Ainda que o Brasil seja um mercado peculiar aos olhos dos gringos, não somos apenas nós que fabricamos variantes e versões bizarras de alguns carros. Só por aqui temos caminhonetes compactas feitas a partir de carros de entrada e, por muitos anos, fomos a terra dos aventureiros que não aguentavam uma estrada de terra.
Por isso, selecionamos cinco variantes ou versões bizarras de carros que já foram vendidos em nosso mercado. Alguns tão esquisitos, que somos agradecidos por nunca terem sido comercializados em nosso país.
Volkswagen Golf Plus / Sportsvan

Ao primeiro olhar, esse carro pode até parecer um Fox requintado. Mas não! Produzido de 2004 a 2014, o Volkswagen Golf Plus era uma variante minivan do Golf, em uma época em que as minivans eram a grande sensação. A fórmula, contudo, era a mesma do Fox: um hatch altinho.
Em 2006, a Volkswagen lançou o CrossGolf, que era o CrossFox europeu, mas sem estepe na traseira. Basicamente uma versão aventureira do Golf Plus. O modelo foi sucedido pelo Golf Sportsvan, que é baseado na sétima geração do Golf, justamente um dos carros mais cultuados lançados pela Volkswagen no Brasil.
Fiat Stilo Uproad
![Fiat Stilo Uproad [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/fiat_stilo_uproad_edited-1200x719.jpg)
Houve um tempo em que os Fiat Adventure eram moda. E a divisão europeia da marca italiana resolveu fazer a versão deles da Palio Adventure. O problema é que utilizaram a perua Stilo para isso. O que havia de harmônico no hatch, foi destruído pela perua e estragado com a versão aventureira.
Ao contrário dos Fiat Adventure brasileiros, a Stilo Multiwagon Uproad exibia só plásticos pretos cobrindo para-choque e laterais. Além disso, para piorar, a grande maioria das unidades, foi vendida em um tom de dourado. A única coisa legal dessa perua era o vidro traseiro que abria independente da porta.
Volvo S60 Cross Country

Ainda que a Renault já tenha provado que fazer um sedan aventureiro é algo bizarro, a Volvo achou que era uma boa ideia. Como a Volvo sempre fabricou a perua aventureira V60 Cross Country e obteve sucesso, a marca escandinava acreditou que usar a mesma fórmula no sedan S60 daria certo. E obviamente não deu.
Ele foi um fracasso tão gigantesco que durou somente um ano/modelo tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos. Um dia, talvez, essa versão se torne valorizada entre os colecionadores. Mas haja sorte para encontrar uma das 700 unidades fabricadas e rejeitadas pelo mercado de usados.
Dacia / Renault Logan MCV

Lançada em 2006, a versão perua da primeira geração do Dacia / Renault Logan era verdadeiramente bizarra. A perua contava com teto mais alto na traseira e porta-malas aberto por portas no estilo van. Levava sete ocupantes, além de oferecer um porta-malas que ia de 200 a 2.350 litros.
Ela foi usada no Brasil como mula de testes para o Duster, mas chegou a ser cogitada para o nosso país. Por sorte, a Renault desistiu. A perua foi fabricada de 2012 a 2022 na Rússia como Lada Largus. Na segunda geração, a Logan MCV se tornou uma perua comum.
Citroën C2

O Peugeot 206 é o modelo mais icônico e importante da história da marca francesa. Apesar de ainda ser produzido no Irã, o Peugeot 206 não escapou de ter um irmão Citroën extremamente bizarro. E não é o C3, que é equivalente ao 206. Mas sim sobre o C2 chinês, um dos carros mais bizarros já feitos por lá.
De 2006 a 2013, a Citroën na China produziu o C2, que era a sua variante do Peugeot 206. O modelo não tinha relação alguma com o C2 produzido/vendido na Europa. Ele se diferenciava do Peugeot pelos faróis maiores, grade estilo Citroën, uma entrada de ar no capô de cada lado e lanternas traseiras desnecessariamente grandes. Era feio de doer.
Qual desses você teria na sua garagem? Conte nos comentários!


Ae a Peugeot tivesse teopicalizado bem e colocado uma suspensão traseira decente, o 206 seria tão épico quanto o Palio ou o gol. EMas o que se viu…
Esse Fiat Stilo perua, eu dirige ele quando viajei para Itália em 2007.
Eu devo ser um ET…gostei de todos!
Kkkkk…eu gostei do modelo da Volvo, do C2 e do Stilo perua. Pena não ter mais fotos na reportagem. Queria ver o interior deles.
Então somos 2, gosto muito de minivans ou peruas, pena q brasileiro desvaloriza tudo q é fora dis padrões, tenho um renault megane grand tour, é uma baita perua completaça, por preço de basicão pelado.
Eu também!
E eu também!
Corrigindo uma info: a Volvo produziu por muitos anos a V70 Cross Country, que depois foi chamada XC70 (tenho uma por sinal) e não V60 como foi escrito.
A XC70 é linda demais, parabéns !
E na atual geração do Logan/Sandero a Dacia sentiu saudade do Logan MC,e voltaram novamente ao formato antigo, só mudou o nome, agora é Dacia Dokker, até que é bonito agora…
Achei a perua Stilo linda. E gostei do C2. Concordo com o David. Deveriam ter publicado mais fotos.
Podem ser carros bizarros, mas não são feios não!
O estilo perua ficou show