caso da oitava geração do Honda Civic, conhecida popularmente como New Civic. Em outros casos, a zueira do Brasil que impera, como é o caso da Chevrolet Spin sendo chamada de capivara. Mas esses cinco carros tem apelido tão emblemático que basta jogar no Google que fotos deles aparecem.

Corolla Brad

O apelido Corolla Brad foi dado à nona geração do sedã médio da Toyota simplesmente por causa de uma propaganda. O ator Brad Pitt foi o garoto propaganda do modelo no Brasil em seu lançamento em 2003. Pegou tanto, que essa geração se tornou popularmente conhecida pelo nome do galã.

Toyota Corolla Brad [divulgação]
Toyota Corolla Brad [divulgação]
A justificativa também se dava pelo fato de que o Toyota Corolla dessa geração tinha como principal destaque seu design mais elegante e bonito que outros sedãs da época. Ou seja, beleza acima da média, algo que era também uma característica pela qual Brad Pitt também sempre foi conhecido.

Corsinha

A primeira geração do Chevrolet Corsa é até hoje chamada de Corsinha carinhosamente. O modelo com seu visual arredondado e simpático causou furor no mercado brasileiro ao apresentar modernidade em uma época em que todos os carros eram caixotes sobre rodas.

Chevrolet Corsinha [divulgação]
Chevrolet Corsinha [divulgação]
Com dimensões compactas, bom acabamento e um carisma inegável, o querido Corsinha se teve esse apelido na primeira geração. Quando o modelo mais novo chegou, passou a ser tratado pelo povo só e somente como Corsa. Nem mesmo seu irmão Corsa Sedan, depois rebatizado como Classic, aderiu ao apelido carinho.

Gol Bolinha / Quadrado

As duas primeiras gerações do Volkswagen Gol tiveram apelidos específicos por causa de suas carrocerias. O modelo original tinha linhas retas e bem marcadas, sendo apelidado de Gol Quadrado somente quando a segunda geração chegou. Contrastando com o antecessor, o novo Gol ganhou o apelido de Gol Bolinha ou Gol Bola.

Volkswagen Gol Bolinha [divulgação]
Volkswagen Gol Bolinha [divulgação]
Até hoje o Gol de segunda geração é chamado de Bola ou Bolinha, enquanto os modelos seguintes não tiveram um apelido ou designação específica. Já a designação quadrado pegou para outros Volkswagen da época como Passat, Brasilia e os derivados do Gol, como Parati, Voyage e Saveiro.

Fiesta Tristonho

A primeira geração do Ford Fiesta produzida no Brasil não agradava tanto aos olhos. No começo dos anos 1990, a marca norte-americana estava obcecada com ovais e desenhou toda dianteira da quarta geração do Fiesta com esse tema. O problema é que ele ficou com um semblante triste, chateado, cabisbaixo.

Ford Fiesta tristonho [divulgação]
Ford Fiesta tristonho [divulgação]
Ele ficou conhecido como Fiesta tristonho ou chorão por muitos. Era um contraste frente à geração anterior com seu sorriso simpático e amigável. Tanto que a reestilização que apareceu nos anos seguintes retomou com os faróis sorridentes, o que deu a ele o apelido de Fiesta Gatinho.

Monza e Chevette Turbarão

Em momentos diferentes, Chevette e Monza tiveram suas versões tubarão. O modelo 77 do Chevette tinha frente inclinada com faróis redondos e grade frontal fininha, o que conferia a ele um visual esportivo e agressivo. Diziam parecer um tubarão.

Já o Monza Tubarão é dos anos 1990, quando ele buscou inspiração no Omega. Tinha dianteira inclinada, faróis finos e grade frontal em forma de V. A inclinação da dianteira era contrária à do Chevette e com um olhar mais simpático que o irmão menor.

