Os carros precisam além do motor, ter um sistema de transmissão bem competente. Afinal de contas, é toda essa parte quem faz o motor trabalhar em diversas rotações. Mas, existem aqueles câmbios que são conhecidos no mercado por uma particularidade, pelo sistema tecnológico avançado ou por serem temidos por especialistas na área automotiva.
O intuito dessa lista é mostrar que nem sempre tanta tecnologia pode dar certo, tanto é que essas transmissões não são muito bem vistas e nem recomendadas. É bom frisar que cada pessoa passa por experiências diferentes ao conduzir um modelo e existem donos que amam esses câmbios.
AL4 – Peugeot e Citroën

Antigamente, os carros produzidos pela PSA, usavam essa transmissão. Com apenas quatro marchas, uma das penalidades dele era o consumo de combustível. Trancos durante as trocas das marchas, não engate da marcha correta e mais problemas foram bastante comuns. Agora, grande parte dos Peugeot e Citroën contam com um câmbio automático do tipo CVT, emprestado pelo grupo Stellantis
Powershift – Ford

Essa é uma das transmissões com grande nível de reclamação e é um dos mais temidos no mercado automotivo. É bom deixar claro que ele não é automático e sim automatizado de dupla embreagem a seco. Um dos problemas mais citados por donos era a trepidação na hora da troca das marchas. Depois de muitas reclamações, a Ford abandonou o sistema e aderiu à transmissão automática convencional de fato.
Dualogic/ GSR – Fiat

A Fiat já teve transmissões automatizadas ao invés de automáticas de fato. O Dualogic tem fã clube e donos que possuem modelos com alta quilometragem e quase sem problema. Os trancos em alguns momentos são mais relatados por donos. Em 2018, a montadora italiana fez melhorias, abandonou a alavanca e aderiu ao sistema de botões. O conjunto foi rebatizado para GSR, viveu até 2020 no sedã compacto Cronos.
Easy’R – Renault

Outra fabricante que insistiu muito tempo nas transmissões automatizadas foi a Renault. Os compactos Logan e Sandero ganharam esse conjunto de transmissão em meados de 2014. Imprecisão e trancos são os problemas mais relatados por quem já teve um modelo com este câmbio. Já em 2019, após muitas reclamações, a Renault aderiu ao câmbio automático do tipo CVT.
I-Motion – Volkswagen

Era uma caixa manual de 5 velocidades com embreagem robotizada, então o motorista não utilizava o pedal da esquerda. Os trancos são as reclamações mais frequentes de quem utiliza um carro da Volkswagen com esta transmissão. Por sorte, hoje nenhum carro conta mais com este câmbio e a montadora alemã aderiu ao câmbio automático de 6 velocidades em diversos modelos, como no hatch Polo.
Você já teve um carro com algum desses câmbios? Como foi sua experiência? Conte nos comentários


Já tive dois SpaceFox e não tenho reclamação alguma. Eu sempre dirigi passando as marchas, somente no + e -, e nunca tive problema. Quando ia parar o carro, o câmbio reduzia as marchas automaticamente. No automático, a segunda geração não dava tantos trancos.
Qual o melhor carro automático e qual o nome do câmbio sabendo fica mais fácil pra adquirir o carro na hora da compra
Uma dica prá quem têm carro com o câmbio imotion, quando o câmbio não engrena para a letra D você coloca D mas permanece no N acontece muito isso 2 esquemas quê e tiro certo para você não ser enganado por mecânicos, pôde verificar lâmpada traseira aquela quê quando você pisa no freio ela acende acontece isso quando ela queima o câmbio não engata as marchas Flo isso porquê no meu aconteceu isso troquei a lâmpada o câmbio volta a funcionar, têm outro fato quê acontece quê e bem simples também não engrena a marcha eo sensor do atuador de embreagem ele pôde está sujo de óleo ou danificado e só troca ele custa 120 reais o câmbio volta a funcionar, têm mecânico quê não fala para o cliente isso é cobra uma fortuna para arrumar.!
Bom dia Ulisses tenho um Fox 1.6 prime cambio imotion ele esta acionando a bomba do oleo constante a cada 15 20 segundo ja me falaram que pode ser isso pod3 ser aquilo e o carro anda normal engata macha normal mais isso esta me encomoda diz que pode ser sensor interruptor da pressão do oleo do câmbio que esta com falha aí a bomba aciona constante para nao falta oleo e nem pressão
Câmbio automático que não dá manutenção é o CVT….
Foi criado por Leonardo da Vinci e está em vários carros até hoje
Tenho Voyage g5 imotion, não tenho nenhum problema com o câmbio até hoje faz 5 anos,o meu na hora da aceleração troca as marchas perfeito suavemente, agora si você pisar bruscamente no acelerador e lógico que o caro vai sair em desparada vai dar aquele tranco,ou na hora quê você está decendo uma ladeira você tirar o pé do acelerador o carro começa a reduzir velocidade aí você pisa no acelerador e lógico quê vai dar aquela reduzida forte quê seu corpo vai até para frente.!
Tive uma Oroch 2020 2.0 com câmbio AL4 e nunca tive problemas.
Eu me lasquei com i motion.
Quebrou duas vezes…
Muito dinheiro para arrumar…
Aí vendi o carro para um PCD, também foi difícil pra caramba de vender esse carro….
Tive um Fiat stilo com o câmbio dualogic foi a pior coisa que me aconteceu na vida fiquei com traumas de carro automático!
Tenho um polo imoion a 15 anos, com borboleta no volante nunca tive problema e so.fazer as manutenções, as pessoas nao fazem manutenção e acham que o carro nao vai dar problema.
A grande maioria dos automatizados seja de embreagem simples ou dupla mais cedo ou mais tarde vai dar problema. Os de dupla embreagem de cx seca do tipo powershift usado pela Ford e algumas montadoras chinesas sempre dão problema por infiltração de água na cx seca .Alguns câmbios automáticos também são problemáticos um exemplo é o Al4 muito comum nos carros franceses Peugeot/Citroën e Renault. E temos o CVT que se for bem cuidado ,com troca do óleo e filtro na kilometragem correta não costuma de dar problemas.