Compartilhamento de peças é algo extremamente comum na indústria. Já viu quantos carros da Volkswagen atêm o mesmo volante? Ou se lembra que os Peugeot 208 e 2008 usam o mesmo farol? Em geral, há uma coesão para essa parceria de peças. Mas a Stellantis se empolgou e colocou o mesmo retrovisor em 18 carros (se contar Vauxhall, aí são 21).
O retrovisor Stellantis é mais antigo do que parece, porque ele está hoje em 21 carros atualmente em linha, mas já esteve presente em outros. O primeiro modelo a usá-lo foi o Peugeot 208 de 2012, ainda em sua primeira geração. A peça então se espalhou por diversas marcas do então grupo PSA.
Hoje temos carros com identidades visuais completamente diferentes, posicionamentos de mercado distintos e até países diferentes onde são produzidos, todos com o mesmo retrovisor. Coincidência ou não, as versões mais caras de todos esses automóveis da Stellantis sempre usam o retrovisor em preto brilhante.

Os carros com retrovisor Stellantis
A lista de carros com o retrovisor Stellantis tem também mais uma coisa em comum: a plataforma. Todos são construídos na base CMP e em sua variante de baixo-custo Smart Car. A base, inclusive, será usada por todos os carros compactos do grupo. Por isso, espere pelo retrovisor Stellantis nas próximas gerações dos Fiat Strada, Pulse e Fastback.
Por falar em Fiat, a marca talvez seja a que tem os dois modelos mais contrastantes e que usam o retrovisor Stellantis. O Fiat Grande Panda, que deverá ser vendido no Brasil como novo Uno 2026, é um carro bem quadrado e que não combina em nada com o retrovisor todo arredondado.

Outro carro da marca italiana que usa essa peça é o 600, que é mais arredondado e casa um pouco melhor com a peça, mas ainda parece fora de contexto. O mesmo pode ser dito do Jeep Avenger, que é um carro quase tão quadrado quanto o Grande Panda e que perde parte da essência do estilo Jeep com esse retrovisor.
Modelos mais arredondados, mas sem visual retrô, casam melhor com o retrovisor Stellantis, como é o caso de modelos como dos Citroën C3 brasileiro e europeu, Aircross brasileiro e europeu, Basalt, C4 e C4X. O mesmo vale para os Peugeot 208 e 2008, além do DS 3 Crossback e o Opel Corsa.
Nos Opel Mokka e Frontera, por serem carros um pouco mais quadrados, o retrovisor Stellantis destoa um pouco. Já no Lancia Ypsilon, não há nada que consiga harmonizar com o visual polêmico desse hatch compacto. Mas talvez o mais gritante seja o Alfa Romeo Junior, um SUV compacto elétrico de luxo, usando o mesmo retrovisor de um Peugeot 208.
Já tinha reparado no retrovisor Stellantis? Conte nos comentários.



















Mal feito e pior, mal posicionado… Observem o retrovisor do carona, imaginem alguem que usa o banco mais perto do volante pra se maner ereto por causa da coluna… Fica totalmente cego para ver à direita.
Sigamos…
Não tinha reparado nisso.
Tipo de coisa que ninguém teria notado se não tivesse sido dito e que agora será ponto de crítica pois todos notarão algo que ninguém sequer dava bola.
Nossa. Não vou mais conseguir dormir por causa disso.