>>Cinco carros que tiveram versão conversível e você não conhecia

>>Cinco reestilizações que perdemos de carros vendidos no Brasil

>>Cinco tipos de carros que nunca mais existirão no mundo

YouTube video

27 comentários em “Cinco gerações de carros brasileiros conhecidas pelo apelido exótico”

  1. Renato Fernando da Silva

    Sobre o Gol Bolinha, existe uma outra versão do apelido “Bolinha”.
    Quando a VW lançou o Gol GTi 16v, isso em 95, algum tempo depois da família Gol/Parati serem lançados em 94, tinha uma característica visual que diferenciava de todos os restantes.
    Havia um ressalto no capô, para abrigar um motor mais alto!
    Esse ressalto na época foi chamado de gota por alguns, mas a “bola” é o que pegou…
    Nenhuma outra versão têm esse ressalto, mas o brasileiro adora apelidar as coisas e ficou bola por causa do GTi 16v.
    Quando a linha passou por nova reestilização em 1999, o Gol GTi 16v perdeu as características esportivas e esse ressalto.

    • Paulo Pantoja

      Nada a ver o que vc falou. O ressalto no capô so veio por necessidade de acomodar o motor 2.0 16v, bem depois do gol remodelado de 1995.

    • Renato Fonseca Borges

      Faltou o Palio Pitbull

  2. RODNEY FONTOURA DA FONTOURA

    Esqueceram do Gol chaleira ou chaleirinha. Refrigerado a ar, psrecia que ir pegar fogo de tanto que esquentava.

    • José Francisco de Cerqueira

      enceradeira

    • Fernando

      Era o batedeira

  3. Danilo

    Faltou o mais icônico: Chevrolet Capivara…

  4. Savyo

    Tem o Clio também ,

  5. Carlos

    Faltou o Escort Sapão!!(93)

    • Fernando

      Sapão era o lf

  6. Alison Frigo Henrique

    Golf sapão, Chevrolet Fragile, HB20 boca de bagre, Fusca Fafá, Fusca Itamar, Uno botinha ortopédica e por aí vai.

  7. Matheus

    Faltou o Vovorolla.

    • Marcelo Ferraro Oliveira

      Fazer uma reportagem dessa e não mensionar a Kombi “Corujinha” é uma afronta. Sem falar do nosso eterno “Zé do Caixão”.

  8. José Francisco de Cerqueira

    falaram do monza tubarão e colocaram a foto do Chevette

    • Marcelo Ferraro Oliveira

      Colocaram as duas fotos. Tem uma seta ao lado

  9. Renato Fonseca Borges

    Faltou o Palio Pitbull

  10. Sam

    Golf sapão, Palio Pitbull, Corsão… Tem vários.

  11. Tadeu

    Quando fazer uma reportagem colocar os outros carros também que faltaram assim não fica cobrado

    • Junior

      Faltou o Melivra. Kkk

  12. Paulo Roberto da Silva

    Faltou o Santana “Robocop”quebera usada pelas policias do RJ,o Astra “cara de trem”,o Golf “sapão”,o Pálio “Pitbull”.

    • Alex

      Verdade tinha o Escort sapão também me lembrasse kkkk.

  13. Leandro Neves

    Tem Zé do caixão, marta rocha..

  14. Rolo

    Cadê o Golf Sapão na lista?

  15. Sandro Viero

    O mais emblemático apelido é muito antigo, mas foi o primeiro que me veio à cabeça quando li a matéria. VW 1600, o famoso Zé do Caixão. Meu sonho é ter um kkkk

  16. Alex

    Faltou o gol chaleira, o fusca saboneteira ( que na verdade era o volkswagen 1600, que também era conhecido como ze do caixão), o gordini conhecido também como rabo-quente. Provavelmente deve ter mais alguns que não me vem à memória.

  17. Alexandre de Souza Santos

    E pode ter certeza que a Fiat Strada 21/22 que já recebe o apelido de Torinho, vai emplacar com essa alcunha.

  18. RICARDO Moreira

    O Chevette sempre conheci como “Boca de Bagre”… Tubarão só sabia do Monza

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar