Mesmo carros frutos de projetos globais tendem a passar por alterações específicas para alguns países. O Brasil é um caso bastante comum de adaptação de produtos a fim de atender a gostos específicos do nosso mercado. Mas isso também acontece com o nome de alguns modelos.
Prova disso é que esses cinco carros da Chevrolet só tem esse nome no Brasil. Ou seja, se um dia estiver fora do nosso território e avistar algum desses carros, prepare-se para não ler na traseira o nome que está habituado a ver por aqui.
S10
Chevrolet S10 Midnight [divulgação]Globalmente a atual geração da Chevrolet S10 é vendida como Colorado. Esse é o mesmo nome da picape norte-americana que não tem relação com a nossa caminhonete média. Só que a escolha pelo nome S10 se deu porque a geração anterior usava esse nome e tinha boa fama no Brasil.
Tracker
Chevrolet Tracker [divulgação]Quando a Chevrolet pegou o Suzuki Grand Vitara e passou a vendê-lo como se fosse um carro seu, o nome Tracker foi o escolhido. Como o carro tinha uma fama positiva no Brasil, a marca da gravata dourada resolveu manter o nome em seu novo SUV compacto, globalmente vendido como Trax. Hoje, Tracker e Trax são carros totalmente diferentes.
Cruze Sport6
Chevrolet Cruze Sport6 RS [Auto+ / João Brigato]Prestes a sair de linha, o Chevrolet Cruze Sport6 só tem esse nome no Brasil. Em outros países, a montadora resolveu adotar um nome bem mais simples: Cruze Hatch. A ideia de vendê-lo como uma alternativa mais esportiva ao Cruze sedã fez com que todas as versões sempre fossem vendidas com para-choques esportivos.
Onix Plus
Chevrolet Onix Plus [divulgação]Nascido como um modelo brasileiro, mas depois remanejado para ser um dos carros globais da GM, o Chevrolet Onix Plus só adota esse sobrenome no Brasil. A maioria dos países em que o modelo está presente, seu nome é simplesmente Onix. O motivo? O hatch não existe em muitos mercados. No máximo o nome usado é Onix Sedan, mas Onix Plus é só no Brasil.
Omega
Chevrolet Omega Suprema (divulgação)
Produzido pela divisão australiana Holden (que faliu recentemente) o Chevrolet Omega era vendido do outro lado do oceano como Holden Commodore. Como Chevrolet, o modelo adotou o nome SS nos EUA. Curiosamente, o nome Omega pertencia à Opel, que hoje é parte do grupo Stellantis. Ou seja, nunca mais teremos um Chevrolet Omega.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Ola, matéria do Omega precisa ser revista. Nosso Omega era Omega na Europa na primeira geração. Vcs erraram.