Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros antigos e novos com suspensões ajustáveis

Curiosidades

5 carros antigos e novos com suspensões ajustáveis

As suspensões a ar permitem ajustar a altura do veículo em relação ao solo, e esse tipo de equipamento começou a ser usado a partir de 1946

4 min de leitura

As suspensões a ar permitem elevar ou baixar o veículo ao toque de um botão. Esse recurso é oferecido de série em alguns modelos de passeio ou utilitários, mas também pode ser instalado em oficinas especializadas. Tornou-se uma alternativa comum no Brasil popularizada com a saga “Velozes e Furiosos“.

O Stout Scarab é considerado a primeira minivan de produção do mundo. Em 1946, um protótipo experimental do Scarab se tornou o primeiro carro a utilizar uma carroceria em compósito de fibra de vidro e suspensão a ar. Com o passar das décadas, diversos modelos adotaram suspensões ajustáveis. Por isso, selecionamos cinco veículos equipadas com essa tecnologia.

Cadillac Eldorado Brougham

Cadillac Eldorado Brougham
[Cadillac Eldorado Brougham / autowp.ru]

O nome Brougham foi utilizado pela primeira vez em 1957 para nomear uma versão especial do Cadillac Eldorado. Esse sedã luxuoso era associado a um design futurista e foi um dos primeiros carros de produção do mundo a ser equipado com suspensão a ar, visando melhorar o conforto dos passageiros e proporcionar uma melhor qualidade de rodagem.

Outras características marcantes desse Cadillac incluíam as portas traseiras com abertura suicida (invertida), acabamentos em couro e madeira, além de comodidades como copos de vidro, dispensador de perfume e estojo de maquiagem. A partir de 1965, a designação Brougham foi separada do Eldorado, servindo para identificar os carros mais luxuosos da Cadillac.

Plymouth Fury

Plymouth Fury 1965
[Plymouth Fury 1965 / autowp.ru]

Embora o Plymouth Fury ficou famoso por ser o protagonista do filme “Christine: O Carro Assassino”, dirigido por John Carpenter. Algumas versões específicas dos anos 1960 incluíam suspensão a ar como uma opção transmitir um maior conforto de rodagem. Assim como no Cadillac Eldorado Brougham era uma inovação à época.

O Plymouth Fury foi produzido entre 1956 e 1989, sendo comercializado ao longo das décadas com diversas ofertas de motores. Basicamente, com motores V8 de 5,2 litros até um 7-litros (426 Hemi) disponível no Fury Sport com 425 cv.

Chevrolet Kadett GSi

Suspensões
Opel Kadett GSI Cabrio (reprodução)

Lançado no final de 1991, o Chevrolet Kadett GSi marcou o fim da era do carburador e o início da injeção eletrônica. A versão conversível apresentava uma característica curiosa: a carroceria era enviada à Bertone, na Itália, para produção, e depois retornava ao Brasil para receber a mecânica 2.0 naturalmente aspirada de 121 cv e 17,6 kgfm, a capota, a pintura e os acabamentos.

Além da capota de lona escamoteável, o GSi oferecia suspensão traseira ajustável, bancos Recaro, quadro de instrumentos digital e freios a disco nas quatro rodas. A capota com acionamento elétrico foi incorporada a partir de 1992.

Citroën C5

Suspensões
[Citroën C5 / autowp.ru]

O Citroën C5 sedã apresentava o sistema de suspensão hidropneumática Hydractive III+, que permitia o ajuste automático da altura em relação ao solo e da rigidez da suspensão. Este era um dos principais destaques do modelo, juntamente com a condução suave e adaptada às condições da estrada.

O conjunto de suspensões Hydractive III+ estava disponível na configuração Exclusive, que escondia sob o capô o propulsor V6 3.0 de 211 cv e 29,5 kgfm.

Ram 1500 Limited

Suspensões
RAM 1500 Limited [divulgação]

A luxuosa caminhonete Ram 1500 Limited vem equipada com suspensões a ar Active Level ajustável em cinco níveis, que adapta automaticamente a altura do veículo de acordo com a carga e as condições de condução. Isso não só melhora a estabilidade, como também aumenta o conforto dos cinco passageiros.

Sob o capô desta caminhonete, que tem um preço inicial a partir de R$ 540.990, está o motor V8 5.7 Hemi naturalmente aspirado, trabalhando em conjunto com o câmbio automático de oito marchas. Esse conjunto oferece 400 cv e 56,7 kgfm de torque.

Você já andou em um carro com suspensões a ar? Compartilhe sua opinião nos comentários!



YouTube video

2 comentários em “5 carros antigos e novos com suspensões ajustáveis”

  1. Rodrigo

    A Citroën sempre foi a marca que mais ofereceu modelos com suspensões reguláveis: BX, XM, Xantia foram alguns dos mais recentes, nos 80 e 90.

  2. millemiglia

    Esqueceram de citar o primeiro Citroën com suspensão hidropneumática, o DS que foi lançado em 1955. Quanto aos brasileiros, senti falta do Ford Escort XR3 Fórmula que, apesar de ser uma série especial, tinha amortecedores eletrônicos reguláveis.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar