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Prontas para os desafios!

5 caminhonetes médias que não fogem do serviço pesado

Selecionamos cinco caminhonetes médias com tração 4x4, força de sobra e espaço na caçamba para quem precisa encarar o batente

4 min de leitura

As caminhonetes possuem um público fiel e, como as conhecemos atualmente, surgiram no início do século XX, nos Estados Unidos. Criadas para o transporte de cargas, a primeira surgiu em 1917, derivada do Ford Model T, com capacidade de carga de até 1.000 kg. Basicamente, a cabine do Model T foi integrada a uma estrutura aberta na traseira.

A popularização das caminhonetes se deu nas décadas seguintes com modelos da Chevrolet, Ford e Dodge. Hoje, esses utilitários ocupam um degrau acima, podendo oferecer tanto itens de luxo quanto assistências à condução dignas de segmentos superiores. Só que aqui, o foco é o trabalho, e selecionamos cinco utilitários médios prontos para encarar o batente.

Fiat Titano Endurance

Caminhonete média Fiat Titano Endurance branca para de frente
Titano Endurance [Divulgação]

A Fiat Titano Endurance é a versão de entrada da gama e se diferencia das configurações Volcano e Ranch pelos para-choques e maçanetas em plástico aparente, além das rodas de aço de 17 polegadas calçadas com pneus de medidas 265/65. O utilitário médio parte de R$ 219.990.

O novo motor 2.2 turbodiesel da família Pratola Serra é combinado ao câmbio manual de seis marchas, produzindo 200 cv e 40,9 kgfm. Com 5,33 m de comprimento, a caçamba possui volume de 1.109 litros e capacidade de carga de até 1.020 kg.

Ford Ranger XL

Semelhante à Fiat Titano Endurance, com para-choques e maçanetas em plástico aparente, a Ford Ranger XL também ostenta um visual robusto, adequado para o trabalho pesado. A versão custa R$ 264.200 e traz motor 2.0 turbodiesel acoplado à caixa manual de seis marchas, entregando 170 cv e 41,3 kgfm.

Assim como a concorrente da Fiat, oferece tração 4×4 e, no comprimento, mede 5,35 m. A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.250 litros e suporta até 1.071 kg.

JAC Hunter 4Work

A nova versão da JAC Hunter, batizada de 4Work, é uma das novidades da linha 2026 da caminhonete média. Com preço de R$ 244.900, foi pensada para atender frotistas e produtores rurais, mas também está disponível para consumidores em geral. Vale lembrar que a nomenclatura 4Work já foi usada em uma versão do jipinho Suzuki Jimny.

Com 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de entre-eixos, a caçamba acomoda até 1.135 litros ou 1.460 kg. O motor 2.0 turbodiesel é combinado ao câmbio automático de oito marchas da ZF, produzindo 191 cv e 46 kgfm.

Chevrolet S10 WT

Caminhonete média Chevrolet S10 WT branca parada de frente com fundo neutro
Chevrolet S10 WT [Divulgação]

É inegável que a Chevrolet S10 é um clássico entre as caminhonetes médias no Brasil. A configuração WT parte de R$ 272.890, mas quem precisa de mais espaço na caçamba para o trabalho pesado pode optar pela versão Cabine Simples, a partir de R$ 253.290.

A S10 WT utiliza o motor 2.8 turbodiesel Duramax com transmissão manual de seis marchas, entregando 207 cv e 46,9 kgfm. A carroceria de cabine dupla mede 5,36 m de comprimento, enquanto a caçamba possui 1.061 litros e capacidade de carga de até 1.122 kg. Assim como as rivais, traz tração 4×4.

Toyota Hilux STD Power Pack

Toyota Hilux STD Power Pack branca parada de frente
Toyota Hilux STD Power Pack [Divulgação]

Quando falamos de caminhonetes médias no Brasil, é impossível deixar de citar a Toyota Hilux. Assim como a Chevrolet S10, ela também oferece versões com cabine simples (a partir de R$ 258.090) e cabine dupla (a partir de R$ 274.690).

Na versão STD Power Pack, o motor 2.8 turbodiesel pode ser associado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. A potência do utilitário médio é de 204 cv, com torque de 42,8 kgfm na manual e 50,8 kgfm na automática. A caçamba tem volume de 1.000 litros e capacidade de carga de 1.000 kg em ambas as configurações.

Se fosse comprar uma caminhonete média, qual seria a sua escolha? Agora, se já for dono de um utilitário, compartilhe sua experiência nos comentários!


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2 comentários em “5 caminhonetes médias que não fogem do serviço pesado”

  1. Ruy De Oliveira Machado

    Boa tarde pretendo comprar uma s10 cabine simples tenho caminhonete a 06 anos cabine dupla não me arrependo veio para ficar show de bola

  2. ZIGANTE

    CHEVROLET S10 E A MELHOR SEM FALAR NO CUSTO-BENEFÍCIO.

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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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