Novo SUV da Renault foi flagrado pela primeira vez em sua carroceria final. O modelo que ainda não tem nome definido trata-se do Projeto R 1312. O SUV híbrido de porte médio será produzido na fábrica da marca no Paraná e vem para disputar mercado com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
As imagens são do Lucas Fernando, leitor do site Autos Segredos. A maioria dos flagras, mesmo com os carros camuflados revelam detalhes interessantes, no caso do novo SUV da Renault a surpresa é que ele não será cupê, como era esperado. Nas imagens o modelo não tem a caída do teto pronunciada típica dos cupês e sim linhas de teto convencionais.
Na foto também é possível perceber o porte avantajado do novo SUV médio. As medidas são próximas ao Dacia Bigster, estamos falando de 4,57 m de comprimento, 1,71 m de altura e 1,81 m de largura. As imagens também servem para confirmar que o modelo não terá linhas tão quadradas como no modelo conceito.
Vale lembrar que o novo SUV da fabricante francesa usará a plataforma RGMP e terá como base do projeto os irmãos Renault Kardian e Niagara. Sendo assim, podemos esperar muitas referências do Kardian, só que uma musculatura mais imponente como a do conceito Niágara.
Opções de motorização
Dentre as informações que já sabemos do novo SUV da Renault é que ele será híbrido. O que resta descobrir é qual será a combinação escolhida pela fabricante francesa. O sistema micro-híbrido (MHEV) combinado ao motor 1.3 TCe, usado na Europa é uma das opções. O que faria muito sentido já que teremos uma enxurrada de carros MHEVs sendo lançados no Brasil em 2025.
A outra opção seria o sistema chamado E-Tech Full Hybrid, composto pelo motor 1.6 aspirado SCe combinado a dois motores elétricos. Um entrega 49 cv e o outro entra como gerador. A potência combinada é de 145 cv e 20,9 kgfm de torque. No entanto, a primeira opção parece fazer mais sentido por dois motivos:
O primeiro, já mencionado acima é porque o sistema MHEV se tornou uma tendência entre os lançamentos automotivos para atender as regras de emissões. O segundo é que o motor 1.3 Turbo já é usado em modelos da Renault no Brasil. Além de ter um desempenho mais interessante para brigar com outros SUVs médios. Um terceiro indicativo é que esse sistema já é usado no Arkana, que serviu de mula para o desenvolvimento do projeto 1312.
Quando o novo SUV da Renault será lançado?
O novo SUV médio da Renault tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2025. O modelo começará a ser produzido em agosto do ano que vem. Quanto aos valores, podemos esperar preços competitivos, provavelmente abaixo do Jeep Compass. Oferecer modelos com valores um pouco mais baratos que os principais concorrentes já é uma prática da Renault.
O que você achou do novo SUV da Renault não ser mais cupê? Conte para nós nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval
- Hyundai HB20S sofre aumento de R$ 800 e passa de R$ 130 mil